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Questões de Assembly


ID
110707
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Para os recursos presentes na linguagem de programação C, são feitas as afirmativas abaixo.
I - Permite acesso de baixo nível através da introdução de código Assembly no programa C.
II - A passagem de parâmetros por referência para funções pode ser simulada através da utilização de ponteiros.
III - O tipo de dados typedef são estruturas variáveis que permitem que dados relacionados sejam combinados e manipulados como um todo.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • typedef não é um tipo de dados, é uma forma de definir um novo tipo de dados.

     

    Usa-se muito com structs:

     

    typedef struct{

            char nome[251];

             int idade;

    }Pessoa;


    Depois pode-se utilizar como se fosse um tipo de dados:

    Pessoa p;strcpy(p.nome, "Thalles");p.idade = 22;Ou ponteiro:Pessoa * p = (Pessoa *) malloc(sizeof(Pessoa));strcpy(p->nome,"Thalles");p->idade = 22;


    Quando é ponteiro, utiliza-se o operador "->" para acessar os membros da estrutura.
  • O item III se refere à definição de structs. No livro Informática-Conceitos básicos, de Fernando de Castro Veloso, esse conceito é listado como sendo uma das características da linguagem C, além dessas temos:

  • Uma linguagem extremamente simples, com funcionalidades não-essenciais, tais como funções matemáticas ou manuseamento de ficheiros (arquivos), fornecida por um conjunto de bibliotecas de rotinas padronizada
  • A focalização no paradigma de programação procedural
  • Um sistema de tipos simples que evita várias operações que não fazem sentido
  • Uso de uma linguagem de pré-processamento, o pré-processador de C, para tarefas tais como a definição de macros e a inclusão de múltiplos ficheiros de código fonte
  • Ponteiros dão maior flexibilidade à linguagem
  • Acesso de baixo nível, através de inclusões de código Assembly no meio do programa C
  • Parâmetros que são sempre passados por valor para as funções e nunca por referência (É possível simular a passagem por referência com o uso de ponteiros)
  • Definição do alcance lexical de variáveis
  • Estruturas de variáveis, (structs), que permitem que dados relacionados sejam combinados e manipulados como um todo
  • I- Alguém já viu código assembly em programas em C?

  • Sim, Mário.

    Eu mesmo já escrevi códigos como:

    #include

    int main() {

        __asm__ (   "movl $42, %eax;"

                          "movl $42, %ebx;"

                          "addl %ebx, %eax;" );

        return 0 ;

    }


ID
128803
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Considerando as características das principais linguagens de programação, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a. são linguagens orientadas a objetos;

    b. Assembly é classificado como baixo nível

    c. C é alto nível;

    e. são fortemente ligadas ao processador

  • "Não necessidade de conhecimento do processador". A forma como é escrito, chega a ser engraçado.  Melhor escrevendo seria - Não necessidade de programação em processador; ou - conhecimento de linguagem de baixo nível...

ID
147637
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A família de instruções de desvio, JUMP ou BRANCH, no repertório de uma máquina, pertence à categoria de instruções

Alternativas
Comentários
  • A branch (or jump on some computer architectures, such as the PDP-8 and Intel x86) is a point in a computer program where the flow of control is altered. The term branch is usually used when referring to a program written in machine code or assembly language; in a high-level programming language, branches usually take the form of conditional statements, subroutine calls or GOTO statements. An instruction that causes a branch, a branch instruction, can be taken or not taken: if a branch is not taken, the flow of control is unchanged and the next instruction to be executed is the instruction immediately following the current instruction in memory; if taken, the next instruction to be executed is an instruction at some other place in memory. There are two usual forms of branch instruction: a conditional branch that can be either taken or not taken, depending on a condition such as a CPU flag, and an unconditional branch which is always taken.

  • As instruções utilizadas pela maioria das arquiteturas de computadores:
     
    - Aritmético e Lógico: aritmética de inteiros e operações lógicas: ADD, SUB, AND, OR;
    - Transferência de dados: transferência de dados entre memória e registradores: Load, Store;
    - Controle: branchs, jumps, chamada e retorno de procedimento, traps;
    - Sistema: chamadas do sistema operacional, instruções de gerenciamento da memória virtual;
  •  e)de controle.

