SóProvas



Prova CESGRANRIO - 2014 - Petrobras - Técnico de Projetos, Construção e Montagem Júnior - Mecânica


ID
1202059
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

A soldabilidade é função da composição química do aço.

Essa soldabilidade é

Alternativas
Comentários

  • Aços com baixo teor de carbono são os mais fáceis de serem soldados e o aço doce faz parte da família dos aços com teor de carbono abaixo de 0,2%, em torno de 0,1%. Esses aços são facilmente conformados e são muito dúcteis.

  • A soldabilidade dos aços carbono baixa e média liga está bastante associada à presença de trinca a frio induzida por hidrogênio. Como estão relacionadas à microestrutura na junta soldada, essas trincas são determinadas pela composição química do material. Em outras palavras, a soldabilidade é relacionada com a temperabilidade de um aço; assim, quanto maior for a temperabilidade do aço, maior a probabilidade de ocorrência dessas trincas.

     A temperabilidade é ditada basicamente pelo teor de carbono e pelos elementos de liga; quanto menores esses teores, menos cuidados serão necessários para soldar um aço. A prática adotada atualmente é a de reduzir o teor de carbono. Essa solução funciona bastante para o metal de solda mas não para o metal de base, uma vez que este é especificado pela aplicação do equipamento.

  • Aços Baixo Carbono (Doce): < 0,25% C

    Aços Médio Carbono (Meio Doce): Entre 0,25 e 0,6% C

    Aços Alto Carbono (Meio Duro): Entre 0,6% a 1,4% C


ID
1202062
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Nos processos de retificação de materiais, o rebolo contendo grãos abrasivos de CBN apresenta como vantagem

Alternativas
Comentários
  • .CBN (nitreto cúbico de boro) foi introduzido no final de 1968 pelaempresa General Eletric chamado na época de Borazon. Com sua singularcomposição química de boro e nitrogênio, se mantém inerte quando usado pararetificar materiais propensos à formação de carbetos (CARIUS, 1999).Segundo Salmon (1992), o grão de CBN é conhecido pela cor preta eopaca, e é formado através de um processo de sinterização realizado sob altatemperatura e pressão (1650 °C e 68.000bar). Nesta condição extrema e napresença de um catalisador, elétrons dos átomos de nitrogênio migram para os12átomos de boro, formando uma estrutura cristalina semelhante à estrutura dodiamante. A Figura 2.7 mostra a microestrutura de rebolo de CBN.Figura 2.7 – Microestrutura de rebolo de CBN (JACKSON et al., 2001).Apesar da extrema dureza do diamante, seu emprego na usinagem deaços, principalmente na dos hipoeutéticos, é dificultado pela tendência que ocarbono do diamante tem de se difundir no ferro sob condições de pressão etemperatura usuais de usinagem. Além disso, comparado com o diamante, o CBNapresenta uma resistência elevada à temperatura. Enquanto nos diamantes agrafitização inicia a partir de 900 °C, o nitreto cúbico de boro sob pressãoatmosférica, apresenta estabilidade de até 2000 °C (SCHUITEK et al., 2001).No entanto, o rebolo abrasivo feito com CBN mantém-se afiado para aretificação de metais ferrosos endurecidos, ferro fundido e superligas de níquel ecobalto, portanto, mostra-se atualmente como o grão abrasivo de altodesempenho para melhorar a qualidade da peça retificada e para a redução docusto operacional de retificação.De acordo com Chen et al. (2002), a retificação com rebolos de CBN estásujeita ao uso de técnicas especiais, tais como: rebolos com alta porosidade paraa usinagem de materiais de difícil corte, altas velocidades de corte, técnicasespeciais de dressagem, sistema de refrigeração eficiente, dentre outras. Asvantagens do rebolo de CBN só podem ser alcançadas quando todos os fatores13importantes do processo forem controlados. A Figura 2.8 apresenta diversasporosidades para um rebolo de CBN.Figura 2.8 – Ilustração de diversas porosidades do rebolo de CBN (AdaptadaHITCHINER 2001a).A alta porosidade ajuda a transportar o fluido de corte para a interface deretificação, reduz a temperatura de contato e melhora a lubrificação, e tambémfornecer maior espaço evitando a tendência de empastamento de rebolo.Segundo Salmon (1992), rebolos com altas porosidades podem ser aplicados naretificação em alta velocidade com grande profundidade de passe (creep feed).O CBN tem várias vantagens distintas sobre os abrasivos convencionais –especialmente maior dureza, resistência à abrasão, à fratura e alta condutividadetérmica. A Figura 2.9 mostra algumas propriedades dos grãos de CBNcomparadas com as de outros materiais.14Figura 2.9 - Propriedades dos grãos convencionais e superabrasivos (Adaptadade CARIUS, 1999).
    ...JEN PO WANG

ID
1202065
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

A transmissão dos movimentos de rotação e de torque entre eixos de equipamentos industriais pode ser feita utilizando-se vários tipos de elementos de máquinas, tais como: engrenagens, correias ou correntes.

Em relação a esses elementos de máquinas, considere as afirmativas a seguir.

