SóProvas



Questões de Modelos de Sistemas de Informação


ID
17773
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Suponha que um projeto de software siga o modelo cascata e utilize técnicas de refatoração apoiadas por uma ferramenta durante a etapa de implementação. Qual o impacto resultante na etapa de análise e projeto?

Alternativas
Comentários
  • Achei uma pergunta um tanto capciosa do examinador, porque existem diversos aspectos envolvidos em um projeto de software que podem influir de modo favorável ou prejudicial ao se utilizar 'refactoring'. Um deles, de grande relevância, é o uso de testes unitários e funcionais. A XP se baseia efetivamente nisso, desenvolver os testes primeiramente. E sem um bom projeto de testes, fazer refatoração pode até ser desastroso em alguns casos.

    Mas partindo do pressuposto de "condições normais de temperatura e pressão (CNTP)" eu pensei do seguinte modo: o gestor responsável pela fase de análise e projeto ficaria bem mais tranquilo porque ao promover mudanças no modelo estas seriam implementadas mais facilmente e com mais segurança num código refatorado, pois este tem como premissas ser mais claro (limpo, fácil de entender e de manter) e funcional.
  • Quando se utiliza uma ferramenta de refatoração o custo das mudanças na implementação são reduzidos, consequentemente pode-se fazer um projeto menos aprofundado pois caso se encontre algum erro o custo para correção deste é reduzido quando comparado aos projetos que não utilizam tais ferramentas.Esse conceito foi extraído do livro de refatoração do Martin Fowler. Segue o trecho do livro que trata a respeito:

    As refactoring becomes less expensive, design mistakes become less costly. Because it is less expensive to fix design mistakes, less design needs to be done up front. Upfront design is a predictive activity because the requirements will be incomplete. Because the code is not available, the correct way to design to simplify the code is not obvious. In the past, we had to livewith whatever design we initially created because the cost to change the design was too great. With automatic refactoring tools, we can allow the design to be more fluid because changing it is much less costly. Given this new set of costs, we can design to the level of the current problem knowing that we can inexpensively extend the design to add additional flexibility in the future. Nolonger do we need to attempt to predict every possible way the system might change in the future. If we find that the current design makes the code awkward with the smells described in Chapter 3, we can quickly change the design to make the code clean and maintainable.

  • Gostei da citação que o Renato fez. Muito bom o livro do Fowler...

    O que Fowler quis dizer foi que antigamente, corrigir um erro de programação ou acabar com a ambiguidade ou simplesmente, refinar o software era muito dispendioso. Qualquer mudança no código tinha um efeito no modelo de análise e no projeto. Com o aparecimento das ferramentas, essas mudanças para melhor nos códigos (refabricação - Pressman) pode ser feita sem medo de aumentar os custos nas etapas anteriores.
    Antes, quando o modelo de análise estava pronto, quando o projeto estava pronto, o código estava imutável, praticamente. Qualquer refabricação era custoso demais para ser aplicado. Hoje, a história é diferente. Se for necessário otimizar o código, faça. As ferramentas automatizadas lhe ajudarão a encaixar essas mudanças no modelo de análise e no projeto.

    Lembrando que o modelo de análise é uma abstração do sistema, utilizado para construção do projeto.
  • Complementando: se um analista de análise e projeto sabe que na fase de implementação são usadas ferramentas de refabricação, ele fica mais tranquilo. Não terá que prever o melhor modelo e projeto para ser implementado. Ele poderá desenvolver os modelos e projeto com o que tem no momento. Sabe ainda que quaisquer mudanças nessas etapas serão adaptadas na implementação mais facilmente, pois há o uso das ferramentas automatizadas.
  • Achei o enunciado muito mal escrito.

    Pois há ambiguidade na frase "mudanças futuras no modelo gerado durante essa etapa poderão ser realizadas com um custo menor na etapa de implementação".

    Menor custo em relação a implementação sem refactoring? O que torna a alternativa verdadeira.
    Ou menor custo em relação às outras fases? O que é falso. Pois mudanças na fase de implementação é mais custoso do que na fase de concepção.