    Branch & jump sao usados em estruturas if-and-else em pipelines de microprocessadores quando ha necessidade de pular uma instrução prevista no clock cycle. Geralmente é usado quando ha relações de dependencias de tarefas esperando finalização de outra no pipeline


ID
149893
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A respeito de compiladores, ligadores, linguagem de máquina
(assembly) e conceitos associados, julgue próximos itens.

Como resultado das operações em assembly a seguir, o registrador AX tem o valor Fh armazenado, isto é, AX = Fh.

MOV AX, 10 h
MOV BX, 1 h
SUB AX, BX

Alternativas
Comentários
  • MOV AX, 10h --> 10 em hexadecimal equivale a 0001.0000, sendo que esse valor é movido para o registrador AX
    MOV BX, 1h --> 1 em hexadecimal equivale a 000.0001 em binário, sendo que esse valor é movido para o registrador BX
    SUB AX, BX --> subtrair o conteúdo do registrador BX do conteúdo do registrador AX

    0001 0000
    0000 0001
    ---------------
    0000 1111

    Com isso o resultado do registrador AX passa a ser 0000 1111, ou seja Fh

  • Vou adicionar um comentario aqui pra ver se facilita pra outras pessoas que podem, assim como eu, ter dúvida pra resolver essa conta:

    Primeiro não estava entendendo a conversão de Hexa pra Binario que o amigo acima havia explicado entao fui pelo jeito mais doloroso :(

    10h = 1 x 16^1 + 0 x 16^0 = 16

    1h = 1 x 16^0 = 1

    ou seja MOV AX, 10h é o mesmo que coloque o valor 16 no registrador AX

    e MOV BX, 1h é o mesmo que que coloque o valor 16 no registrador BX

    SUB AX, BX é o calculo de AX (16) - BX (1) = 15 e armazena o resultado em AX.

    Isso resulta em 15 em decimal ou F em hexadecimal (Fh).

    Abraços e espero que ajude.

    Mc
  • valeu pessoal.... Obrigada!!! :)

  • MOV AX, 10 h = move o valor 10 (hexadecimal) para AX

    MOV BX, 1 h = move o valor 1 (Hexadecimal) para BX

    Para facilitar a subtração (SUB) a seguir, passe os valores acima para decimal. Assim, teremos AX = 10H = 16 (decimal) e BX = 1H = 1 (decimal)

    SUB AX, BX = faz a subtração de AX - BX e armazena o resultado em AX, ou seja, AX = AX - BX = 10H (16D) - 1H (1D) = FH (15D)


ID
157963
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No que concerne às linguagens de montagem, considere:

I. A linguagem de montagem é definida com base na linguagem de máquina, onde cada instrução da máquina é representada por um comando mnemônico em caractere alfanumérico.
II. Os programas escritos nas linguagens de montagem são específicos para cada família de microprocessadores, cujas instruções costumam ser definidas pelo próprio fabricante do microprocessador.
III. Meta-assembler monta, exclusivamente, programas para um mesmo tipo de arquitetura de processadores e tem como característica varrer o programa-fonte apenas uma vez, para gerar o código.
IV. Os programas montadores ou Assemblers são ferramentas que permitem a tradução de programasfonte escritos em linguagem de montagem para programas-objeto.

É correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  •  O Meta-Montador (Meta-Assembler) 
    Um meta-montador traduz programas em linguagem simbólica assembly, que é 
    legível ao ser humano, para linguagem de máquina, em formato binário, que pode ser 
    carregados na memória de computadores. Um programa montador normal é desenvolvido  
    especificamente para uma determinada máquina, cujos nomes dos registros, descrições 
    mnemônicas e formatos de instruções são completamente definidos. Um meta-montador 
    permite o usuário definir os formatos de instruções de qualquer máquina. Após a definição 
    pelo usuário dos formatos das instruções e as descrições mnemônicas dos opcodes, o metamontador age como um montador. Um meta-montador é útil para os que planejam 
    desenvolver um novo computador, uma vez que pode-se usá-lo para montar programas sem 
    a necessidade de desenvolver um programa montador do zero. 
  • Prezado, de onde é a referência dessas informações? Favor citar as referências.


ID
201409
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A instrução add $2, $5, $5, escrita em linguagem de máquina, pode ser usada para somar os números que estão nos registradores $2 e $5, e armazenar o resultado no registrador $5.