I – Para um par de engrenagens cilíndricas de dentes retos externos, com diâmetros primitivos distintos, a engrenagem maior gira mais rapidamente e transmite menos torque que a engrenagem menor.

II – Um conjunto de transmissão composto por uma corrente simples e duas rodas dentadas de tamanhos idênticos, para a transmissão do movimento de rotação, independe do atrito para funcionar.

III – A transmissão por correia plana e duas polias planas pode ser utilizada entre eixos paralelos que precisam ter as velocidades angulares sincronizadas, dado que a correia plana não desliza.

É correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Analisando as alternativas, temos:

    I – A engrenagem maior, ou coroa, sempre trabalha com uma velocidade de giro menor que a engrenagem menor (pinhão). Porém, a relação entre as velocidades angulares das duas engrenagens deve se manter constante, para garantir o engrenamento. Para transmitir movimento uniforme e contínuo, as superfícies de contato da engrenagem devem ser cuidadosamente moldadas, de acordo com um perfil específico. Se a roda menor do par (o pinhão) está no eixo motor, o trem de engrenagem atua de maneira a reduzir a velocidade e aumentar o torque; se a roda maior está no eixo motor, o trem atua como um acelerador da velocidade e redutor do torque. Portanto, a alternativa é falsa.

    II – A transmissão ocorre por meio do acoplamento dos elos da corrente com os dentes da engrenagem. A junção desses elementos gera uma pequena oscilação durante o movimento, mas garante mais de 98% de eficiência na transmissão. Analisando, como há acoplamento dos elos da corrente com os dentes da engrenagem, a força de atrito não será tão essencial para a transmissão, que é garantida quase que exclusivamente com o contato entre elo/dente. Dessa forma, a alternativa é verdadeira.

    III – A transmissão por correias planas pode ser afetada por alguns fatores, dentre os principais a falta de atrito, pois quando em serviço, a correia pode deslizar e, portanto, não transmitir integralmente a potência. Logo, a alternativa é falsa.

    Após a análise das três afirmativas, podemos verificar que a alternativa que responde a questão é a letra b.


  • I – Para um par de engrenagens cilíndricas de dentes retos externos, com diâmetros primitivos distintos iguais, a engrenagem maior gira mais rapidamente lentamente e transmite menos mais torque que a engrenagem menor. 

    II – Um conjunto de transmissão composto por uma corrente simples e duas rodas dentadas de tamanhos idênticos, para a transmissão do movimento de rotação, independe do atrito para funcionar.

    III – A transmissão por correia plana e duas polias planas pode ser utilizada entre eixos paralelos que precisam ter as velocidades angulares sincronizadas, dado que a correia plana não desliza. 


ID
1202068
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Freios e embreagens dependem do atrito para funcionarem. Esses elementos de máquinas têm ampla aplicação em muitos ramos de atividade, tais como: industrial, automotivo e de levantamento de cargas, entre outros.

Em relação à embreagem, considere as afirmativas a seguir.

I – A embreagem, ao ser acionada, retira energia do sistema, fazendo com que um dos eixos a ela acoplado diminua a sua rotação ou mesmo pare.

II – A embreagem transmite o torque entre o motor e o sistema de transmissão, utilizando as forças de atrito geradas entre as suas superfícies de contato.

III – A embreagem deve ter suas superfícies de contato lubri? cadas para, dessa forma, garantir o seu bom funcionamento.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I – No acionamento da embreagem, há o desacoplamento do sistema, não havendo torque entre o motor e o sistema de transmissão. Alternativa falsa.

    II – O princípio do acoplamento de engrenagens se dá, basicamente, através do atrito existente entre as partes. Alternativa verdadeira.

    III – Como o princípio básico de funcionamento das embreagens necessita de atrito, a lubrificação atrapalharia essa questão. Portanto, essa alternativa é falsa.


  • Há controvérsias. Se a embreagem desacopla o motor da transmissão, ela interrompe a energia que traciona o veículo ou máquina, havendo sim, perda de rotação até a parada total.


ID
1202071
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Os aços especiais (aços-liga e inoxidáveis) são empregados na fabricação de tubos que irão operar em situações específicas.

Relativamente aos tubos de aços-carbono (de uso geral), considera-se que os aços especiais

Alternativas
Comentários
  • Os principais casos em que se justifica o emprego dos aços especiais (aços-liga e inoxidáveis) são os seguintes:

    a) Altas temperaturas – Temperaturas acima dos limites de uso dos aços-carbono, ou mesmo dentro desses limites, quando for exigida maior resistência mecânica, maior resistência à fluência, ou maior resistência à corrosão.

    b) Baixas temperaturas – Temperaturas inferiores a -45°C, devido à possibilidade de fraturas frágeis com o aço-carbono.

    c) Alta corrosão – Serviços com fluidos corrosivos, mesmo quando dentro da faixa de temperaturas de emprego dos aços-carbono. De um modo geral, os aços-liga e inoxidáveis têm melhores qualidades de resistência à corrosão do que os aços-carbono. Existem, entretanto, numerosos casos de exceção: a água salgada, por exemplo, destrói a maioria dos aços especiais tão rapidamente como os aços-carbono.

    d) Exigência de não contaminação – Serviços para os quais não se possa admitir a contaminação do fluido circulante (produtos alimentares e farmacêuticos, por exemplo). A corrosão, ainda que só seja capaz de destruir o material do tubo depois de muito tempo, pode causar a contaminação do fluido circulante quando os resíduos da corrosão são carregados pela corrente fluida. Por essa razão, nos casos em que não possa haver contaminação, empregam-se muitas vezes os aços especiais, embora do ponto de vista propriamente da corrosão não fossem necessários.

    e) Segurança – Serviços com fluidos perigosos (em temperatura muito elevada, inflamáveis, tóxicos, explosivos etc.), quando for exigido o máximo de segurança contra possíveis vazamentos e acidentes. Também nesses casos, estritamente devido à corrosão, não seriam normalmente necessários os aços especiais.