ID
142018
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em relação à escolha da estrutura e das ferramentas mais adequadas para implementação de uma sistema computacional, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • os atributos de uma class é de extrema importancia sua analise pois sem sabermos quais são os atributos como vamos herdar a class com os mesmos?


ID
142039
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em relação a modelagem, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • b) Modelos de fluxo de dados são usados para mostrar como os dados fluem por uma sequência de etapas de processamento. Devido à sua complexidade, não são apropriados para comunicação com o usuário.

    c) Uma das principais motivações para a realização da modelagem é a capacidade de reproduzir fielmente a complexidade do problema sob investigação, sem suprimir detalhes, mesmo que não sejam relevantes.

    d) Uma forma comum de modelagem de programas procedurais é por meio de fluxogramas de objeto.

    e) Modelos podem ser utilizados para especificar a estrutura de um sistema, mas não e seu comportamento.
  •  b)- Modelos de fluxo de dados são usados para mostrar como os dados fluem por uma sequência de etapas de processamento. Devido à sua complexidade, não são apropriados para comunicação com o usuário.

    Pelo contrário.... precisa ser claro ao cliente/usuario ! 

    c) Uma das principais motivações para a realização da modelagem é a capacidade de reproduzir fielmente a complexidade do problema sob investigação, sem suprimir detalhes, mesmo que não sejam relevantes.

    d) Uma forma comum de modelagem de programas procedurais é por meio de fluxogramas de objeto.

    e) Modelos podem ser utilizados para especificar a estrutura de um sistema, mas não seu comportamento.
  • a) CORRETO

    b) Modelos de fluxo de dados são usados para mostrar como os dados fluem por uma sequência de etapas de processamento. (CORRETO) Devido à sua complexidade (INCORRETOnão são tão complexos), não são apropriados para comunicação com o usuário. (INCORRETO: podem ser utilizados pelos usuários).

     c) Uma das principais motivações para a realização da modelagem é a capacidade de reproduzir fielmente (INCORRETO: isso não é possível) a complexidade do problema sob investigação, sem suprimir detalhes, mesmo que não sejam relevantes. (INCORRETO: todo modelo acaba suprimindo detalhes)

     d) Uma forma comum de modelagem de programas procedurais é por meio de fluxogramas de objeto. (INCORRETO: Fluxogramas de objeto não são adequados à essa finalidade)

     e) Modelos podem ser utilizados para especificar a estrutura de um sistema, mas não seu comportamento.(INCORRETO: Modelos podem ser utilizados para especificar comportamento de um sistemas, por exemplo UML - Case Uses)


ID
488680
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere as seguintes afirmativas sobre o Modelo Essencial de um Sistema de Informação (ME):

I- O ME é composto por dois submodelos: o Ambiental e o Comportamental.
II- O Modelo Ambiental é composto pelo Diagrama de Contexto e pela Lista de Eventos Externos.
III- O Modelo Comportamental descreve a resposta do SI a cada um dos eventos externos.

A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são somente:

Alternativas

ID
790993
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Uma maneira importante de classificar sistemas de informação é pela natureza das atividades que eles suportam. Esse suporte pode ser, entre outros, para atividades operacionais que dizem respeito às

Alternativas
Comentários
  • Por que a letra D está errada?
    Alguém saberia explicar?
  • Rodrigo, nao é a alternativa "D", pois estamos falando de atividades operacionais.

  • Questão retirada do livro: Tecnologia da Informação para Gestão, Efraim Turban, 6 Edição, Página 69

    http://books.google.com.br/books?id=HB_PI4-GnDoC&pg=PA69&lpg=PA69&dq=%22como+atribuir+tarefas+a+funcion%C3%A1rios,+registrar+o+n%C3%BAmero+de+horas+que+eles+trabalham,+ou+fazer+um+pedido+de+compra.%22&source=bl&ots=i7RgvSGb2v&sig=xnsAxrmHfnKLr4cgsUG1MIqYCvk&hl=en&sa=X&ei=RzWCU979PJTMsQT-8oKICw&redir_esc=y#v=onepage&q=%22como%20atribuir%20tarefas%20a%20funcion%C3%A1rios%2C%20registrar%20o%20n%C3%BAmero%20de%20horas%20que%20eles%20trabalham%2C%20ou%20fazer%20um%20pedido%20de%20compra.%22&f=false

ID
1044142
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Quanto ao modelo de ciclo de vida em Cascata da Engenharia de Software, analise as assertivas abaixo.