Alternativas
Comentários
  • add $r1, $r2, $r3      # Esta instrução soma o conteúdo dos registradores
                                    # $r2 e $r3 colocando o conteúdo no registrador $r1
     


ID
316279
Banca
FCC
Órgão
TRE-RN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

AX e BX são, entre outros, registradores gerais de dados e endereços do processador 8086. Em linguagem assembly, a instrução para somar o valor de AX com o valor de BX e guardar o resultado em AX está corretamente representada por

Alternativas
Comentários
  • ADD = somar os dois redistradores com o resultado sendo gravado no primeiro registrador declarado.
  • Pessoal na linguagem Assembly as operações dão-se da esquerda para a direita.

    Então vejam. ADD -> Equivale ao operador soma. ADD AX, BX significa: Adicione o valor de BX a AX e deixe o resultado em AX.


ID
555391
Banca
CESGRANRIO
Órgão
PETROQUÍMICA SUAPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Considere o código em assembler x86 listado a seguir.
mov dx,3
mov ax,0
LOOP1: dec dx
jz FORA
inc ax
mov cx,5
LOOP2: dec cx
inc ax
jnz LOOP2
jmp LOOP1
FORA: . . .

O valor de ax, ao final da execução, é

Alternativas

ID
814591
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O assembly é

Alternativas
Comentários
  • "Assembly ou linguagem de montagem é uma notação legível por humanos para o código de máquina que uma arquitetura de computador específica usa, utilizada para programar dispositivos computacionais, como microprocessadores e microcontroladores".

     

    Obs: Retirado da Wikipédia.

     

    Resposta: letra a)

  • Que tal a questão Q603765? Sei não hein?


ID
1530421
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Programa destinado a transformar um código escrito em linguagem de alto nível em uma linguagem Assembly é o

Alternativas
Comentários
  • Compilador


ID
1692691
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

As instruções Assembler de 2 e 3 operandos, que representam o comando X = X + Y, são

Alternativas
Comentários
  • Prezados,

    A instrução Assembler de soma ADD permite somar o conteúdo de dois registradores ou de um registrador e de um operando em memória.

    A instrução ADD a, b, c é equivalente a " a = b + c"

    Portanto a alternativa correta é a letra A.


ID
1811302
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O assembler é

Alternativas
Comentários
  • Discordo. Assembler é um TRADUTOR e não um COMPILADOR.

  • INMETRO - CESPE 2010 - Técnico em Metrologia e Qualidade --> com adaptações

    Montador (Assembler) é um programa de computador que realiza a conversão de uma linguagem de montagem (assembly) para código de máquina (linguagem de máquina).

    Resposta: Certa

  • Um assembler/montador converte programas de linguagem assembly em código de máquina;

    A saída de um assembler é chamada de arquivo de objeto, que contém uma combinação de instruções da máquina e os dados necessários para colocar essas instruções na memória;

    Da mesma forma, um assembler (montador) é um programa que converte a linguagem assembly em linguagem no nível da máquina;


ID
1814596
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Os Programas Montadores são ferramentas que permitem a tradução de programas-fonte escritos em linguagem de montagem para programas-objeto. São ferramentas que costumam transformar programas escrito em linguagens de níveis menores até alto nível em linguagem de máquina. Os programas montadores são conhecidos como:

Alternativas
Comentários
  • O processo de montagem recebe como entrada um arquivo texto com o código fonte do programa em assembly e gera como saída um arquivo binário, o módulo objeto, contendo o código de máquina e outras informações relevantes para a execução do código gerado.

    Em geral, montadores oferecem facilidades além da simples tradução de código assembly para código de máquina.

     

    http://www.dca.fee.unicamp.br/cursos/EA876/apostila/HTML/node79.html

     

    Gabarito: c)

  • Montadores

    - Processo que converte um programa escrito em Assembly para outro, idêntico em termos de resultado, escrito na linguagem da máquina.

    - A equivalência é de uma instrução de máquina para uma instrução binária.

    Alternativa: C


ID
1998247
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Um programa é uma sequência de instruções escritas em determinada linguagem. Assinale a alternativa que corretamente representa uma linguagem de baixo nível.

Alternativas
Comentários
  • b) Assembly

    http://www.criarweb.com/artigos/685.php

  • B

    Assembly

  • B) Assembly ou Linguagem Montadora.


ID
2324890
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Considerando-se o conjunto de instruções da plataforma x86, assinale a única alternativa em que a classe da instrução e a respectiva descrição estão CORRETOS.