    No que se refere à corrosão, convém observar que, exceto quando entram em jogo também a exigência de não contaminação do fluido ou a segurança, o problema é puramente econômico: quanto mais resistente à corrosão for o material, tanto mais longa será a vida da tubulação. Portanto, a decisão será tomada como resultado da comparação do custo dos diversos materiais possíveis, com o custo de reposição da tubulação, incluindo-se o custo de operação e de paralisação do sistema.


ID
1202074
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Os tubos de metais não ferrosos, embora de custo relativamente elevado, ainda são largamente utilizados em algumas situações que requerem propriedades específicas.

Dentre os tubos de metais não ferrosos, destacam-se os fabricados de alumínio e suas ligas, os quais possuem como uma de suas características o fato de

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A: O alumínio tem 1/3 do peso do aço. Portanto a alternativa é falsa.

    Alternativa B: A resistência mecânica do alumínio, assim como o seu peso, é cerca de 1/3 da resistência do aço. Porém, pode ser melhorada com a inclusão de elementos de liga. Logo, a alternativa é falsa.

    Alternativa C: O alumínio destaca-se principalmente por ser um ótimo condutor térmico, sendo essa alternativa falsa.

    Alternativa D: O alumínio é altamente utilizado na indústria alimentícia, para isso, não poderia ser tóxico em contato com os produtos. Essa afirmativa é a verdadeira.

    Alternativa E: É utilizado em baixíssimas temperaturas, sem ter afetada a sua resistência.


  • Alumínio apresenta resíduos de corrosão? Não entendi essa alternativa

  • @Godofredo João, acredito que a questão esteja se referindo aos óxidos de alumínio que são formados quando da sua oxidação/corrosão. Também achei um pouco estranha a colocação da banca.

    Bons estudos!


ID
1202077
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Utilizados nas últimas décadas como substitutos dos tubos fabricados de aços inoxidáveis e de metais não ferrosos, os tubos de materiais plásticos sintéticos têm se apresentado como o grupo mais importante de tubos não metálicos empregados em tubulações industriais.

Uma das fortes limitações ao uso dos tubos de materiais plásticos é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    As tubulações de plástico contam com características tais como leveza (a), resistência aos produtos químicos e corrosivos (c), boa flexibilidade (d), além de serem mais higiênicas.

    Os tubos de plástico PVC garantem uma facilidade muito grande limpeza (b). Entretanto, apresentam rachaduras com facilidade quando expostos a altas temperaturas.

  • a) baixo peso ( QUALIDADE) 

    c) baixa resistência à corrosão ( QUALIDADE) 

    d) baixa resistência mecânica ( DEFEITO ) 

     


ID
1202080
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

O elemento estrutural utilizado na instalação de tubulações com a finalidade de absorver ou minimizar as deformações provenientes das variações de temperatura e/ou vibrações é a

Alternativas
Comentários
  • Virolas: Os flanges soltos, também chamados de “van Stone”, não ficam como os demais,presos à tubulação, e sim soltos, capazes de deslizar livremente cobre o tubo.Quando se empregam esses flanges, solda-se a topo na extremidade do tubo umapeça especial chamada de “pestana”, ou “virola” (stub-end), que servirá debatente para o flange.

    Solda: Usadapara unir permanentemente dois tubos.

    Luvas: são usadas para conectar um tubo a outro, alterando seu diâmetro ou não.

    Juntas de anel:São usadas entre dois flanges, para garantir a estanqueidade da conexão.

    Juntas de expansão:Absorvem movimentos axiais, laterais e angulares, além de reduzir ou eliminarvibrações mecânicas em tubulações e equipamentos.



ID
1202083
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

O tipo de transferência metálica que ocorre quando o metal é transferido por contato entre o eletrodo e a poça de fusão por meio de uma gota é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Na transferência por curto-circuito o eletrodo está em contato com a poça de fusão.

  • A gota vai crescendo até tocar na poça de fusão gerando o curto circuito

  • Ainda que existam várias classificações dos tipos de transferência metálica, pode-se dizer que elas são quatro: globular, por pulverização, por curto circuito e por arco pulsado.

    Transferência globular: O metal é transferido por glóbulos com diâmetro próximo ao eletrodo nu, ou alma do eletrodo. Não é adequado para a soldagem fora de posição.