I. Projetos reais raramente seguem o fluxo sugerido no modelo de ciclo de vida em Cascata, o que pode causar problemas quando se tem mudanças em um projeto em andamento sendo desenvolvido com base nesse modelo.

II. Exige que os clientes identifiquem todos os requisitos, explicitamente, na primeira fase (requisitos), e tem dificuldade em acomodar a incerteza natural que existe em grande parte dos projetos.

III. A primeira versão executável do produto somente estará disponível na primeira etapa do modelo de ciclo de vida em Cascata.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Pressman, o modelo cascata é o paradigma mais antigo da engenharia de software. Entretanto, ao longo das últimas três décadas, as críticas a este modelo de processo fez com que até mesmo seus mais ardentes defensores questionarem a sua eficácia. Entre os prolemas às vezes encontrados quando se aplica o modelo cascata, temos:

    1. Projetos reais raramente seguem o fluxo sequencial que o modelo propõe. Embora o modelo linear possa conter iterações, ele o faz indiretamente. Como consequência, mudanças podem provocar confusão à medida que a equipe de projeto prossegue. (Alternativa I Correta)

    2. Frequentemente, é difícil para o cliente estabelecer explicitamente todas as necessidades. O modelo cascata requer isso e tem dificuldade para adequar a incerteza natural que existe no início de muitos projetos. (Alternativa II Correta)

    3. O Cliente deve ter paciência. Uma versão operacional do(s) programa(s) não estará disponível antes de estarmos próximos do final do projeto. Um erro grave, se não detectado até o programa operacional ser revisto, pode ser desastroso. (Alternativa III Errada)

    (Fonte: Livro Engenharia de Software, 7ª edição, R. Pressman, pag 61)

    Gabarito letra "D".

  • d-

    No cascata, nao ha ciclos. Quando uma fase termina, acabou. Nao ha retorno. O output é o programa completo em vez de versoes como nos modelos incrementais, iterativos e agile. 


ID
1092337
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Os modelos baseados em agentes auxiliam na explicitação de aspectos relativos a interações e comportamentos dos agentes de um sistema em estudo, de modo a permitir a representação dos comportamentos não-lineares, difíceis de capturar com outros formalismos matemáticos. Em relação à modelagem computacional com base em agentes, julgue os itens de 67 a 72.

Fenômenos geográficos naturais e humanos têm dimensões espaciais e temporais cuja representação, na forma de modelos espaciais dinâmicos, se dá por meio de simulação. Autômatos celulares são ferramentas computacionais que podem ser utilizadas na modelagem de sistemas preditivos ou de exploração espacial.

Alternativas

ID
1092340
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Os modelos baseados em agentes auxiliam na explicitação de aspectos relativos a interações e comportamentos dos agentes de um sistema em estudo, de modo a permitir a representação dos comportamentos não-lineares, difíceis de capturar com outros formalismos matemáticos. Em relação à modelagem computacional com base em agentes, julgue os itens de 67 a 72.

Um modelo espacial dinâmico é uma representação matemática de um processo do mundo real, em que uma localização na superfície terrestre muda em resposta a variações em suas forças direcionadoras. Para tanto, o espaço deve ser modelado de forma heterogênea, tanto em termos de suas propriedades, quanto de sua estrutura.

Alternativas

ID
1092346
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Os modelos baseados em agentes auxiliam na explicitação de aspectos relativos a interações e comportamentos dos agentes de um sistema em estudo, de modo a permitir a representação dos comportamentos não-lineares, difíceis de capturar com outros formalismos matemáticos. Em relação à modelagem computacional com base em agentes, julgue os itens de 67 a 72.