Alternativas
Comentários
  • Alinéa A


ID
2506003
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Na primeira passagem de um assembler de duas passagens, as definições de rótulos e valores, entre outras, são coletadas e armazenadas em uma estrutura denominada tabela de

Alternativas
Comentários
  • Faz normalmente duas passagens pelo código fonte do programa. Na primeira passagem calcula os deslocamentos dos vários items de dados e dos labels, construindo a tabela se símbolos. Na segunda passagem o assembler produz o código binário para cada instrução e insere os deslocamentos que calculou durante a primeira passagem.

     

    http://marco.uminho.pt/~joao/Computacao2/node41.html


ID
2522842
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Considere um processador em cujo conjunto de instruções há instruções de três operandos. A instrução mult multiplica os dois primeiros operandos e armazena o resultado no terceiro operando e add soma os dois primeiros operandos e armazena o resultado no terceiro. Neste processador, o código que corresponde à operação X = (B * C) + D é: 

Alternativas
Comentários
  • acertei por dedução, pois primeiro vai se calcular b * c , por estar entre parêntesis, e salvar este valor na variável x, depois soma D + X, letra A

  • Quando estudei assembly na minha faculdade, eu aprendi que o valor de destino é o primeiro operando após a instrução, não sei se estou errado mas achei muito estranho a resposta deste exercicio com o operador de destino do calculo ser o último.


    Segue um material da maneira em que eu aprendi: http://eceweb.ucsd.edu/~gert/ece30/CN2.pdf


    Logo na página 2 é possivel ver como funciona a instrução ADD.


ID
2524372
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Considere um processador em cujo conjunto de instruções há instruções de um operando, que utilizam um único registrador aritmético na CPU, conhecido como acumulador. A instrução load carrega o operando no acumulador; mult multiplica o operando pelo valor que está no acumulador e armazena o resultado no acumulador; add realiza a soma do operando ao valor que está no acumulador; store armazena o valor do acumulador no operando.


Com base nas instruções de um operando, um Analista escreveu o seguinte código:


load B

mult C

add D

store X


O código corresponde à operação:

Alternativas
Comentários
  • Que materia e essa?
  • Inutilidade técnica do 1º semestre de ciencia da computacao (aritmetica com registradores, etc etc)

    Lá dentro do orgao o concursado vai ter de virar um administrador... projetos, blablablança... eventualmente alguns orgaos utilizam cartoes perfurados.

  • Linguagem de montagem ou assembler, respondendo a Danielle..


ID
2568265
Banca
FCC
Órgão
TRF - 5ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Considere um processador em cujo conjunto de instruções há diferentes modos de endereçamento. Neste processador podem ser executadas as instruções em assembly listadas abaixo.

I. MOV A, #100           ; Carrega 100 no acumulador. 

II. MOV A, 20              ; Transfere para o acumulador o conteúdo do endereço 20 da RAM Interna. 

III. MOV A, @R0         ; Coloca no acumulador o conteúdo do endereço que está em R0. 

IV. MOV A, R0             ; Coloca no acumulador o conteúdo de R0. 


Os tipos de endereçamento utilizados nas instruções de I a IV são, correta e respectivamente, 


Alternativas
Comentários
  • No modo de endereçamento imediato, o valor do operando está incorporado à instrução, sendo precedido pelo símbolo #.

     

    No modo de endereçamento direto, o operando é o conteúdo de um registrador especificado na própria instrução, no caso 20. 

     

    No modo de endereçamento indireto, o operando está no endereço contido em um registrador de endereços especificado na instrução, no caso R0. 

     

    No modo de endereçamento por registrador, a célula de memória referenciada na instrução é substituída por um dos registradores do processador (R0).


ID
2622658
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Qual é a sequência para completar o ciclo de execução de uma instrução de máquina sem operando?

Alternativas
Comentários
  • *Organização de Computadores*

    ***O exemplo abaixo representa o ciclo de uma instrução de máquina.***

    [INICIO]

    1º - Buscar a próxima instrução

    2º - Incrementar o contador de instrução

    3º - Decodificar o Código de Operação

    4º - Tem Operando? Se sim ->

    [buscar e armazenar o operando] && [cálculo do endereço do operando] e refaz o teste lógico.