    Transferência por pulverização: O metal é transferido por gotas pequenas, bem menores que o diâmetro do eletrodo nu, ou alma do eletrodo. Pode ser utilizada na soldagem em posição plana ou horizontal. A transferência por pulverização pode ser axial, onde o jato tem o formato cônico na direção do eixo do eletrodo nu, ou rotacional, onde o jato gira em torno do eletrodo nu.

    Transferência por curto circuito: O metal é transferido por contato direto entre o eletrodo e a poça de fusão através de uma gota. Pode ser utilizado em qualquer posição.

    Transferência por arco pulsado: Similar à transferência por pulverização, dela difere porque uma gota é transferida por pulso. Solda em todas as posições.

    Soldagem ao arco submerso: É um processo no qual a coalescência dos metais é produzida pelo aquecimento destes com um arco estabelecido entre um eletrodo metálico contínuo e a peça. O arco é protegido por uma camada de material fusível granulado (fluxo) que é colocado sobre a peça enquanto o eletrodo, na forma de arame, é alimentado continuamente. O fluxo na região próxima ao arco é fundido, protegendo o arco e a poça de fusão e formando, posteriormente, uma camada sólida de escória sobre o cordão. Este material pode também ajudar a estabilizar o arco e desempenhar uma função purificadora sobre o metal fundido. Como ocorre sob uma camada de fluxo, ele não é visível, daí o nome do processo.



ID
1202086
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

A vantagem de se soldar com o processo MIG pulsado encontra-se em:

Alternativas
Comentários
  • A grande vantagem na utilização de pulsos de corrente é a utilização de baixa energia de soldagem e alta transferência.

  • MIG Pulsado: O processo de soldagem MIG/MAG é atualmente um dos mais cogitados, devido à sua alta taxa de deposição, facilidade de manuseio por parte do soldador e sua adequação à automação da operação de soldagem. Dentre os vários tipos de transferência metálicas possíveis no processo MIG/MAG, tem-se destacado nos últimos anos o chamado arco pulsado, resultante do processo de soldagem conhecido como MIG Pulsado. O modo de transferência do arco pulsado alia as vantagens da transferência por spray onde não há curto-circuito e a possibilidade de soldar em todas as posições, também mantendo níveis de corrente mais baixos, o que permite soldar peças de menores espessuras.



ID
1202089
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Em que tipo de junta de soldagem os dois componentes são postos próximos e em ângulo?

Alternativas
Comentários
  • Questão muito mal feita, pode ser a C ou D. Se falasse contato de aresta seria a D, mas do jeito que está fica dúbia.


ID
1202092
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Que tipo de eletrodo contém, em seu revestimento, materiais orgânicos combustíveis, sendo muito usado para soldagens em que a penetração é muito importante e as inclusões de escória são indesejáveis?

Alternativas
Comentários
  • O revestimento celulósico contém grandes quantidades de material orgânico, como por exemplo celulose, que, quando decomposta pelo arco, gera quantias consideráveis de gases protetores do metal líquido. A quantidade de escória produzida é pequena e o arco é muito violento, causando grande volume de respingos e alta penetração, se comparado a outros tipos de revestimento.

    O aspecto do cordão produzido pelos eletrodos com este tipo de revestimento não é dos melhores, apresentando escamas irregulares. As características mecânicas da solda resultante do trabalho com revestimento celulósico são consideradas boas, embora exista a possibilidade de fragilização pelo hidrogênio.

    Os eletrodos com revestimento celulósico são particularmente recomendados para soldagens fora da posição plana, tendo grande aplicação na soldagem circunferencial de tubulações e na execução de passes de raiz em geral. Devido à elevada penetração e às grandes perdas por respingos, não são recomendados para o enchimento de chanfros.

  • Celulósico - O revestimento celulósico apresenta as seguintes características:

     elevada produção de gases resultantes da combustão dos materiais orgânicos (principalmente a celulose);

     principais gases gerados: CO2, CO, H2, H2O (vapor);

     não devem ser ressecados;

     a atmosfera redutora formada protege o metal fundido;

     o alto nível de hidrogênio no metal de solda depositado impede o uso em estruturas muito restritas ou em materiais sujeitos a trincas por hidrogênio;

     alta penetração;

     pouca escória, facilmente destacável;

     muito utilizado em tubulações na progressão descendente;

     operando em CC+, obtém-se transferência por spray.

    Rutílico - O revestimento rutílico apresenta as seguintes características:

     consumível de uso geral;

     revestimento apresenta até 50% de rutilo (TiO2);

     média penetração;

     escória de rápida solidificação, facilmente destacável;

     o metal de solda pode apresentar um nível de hidrogênio alto (até 30 ml/100g);

     requer ressecagem a uma temperatura relativamente baixa, para que o metal de solda não apresente porosidades grosseiras.