Em todas as simulações multiagentes, os agentes encontram-se no ambiente. O que constitui o ambiente depende do que será modelado, mas, se os agentes forem pessoas, mais que em organizações, o ambiente servirá para produzir um contexto espacial.

Alternativas

ID
1229257
Banca
IBFC
Órgão
TRE-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Identifique o modelo de ciclo de vida em engenharia de software que tem como característica típica as seguintes vantagens:

- Os usuários conseguem ver constantemente os progressos.
- É útil quando os requisitos mudam rapidamente e o cliente está relutante em aceitar um conjunto fixo de requisitos.

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/Modelos_ciclo_de_vida

    Crtl + C, Crtl V 

  • d) Prototipagem Evolucionária.

    A prototipação é que destaca a avaliação de prototipos para adicionar melhorias. Os prototipos podem evolucionarios (cada versao é melhorada) ou discartaveis (usados para verificar requisitos).


ID
1386424
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A respeito de engenharia de software, julgue os itens de 91 a 100.

Produtos de software podem ser construídos utilizando-se diferentes modelos de processo, pois alguns modelos são mais adequados que outros para determinados tipos de aplicação.

Alternativas
Comentários
  • Gab. CORRETO!

    Não existe o melhor processo de desenvolvimento, aquele que melhor se aplica a todas as situações de desenvolvimento. Cada processo tem suas particularidades em relação ao modo de arranjar e encadear as atividades de desenvolvimento. 


ID
1853035
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUNPRESP-EXE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca de conceitos relativos a engenharia de software, julgue o próximo item.

No gerenciamento do ciclo de vida de um software, o processo de desenvolvimento (processo básico) objetiva estabelecer os requisitos dos componentes e suas interfaces em um sistema.

Alternativas
Comentários
  • Creio que o erro da questão é que o objetivo do processo de desenvolvimento é muito mais do que apenas estabelecer os requisitos dos componentes e suas interfaces em um sistema. Segundo Sommerville, um processo de software é um conjunto de atividades relacionadas que levam à produção de um produto de software. Existem muitos processos de software diferentes, mas todos devem incluir quatro atividades fundamentais para a engenharia de software: especificação de software, projeto e implementação de software, validação de software e evolução de software. Existem também as atividades que dão apoio ao processo, como documentação e gerenciamento de configuração de software.



    Fonte: Sommerville, 9ª Edição, Capítulo 2.
  • Pensei igual ao Silas: que o processo de desenvolvimento engloba muito mais do que estabelecer os requisitos dos componentes. 

  • Marquei errada porque eu acho que a definição dos requisitos é feita no processo de especificação de software, que é separado do processo básico de desenvolvimento.

  • Se considerar o processo como um todo, o objetivo é entregar um produto de software, não produzir requisitos.

    Os requisitos são um meio, não um fim no processo de desenvolvimento de software.

  • ERRADO

    a fase de desenvolvimento vem após a especificação de requisitos!

    1) Viabilidade

    2) Eng. de requisitos

    3) Design/Modelagem

    4) Desenvolvimento/Teste

    5) Implantação

    6) Avaliação

  • Humphrey (1989),"Os processos de desenvolvimento e serviço são padrões que devem ser usados para o gerenciamento

    e desenvolvimento de produto."

  • Marquei errada porque desenvolvimento é feito depois que você já sabe o que você vai fazer (estabelecidos os requisitos).


ID
2123800
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

De acordo com Pressman, existem sete amplas categorias de software de computadores e que apresentam desafios contínuos para os engenheiros de software. Uma dessas categorias é o “Software para linha de produtos”. Assinale a alternativa correta acerca dessa categoria.

Alternativas
Comentários
  • a) software de APLICAÇÃO

    b) software EMBUTIDO

    c) LINHA de PRODUTO(gabarito)

    d) software de SISTEMA


ID
2324836
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No projeto de interface com o usuário são considerados 4 modelos ou visões. São eles:

Alternativas
Comentários
  • O projeto de interface concentra-se em 3 áreas de preocupação: 1) proj de interfaces entre componentes do software; 2) proj de interface entre o software e outros produtores e consumidores de informações (não-humanos); 3) proj de interface entre um ser humano e o computador.