    ------Tem Operando? Se Não ->

    5º - [Executar a operação]

    6º - Esrever o resultado

    7º - Calculo do enredeço da próxima instrução

    [Voltar ao inicio]

    FONTE: Livro Monteiro Mario a Instrodução a Organização de Computadores 5ed - página 184 /capítulo 6.4

    OUTRAS FONTES: https://www.youtube.com/watch?v=Ny-v5StdryY&t=108s

    https://sites.google.com/site/unipliarquitetdecomputadores/aulas/aula-2---estrutura-da-cpu---ciclo-de-instrucoes

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Ciclo_de_instru%C3%A7%C3%A3o

    Coroado por Deus, não pela Igreja...

    Pois meu poder é divino...

    Pensavam que eu era muito jovem para governar as terras...

    Mas eles falharam em entender...

    Nascido para governar!

    Meu momento chegou.

    Fui escolhido pelo Céu!


ID
2756878
Banca
FAURGS
Órgão
BANRISUL
Ano
2018
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta as características da instrução de movimentação “MVC PARM1,PARM2” na sua definição e execução.

Alternativas
Comentários
  • MVC PARM1,PARM2

    Note que na expressão acima não há parênteses ( ), o qual representa utilização de endereços. Assim, podemos eliminar as alternativas A, B e E.

    Ficamos com a C e D, para saber a correta, devemos ler a expressão da direita para a esquerda. Sendo assim o conteúdo de PARM2 será movido para PARM1, o que nos leva à alternativa D.

    Para ser a letra C, deveria estar assim MVC PARM2,PARM1


ID
3032485
Banca
UFRR
Órgão
UFRR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Quanto mais um programador dominar uma linguagem de programação, melhor ele conseguirá se expressar no mundo da programação e mais recursos ele terá para escrever soluções para problemas computacionais via código.

(trecho retirado de: www.universidadedatecnologia.com.br, acesso em 18/06/2019)


Supondo que o texto acima tem caráter unicamente motivador, responda:

Qual das alternativas abaixo NÃO representa uma linguagem de programação de alto nível:

Alternativas
Comentários
  • A linguagem de segunda geração, ou 2GL, é a linguagem Assembly. É considerada de baixo nível pois embora não seja uma linguagem nativa do microprocessador, ainda sim utiliza apenas de instruções reais do processador.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Linguagem_de_programa%C3%A7%C3%A3o_de_baixo_n%C3%ADvel

     

     

    Como passar em concurso estudando pouco 

    https://www.youtube.com/watch?v=gL0-yHp2fNE

  • C.

    ALTO NÍVEL: sintaxe se aproxima mais da nossa linguagem e se distanciam mais da linguagem de máquina. Ex: JS

    BAIXO NÍVEL: É aquela que se aproxima mais da linguagem de máquina. Ex: Assembly

    Fonte: https://woliveiras.com.br/posts/o-que-e-linguagem-de-programacao-de-alto-nivel/


ID
3044479
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

As linguagens de programação

Alternativas
Comentários
  • Olá todos,

    E--> Questão inverte os conceitos de interpretação e compilação, portanto ERRADA.

    D --> A afirmação que Linguagem POO são todas COMPILADAS torna a questão incorreta.

    C-->A Linguagem Lua (Brasileiríssima) não é usada em aplicações web e sim de prototipagem.

    B--> A alternativa erra quando diz que Ruby compilada.

    Gabarito A

  • "Quando um programa Java é compilado, o resultado final é Java bytecode . Bytecode Java é executado em uma JVM , permitindo a qualquer computador com uma JVM para executar bytecode Java . Com C , o código fonte é compilado para binários específicos da máquina que só são compatíveis dentro de uma faixa estreita de arquiteturas. Portando programas em C para outras arquiteturas exige o código fonte para ser recompilados , e muitas vezes parcialmente reescrito , para acomodar os novos requisitos de hardware. "

    fonte: www.ptcomputador.com

  • Que confuso, tem uma outra questão da mesma banca referente ao C# que afirma que o CIL (Common Intermediate Language) é compilado em tempo de execução pelo CLR, e aqui diz que o mesmo é interpretado...

    Tem essa questão aqui no qconcursos, o número dela é Q304589 e é o item IV

    IV. Compiladores de linguagens direcionadas ao .NET Framework geram um código intermediário chamado de Common Intermediate Language (CIL), que, por sua vez, é compilado em tempo de execução pelo CLR. Com esse recurso, as ro- tinas escritas em uma linguagem tornam-se acessíveis a outras linguagens da plataforma .NET.