    Básico - O revestimento básico apresenta as seguintes características:

     geralmente apresenta as melhores propriedades mecânicometalúrgicas entre todos os eletrodos, destacando-se a tenacidade;

     elevados teores de carbonato de cálcio e fluorita, gerando um metal de solda altamente desoxidado e com muito baixo nível de inclusões complexas de sulfetos e fosfetos;

     não opera bem em CA, quando o teor de fluorita é muito elevado;

     escória fluida e facilmente destacável;

     cordão de média penetração e perfil plano ou convexo;

     requer ressecagem a temperaturas relativamente altas;

     após algumas horas de contato com a atmosfera, requer ressecagem por ser altamente higroscópico;

  • Celulósico - O revestimento celulósico apresenta as seguintes características:

     elevada produção de gases resultantes da combustão dos materiais orgânicos (principalmente a celulose);

     principais gases gerados: CO2, CO, H2, H2O (vapor);

     não devem ser ressecados;

     a atmosfera redutora formada protege o metal fundido;

     o alto nível de hidrogênio no metal de solda depositado impede o uso em estruturas muito restritas ou em materiais sujeitos a trincas por hidrogênio;

     alta penetração;

     pouca escória, facilmente destacável;

     muito utilizado em tubulações na progressão descendente;

     operando em CC+, obtém-se transferência por spray.

    Rutílico - O revestimento rutílico apresenta as seguintes características:

     consumível de uso geral;

     revestimento apresenta até 50% de rutilo (TiO2);

     média penetração;

     escória de rápida solidificação, facilmente destacável;

     o metal de solda pode apresentar um nível de hidrogênio alto (até 30 ml/100g);

     requer ressecagem a uma temperatura relativamente baixa, para que o metal de solda não apresente porosidades grosseiras.

    Básico - O revestimento básico apresenta as seguintes características:

     geralmente apresenta as melhores propriedades mecânicometalúrgicas entre todos os eletrodos, destacando-se a tenacidade;

     elevados teores de carbonato de cálcio e fluorita, gerando um metal de solda altamente desoxidado e com muito baixo nível de inclusões complexas de sulfetos e fosfetos;

     não opera bem em CA, quando o teor de fluorita é muito elevado;

     escória fluida e facilmente destacável;

     cordão de média penetração e perfil plano ou convexo;

     requer ressecagem a temperaturas relativamente altas;

     após algumas horas de contato com a atmosfera, requer ressecagem por ser altamente higroscópico;

  • Celulósico - O revestimento celulósico apresenta as seguintes características:

     elevada produção de gases resultantes da combustão dos materiais orgânicos (principalmente a celulose);

     principais gases gerados: CO2, CO, H2, H2O (vapor);

     não devem ser ressecados;

     a atmosfera redutora formada protege o metal fundido;

     o alto nível de hidrogênio no metal de solda depositado impede o uso em estruturas muito restritas ou em materiais sujeitos a trincas por hidrogênio;

     alta penetração;

     pouca escória, facilmente destacável;

     muito utilizado em tubulações na progressão descendente;

     operando em CC+, obtém-se transferência por spray.

    Rutílico - O revestimento rutílico apresenta as seguintes características:

     consumível de uso geral;

     revestimento apresenta até 50% de rutilo (TiO2);

     média penetração;

     escória de rápida solidificação, facilmente destacável;

     o metal de solda pode apresentar um nível de hidrogênio alto (até 30 ml/100g);

     requer ressecagem a uma temperatura relativamente baixa, para que o metal de solda não apresente porosidades grosseiras.

    Básico - O revestimento básico apresenta as seguintes características:

     geralmente apresenta as melhores propriedades mecânicometalúrgicas entre todos os eletrodos, destacando-se a tenacidade;

     elevados teores de carbonato de cálcio e fluorita, gerando um metal de solda altamente desoxidado e com muito baixo nível de inclusões complexas de sulfetos e fosfetos;

     não opera bem em CA, quando o teor de fluorita é muito elevado;

     escória fluida e facilmente destacável;

     cordão de média penetração e perfil plano ou convexo;

     requer ressecagem a temperaturas relativamente altas;

     após algumas horas de contato com a atmosfera, requer ressecagem por ser altamente higroscópico;

  • Celulósico - O revestimento celulósico apresenta as seguintes características:

     elevada produção de gases resultantes da combustão dos materiais orgânicos (principalmente a celulose);

     principais gases gerados: CO2, CO, H2, H2O (vapor);

     não devem ser ressecados;

     a atmosfera redutora formada protege o metal fundido;

     o alto nível de hidrogênio no metal de solda depositado impede o uso em estruturas muito restritas ou em materiais sujeitos a trincas por hidrogênio;

     alta penetração;

     pouca escória, facilmente destacável;

     muito utilizado em tubulações na progressão descendente;

     operando em CC+, obtém-se transferência por spray.

    Rutílico - O revestimento rutílico apresenta as seguintes características:

     consumível de uso geral;

     revestimento apresenta até 50% de rutilo (TiO2);

     média penetração;

     escória de rápida solidificação, facilmente destacável;

     o metal de solda pode apresentar um nível de hidrogênio alto (até 30 ml/100g);

     requer ressecagem a uma temperatura relativamente baixa, para que o metal de solda não apresente porosidades grosseiras.