    No proj de interface c/o usuário são considerados 4 modelos ou visões: O modelo de usuário, o modelo de projeto, o modelo mental e modelo de implementação.


ID
2493199
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Segundo Sommerville (2011), um sistema responde aos estímulos de seu ambiente. Esses estímulos podem ser de dois tipos:


• Dados - alguns dados que chegam precisam ser processados pelo sistema; e

• Eventos - alguns eventos que acontecem disparam o processamento do sistema.


O modelo de sistema que mostra o que acontece ou deve acontecer quando o sistema responde a um estímulo de seu ambiente é denominado modelo:

Alternativas
Comentários
  • Modelos de contexto: mostram que o ambiente inclui vários outros sistemas automatizados. Contudo, não mostram os tipos de relacionamentos entre os sistemas no ambiente e o sistema especificado. São usados como modelos de processo de negócio.

    Modelos de Interação: ajuda a identificar os requisitos do usuário. Ex.: Casos de uso, Sequência.

    Modelos estruturais: exibem a organização de um sistema em termos de seus componentes e seus relacionamentos. Podem ser estáticos ou dinâmicos. Ex.: Classe

    Modelos comportamentais: comportamento dinâmico quando o sistema está em execução. Mostram o que deve acontecer quando o sistema responde a estímulos(Dados ou Eventos)

     

    Resposta: E

     

    @papirobizurado

  • Modelos de contexto: Em um estágio inicial da especificação de um sistema.

    Modelo de interação:  Ajuda a identificar os requisitos do usuário. Está relacionada aos modelos de Caso de Uso e Diagrama de Sequencia

    Modelagem de caso de uso: É usado para apoiar a Elicitaçâo de requisitos. Um caso de uso pode ser tomado como um cenário simples que descreve o que o usuário espera de um sistema. Cada caso de uso representa uma tarefa discreta que envolve a interação externa com um sistema.

    Modelos Estruturais: Exibem a organização de um sistema em termos de seus componentes e seus relacionamentos. Podem ser modelos estáticos ou modelos dinâmicos.

    Modelos Comportamentais:  Mostra o que acontece ou deve acontecer quando o sistema responde a um estímulo de seu ambiente. Esses estímulos podem ser de dois tipos: Dados e Eventos.

    Alternativa: E


ID
3556306
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DATAPREV
Ano
2006
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca da análise e do projeto de sistemas, julgue o item abaixo.


Um modelo de análise foca nos requisitos funcionais e não funcionais, além de considerar aspectos das linguagens de programação que serão usadas na implementação. O modelo é organizado em subsistemas, que interagem via métodos especificados em interfaces.

Alternativas

ID
3752941
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Os termos, diagrama de processos, mapa de processos e modelo de processos são, muitas vezes, utilizados de forma intercambiável ou como sinônimos. Contudo, diagramas, mapas e modelos têm diferentes propósitos e aplicações. Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir.

I. Um diagrama retrata os principais elementos de um fluxo de processo, mas omite detalhes menores de entendimento dos fluxos de trabalho.
II. Um mapa de processos tenderá a agregar maior detalhe acerca do processo e de alguns relacionamentos mais importantes com outros elementos tais como atores, eventos e resultados.
III. Um modelo implica a representação de um determinado estado do negócio e dos respectivos recursos envolvidos.
IV. Um modelo é utilizado para representar com mais abstração aquilo que está sendo modelado, requer menos dados acerca do processo e dos fatores que afetam seu comportamento.

Marque a afirmativa que indica as alternativas CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C ( I-II-III)

    O item  IV (Um modelo é utilizado para representar com mais abstração aquilo que está sendo modelado, requer menos dados acerca do processo e dos fatores que afetam seu comportamento) está errado pois no modelo ele apresenta tudo - ou quase tudo - de dados acerca dos processos.