    E aqui tá a fonte de base para essa outra questão:

    https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/hh425099(v=vs.110).aspx

    E agora?

  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!


ID
3318295
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
INB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Uma característica-chave na arquitetura MSP430 é o seu conjunto de instruções muito reduzido: existem apenas 27 diferentes instruções reconhecíveis pela CPU.

Sendo assim, a instrução para o apagamento do registrador R9 é:

Alternativas
Comentários
  • Melhor comentário.


ID
3390448
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A instrução cujo sentido lógico é ebx = ebx + eax, na linguagem de montagem Assembly do 80386, é escrita na forma

Alternativas

ID
3494785
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

endereço da instrução     instrução em código de máquina    instrução em linguagem de máquina

            0103                                           03 06 01 12                                      ADD AX,[0112]


Das informações na tabela precedente infere-se que o objetivo da instrução em linguagem de máquina é

Alternativas

ID
3584050
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2009
Disciplina
Programação
Assuntos

Instruções: Para responder às questões de números 46 a 50,


utilize um computador hipotético que tem um registrador R (valor inicial: R=10) e 5 posições de

memória de M1 até M5 (valores iniciais: M1=030,

M2=005, M3=020, M4=015 e M5=010), com capacidade de 3 dígitos cada posição para armazenar

valores inteiros de −999 e +999, e que reconhece
os seguintes tipos de instruções (cada instrução
tem um endereço “n” sequencial e termina com um
ponto-e-vírgula):
INI; (= inicia o programa).
FIM; (= termina o programa).
IMP; (= imprime o conteúdo de R).
LER nnn; (= carrega em R o número “nnn” digitado pelo teclado).
CAR Mx; (= carrega em R o conteúdo de Mx).
CAR n; (= carrega em R o número “n”).
MOV Mx; (= move para Mx o conteúdo de R).
SOM Mx; (= soma Mx com R, o resultado fica em R).
SOM n; (= soma “n” com R, o resultado fica em R).
SUB Mx; (= subtrai Mx de R, o resultado fica em R).
SUB n; (= subtrai “n” de R, o resultado fica em R).
MUL Mx; (= multiplica Mx por R, o resultado fica em R).
DIV Mx; (= divide Mx por R, o resultado fica em R).
IRP n; (= ir para a instrução de endereço “n”).
SE condição instruções1 SENAO instruções2; (= se “condição”
=VERDADEIRA executa “instruções1”, se =FALSA executa
“instruções2”).

Dado o programa:
1.INI; 2.CAR M2; 3.CAR M4; 4.MOV M4; 5.MOV M2; 6.FIM;

Ao término da execução, os conteúdos de R, M2 e M4
são, respectivamente,

Alternativas

ID
4967998
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Itapemirim - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Há uma diferença entre o código fonte que se escreve e as instruções que a máquina compreende. Para tanto o código fonte deve ser traduzido para linguagem de máquina pelos interpretadores ou compiladores. A linguagem abaixo que mais se aproxima da linguagem de máquina é:

Alternativas
Comentários
  • A linguagem é Assembly. O programa que gera o código de máquina é o Assembler


ID
5257225
Banca
IBFC
Órgão
IBGE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Quanto às linguagens de programação, assinale a alternativa que esteja tecnicamente incorreta.

Alternativas
Comentários
  • JavaScript é uma linguagem de programação que permite a você implementar itens complexos em páginas web — toda vez que uma página da web faz mais do que simplesmente mostrar a você informação estática — mostrando conteúdo que se atualiza em um intervalo de tempo, mapas interativos ou gráficos 2D/3D animados, etc. — você pode apostar que o JavaScript provavelmente está envolvido. É a terceira camada do bolo das tecnologias padrões da web, duas das quais

    https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Learn/JavaScript/First_steps/What_is_JavaScript

    Gabarito B

  • JavaScript é diferente de JAVA, o criador soh se usou desse nome pois a linguagem JAVA estava no seu auge


ID
5445511
Banca
VUNESP
Órgão
EsFCEx
Ano
2021
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em um processador, considere a instrução MOV, que carrega um valor em um registrador, conforme apresentado a seguir.
MOV R2, 34
Em particular, essa instrução carrega o valor 34 no registrador R2.
Do ponto de vista do operando 34, trata-se de um endereçamento

Alternativas