    Básico - O revestimento básico apresenta as seguintes características:

     geralmente apresenta as melhores propriedades mecânicometalúrgicas entre todos os eletrodos, destacando-se a tenacidade;

     elevados teores de carbonato de cálcio e fluorita, gerando um metal de solda altamente desoxidado e com muito baixo nível de inclusões complexas de sulfetos e fosfetos;

     não opera bem em CA, quando o teor de fluorita é muito elevado;

     escória fluida e facilmente destacável;

     cordão de média penetração e perfil plano ou convexo;

     requer ressecagem a temperaturas relativamente altas;

     após algumas horas de contato com a atmosfera, requer ressecagem por ser altamente higroscópico;

  • Celulósico - O revestimento celulósico apresenta as seguintes características:

     elevada produção de gases resultantes da combustão dos materiais orgânicos (principalmente a celulose);

     principais gases gerados: CO2, CO, H2, H2O (vapor);

     não devem ser ressecados;

     a atmosfera redutora formada protege o metal fundido;

     o alto nível de hidrogênio no metal de solda depositado impede o uso em estruturas muito restritas ou em materiais sujeitos a trincas por hidrogênio;

     alta penetração;

     pouca escória, facilmente destacável;

     muito utilizado em tubulações na progressão descendente;

     operando em CC+, obtém-se transferência por spray.

    Rutílico - O revestimento rutílico apresenta as seguintes características:

     consumível de uso geral;

     revestimento apresenta até 50% de rutilo (TiO2);

     média penetração;

     escória de rápida solidificação, facilmente destacável;

     o metal de solda pode apresentar um nível de hidrogênio alto (até 30 ml/100g);

     requer ressecagem a uma temperatura relativamente baixa, para que o metal de solda não apresente porosidades grosseiras.

    Básico - O revestimento básico apresenta as seguintes características:

     geralmente apresenta as melhores propriedades mecânicometalúrgicas entre todos os eletrodos, destacando-se a tenacidade;

     elevados teores de carbonato de cálcio e fluorita, gerando um metal de solda altamente desoxidado e com muito baixo nível de inclusões complexas de sulfetos e fosfetos;

     não opera bem em CA, quando o teor de fluorita é muito elevado;

     escória fluida e facilmente destacável;

     cordão de média penetração e perfil plano ou convexo;

     requer ressecagem a temperaturas relativamente altas;

     após algumas horas de contato com a atmosfera, requer ressecagem por ser altamente higroscópico;

  • Celulósico - O revestimento celulósico apresenta as seguintes características:

     elevada produção de gases resultantes da combustão dos materiais orgânicos (principalmente a celulose);

     principais gases gerados: CO2, CO, H2, H2O (vapor);

     não devem ser ressecados;

     a atmosfera redutora formada protege o metal fundido;

     o alto nível de hidrogênio no metal de solda depositado impede o uso em estruturas muito restritas ou em materiais sujeitos a trincas por hidrogênio;

     alta penetração;

     pouca escória, facilmente destacável;

     muito utilizado em tubulações na progressão descendente;

     operando em CC+, obtém-se transferência por spray.

    Rutílico - O revestimento rutílico apresenta as seguintes características:

     consumível de uso geral;

     revestimento apresenta até 50% de rutilo (TiO2);

     média penetração;

     escória de rápida solidificação, facilmente destacável;

     o metal de solda pode apresentar um nível de hidrogênio alto (até 30 ml/100g);

     requer ressecagem a uma temperatura relativamente baixa, para que o metal de solda não apresente porosidades grosseiras.

    Básico - O revestimento básico apresenta as seguintes características:

     geralmente apresenta as melhores propriedades mecânicometalúrgicas entre todos os eletrodos, destacando-se a tenacidade;

     elevados teores de carbonato de cálcio e fluorita, gerando um metal de solda altamente desoxidado e com muito baixo nível de inclusões complexas de sulfetos e fosfetos;

     não opera bem em CA, quando o teor de fluorita é muito elevado;

     escória fluida e facilmente destacável;

     cordão de média penetração e perfil plano ou convexo;

     requer ressecagem a temperaturas relativamente altas;

     após algumas horas de contato com a atmosfera, requer ressecagem por ser altamente higroscópico;


ID
1202095
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Nos processos de fabricação por usinagem, como é chamada a distância percorrida pela ferramenta na direção axial em cada volta da peça, a uma dada rotação?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

     

    A velocidade de avanço é a medida de deslocamento da ferramenta na direção axial por unidade de tempo que a ferramenta faz em uma rotação da peça.


ID
1202098
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

O órgão de uma turbina a vapor, cuja função é orientar o jato de vapor sobre as palhetas móveis, onde o vapor perde pressão e ganha velocidade é o

Alternativas
Comentários
  • Em uma turbina a vapor a transformação de energia do vapor em trabalho é feita em duas etapas: inicialmente, a energia do vapor é transformada em energia cinética. Para isso o vapor é obrigado a escoar através de pequenos orifícios, de formato especial, denominados expansores, onde, devido à pequena área de passagem, adquire alta velocidade, aumentando sua energia cinética, mas diminuindo, em conseqüência, sua entalpia (energia).

    Em um expansor, além do aumento de velocidade e da diminuição da entalpia, ocorrem também queda na pressão, queda na temperatura e aumento no volume específico do vapor.


ID
1202101
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Há um tipo de bomba que, após um ciclo do seu mecanismo de compressão, desloca um volume fixo de produto, independente da pressão na saída e não admite recirculação interna.

A descrição acima corresponde à bomba

Alternativas
Comentários
  • = DESLOCAMENTO POSITIVO

  • Nunca ouvi falar em bomba cinética. A centrífuga tem recirculação interna. Kaplan e Pelton não são bombas, são turbinas. Logo a resposta é a bomba volumétrica ou deslocamento positivo.


ID
1202104
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Em um compressor alternativo de pistão, sendo Vmín e Vmáx os volumes correspondentes às posições de ponto morto superior e de ponto morto inferior do pistão, respectivamente, o parâmetro representado pela razão entre Vmín e a diferença Vmáx – Vmín é o coeficiente

Alternativas
Comentários
  • É importante salientar que o coeficiente de espaço morto avalia o volume de espaço morto/taxa de deslocamento do compressor e o rendimento volumétrico avalia o volume admitido no compressor/taxa de deslocamento do compressor.


ID
1202113
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Em um mesmo equipamento, o ar é admitido em um compressor, é forçado ao longo de seu eixo, é conduzido em direção a câmaras de combustão e misturado a um combustível. Em seguida, a mistura é queimada, e os gases resultantes da queima são conduzidos a outra parte do equipamento, onde movem uma turbina que, por sua vez, é ligada ao mesmo compressor por onde o ar é succionado.

O equipamento descrito pelo processo acima é um(a)

Alternativas
Comentários
  • Trata-se de uma turbina.

    "é conduzido em direção a câmaras de combustão e misturado a um combustível"

    Logo, não é turbina a vapor, trata-se de uma turbina a gás.


ID
1202116
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Uma turbina a vapor em que a pressão do vapor na descarga é ligeiramente superior à atmosférica é conhecida como turbina

Alternativas
Comentários
  • Turbinas de Condensação: Pressão de descarga menor do que a atmosférica

    • O tipo de turbina mais empregado para geração de energia

    Turbinas de não-condensação (ou Contrapressão): Pressão de descarga superior à atmosférica.

    • São amplamente utilizadas em processos fabris onde o vapor de descarga pode ser usado para processo ou aquecimento.

     

    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAHEEAF/turbinas-a-vapor-1


ID
1202125
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Uma bomba de deslocamento positivo, cuja potência é de 1.200 W, fornece uma vazão de 0,01 m3 /s a uma linha hidráulica que aciona um atuador linear.

Desprezando-se eventuais perdas no sistema, a pressão máxima, em kPa, disponível na câmara de avanço do atuador é

Alternativas
Comentários
  • Muito simples!

    N = ¥.Q.H

    Como não há variação de energia cinética e nem potencial a equação de Bernoulli com uma bomba inserida fica:

    H = ∆p/¥

    Sendo assim:

    N = ¥.Q.∆p/¥ => N = Q.∆p => ∆p = N/Q => ∆p = 1200/0,01 = 120kPa


  • Sendo: N = potência; F = força; V = velocidade; P = pressão; A = área, temos:

    N = F.V

    P = F/A

    Unindo as duas fórmulas:

    N = P.A.V

    N = P.Q

    1200 = P.0,01

    P = 120000 Pa

    P = 120 kPa


ID
1202128
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

A compressibilidade de um fluido expressa a variação da(o)

Alternativas
Comentários
  • Vazao

  • Massa específica ou densidade = massa/volume. A pressão irá alterar o volume, automaticamente a massa especifica também se altera.


ID
1202137
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Nos ensaios de tração de metais, podem-se descrever dois tipos de curvas tensão versus deformação: a curva de engenharia (ou convencional) e a curva verdadeira (ou real).

Para ensaio com metal dúctil, observa-se que na curva

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da a) ?

  • Renan, para a curva verdadeira a tensão só aumenta até o material se romper, logo o limite de resistência e o de ruptura são iguais.

    Obs: para a curva de engenharia a tensão limite de resistência é sempre maior a tensão de ruptura.


ID
1202140
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Ensaios mecânicos de dureza por penetração e por choque são, respectivamente, os ensaios do tipo

Alternativas
Comentários
  • Os ensaios de dureza podem ser divididos em três tipos: risco, choque e penetração.

    Risco - Dureza Mohs (mais adequado à mineralogia)

    Choque - Shore, Martel e Ensaio Dinâmico (pêndulo ou queda livre)

    Penetração: Brinell, Rockwell, Knoop e Vickers

  • Dureza Rockwell - Profundidade da impressão.

    Dureza Brinell - Diâmetro da impressão.

    Dureza Knoop - Diagonais da superfície piramidal alongada.

    Dureza Vickers - Diagonais da superfície piramidal quadrada.


ID
1202143
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Hoje em dia, os polímeros e os materiais compósitos são bastante utilizados pela indústria para a fabricação de diversos componentes. Existe uma gama muito grande de opções.
Os materiais compósitos apresentam como característica

Alternativas
Comentários
  • Os compósitos têm como objetivo incorporar características dos dois (ou mais) materiais agregados.

    Fiquei com um pouco de dúvida no item marcado como correto (E) pela questão pois, por exemplo, no compósito concreto armado, a matriz tem muita rigidez e pouca ductilidade enquanto o aço tem menos rigidez que a matriz, mas são mais resistêntes. Acho que a palavra "rígidos" da letra E deveria ser trocada por "resistentes".

     

    Alguém gostaria de comentar sobre?

  • Não concordo com o gabarito. Umas das principais vantagens dos materiais compósitos é o balanço entre as propriedades (matriz e fibras) e sua baixa densidade. , o que permite que estes materiais sejam utilizados quando as propriedades mecânicas são importantes (resistência, por exemplo) e ao mesmo tempo que a densidade menor seja requerida (permitindo redução de custos, por exemplo de combustível em carros de fórmula 1 ou aviões). A resposta correta em minha opinião seria a letra a).

  • Ronilson de Carvalho Martins,


    A alternativa A estaria correta caso fosse redigida da seguinte forma:


    "terem como vantagem a sua alta relação resistência/peso."


ID
1202146
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Na seleção de aços carbono, utilizam-se ensaios mecânicos padronizados para o levantamento de propriedades mecânicas relevantes.

Verifica-se que, no ensaio de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    a) ERRADO - o módulo de elasticidade é constante até o limite de escoamento;

    b) CORRETO - Á área total abaixo da curva até seu ponto de ruptura corresponde a tenacidade do material (a área apenas sob a linha elástica é a resiliência)

    c) ERRADO - materiais dúcteis apresentam grandes deformações;

    d) ERRADO - quanto maior a dureza de um aço, maior seu limite de resistência;

    e) ERRADO - O ensaio de compressão é usado pera materiais frágeis uma vez que sua resistência à tração é muito baixa. Na prática, considera-se que o limite de resistência à compressão é 8x o limite de resistência à tração;


ID
1202149
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

No combate aos incêndios, quando a classe do fogo é D (metais), o agente extintor a ser usado é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Gab: C

     

    Classe D - elementos pirofóricos, ou seja, aqueles que têm a propriedade ou tendência de, quando na forma de partículas finas, apresentando grande área de contato, reagir com o ambiente.

     

    Nos incêndios Classe D, será usado o extintor tipo "Químico Seco", porém o pó químico será especial para cada material.

    • ÁGUA: Age por resfriamento. São utilizados em incêndios Classe A, ou seja, em materiais sólidos como madeira, tecidos, papel, borracha e plástico. Em hipótese alguma deve ser usado em líquidos e gases inflamáveis e em equipamentos elétricos.
    • GÁS CARBÔNICO (CO2): O gás age por abafamento, extinguindo o oxigênio do local, impossibilitando assim, que a reação do fogo ocorra. São indicados para incêndios classe B e C. E estes são exatamente os casos em que a água não surte efeito, líquidos e gases inflamáveis e em equipamentos elétricos.
    • PÓ QUÍMICO BC: São utilizados para as mesmas classes de incêndio (B e C) que o extintor de CO2. Mas ao invés de agir por abafamento, age por meio de reações químicas do bicarbonato de sódio.
    • PÓ QUÍMICO ABC: Este é o agente químico mais completo. Pode ser utilizado em qualquer classe de incêndio. Ele extingue o fogo através do abafamento por fosfato monoamônico.
    • ESPUMA MECÂNICA: Combatem as classes de incêndio A e B. São muito utilizados em locais que possuem armazenagem de líquidos e gases inflamáveis. A espuma age por resfriamento e abafamento.


ID
1202152
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

A classe de incêndio C representa fogo em

Alternativas
Comentários
  • A classe de incêndio C representa fogo em equipamentos elétricos e eletrônicos energizados. Por ex: computador.
    Alternativa B. 

  • A - MATERIAIS TIPO PAPEL

    B - INFLAMÁVEIS

    C - ENERGIZADOS


ID
1202155
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Ao separar o lixo reciclável do não reciclável, um consumidor teve dúvidas em relação a alguns materiais.

Dentre os listados a seguir, um exemplo de lixo não reciclável encontra-se em:

Alternativas

ID
1202158
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

Em relação ao padrão de cores adotado na coleta seletiva de lixo, a cor laranja identifica o seguinte material:

Alternativas
Comentários
  • Resposta B

    O padrão de cores encontra-se no anexo da referida resolução

    AZUL: papel/papelão;
    VERMELHO: plástico;
    VERDE: vidro;
    AMARELO: metal;
    PRETO: madeira;
    LARANJA: resíduos perigosos;
    BRANCO: resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde;
    ROXO: resíduos radioativos;
    MARROM: resíduos orgânicos;
    CINZA: resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação.


ID
1202161
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

O comando do AutoCAD que habilita a seleção automática de pontos com precisão geométrica de objetos já desenhados é o

Alternativas
Comentários
  • offset = linhas paralelas

    osnap = seleção automática

    regen = regenera o desenho

    fillet = arredonda arestas

    trim =  corta

  • B) OSNAP


ID
1202164
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Mecânica
Assuntos

No AutoCAD, o comando XLINE - ou LINHAINF -, nas versões em português, serve para criar uma linha

Alternativas
Comentários
  • XLINE: Em qualquer direção e de comprimento infinita, esse tipo de linha é usado como linhas de apoio ou a tão famosa L.H (Linha do horizonte)

     

    Outro comando similar a esse porém há possibilidade de determinar apenas um direção infinita é o comando: ConstructionLine