SóProvas



Prova CESPE - 2009 - SEDUC-CE - Professor - Física


ID
956800
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Os conceitos de círculos e epicírculos não são originais de Ptolomeu, mas foram propostos por outros cientistas antes dele, como Hiparco. De acordo com o sistema ptolomaico, a Terra está parada no centro do universo. A inclusão dos epicírculos na antiga teoria astronômica foi necessária para descrever o movimento aparente

Alternativas

ID
956803
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Em uma conhecida experiência, uma arma é disparada direcionada para um alvo elevado, que é abandonado em queda livre, por um dispositivo adequado, no instante em que a bala deixa o cano da arma. O tempo de queda é muito longo e não há obstáculos na trajetória dos dois objetos. Nessa experiência, a bala

Alternativas
Comentários
  • Vale lembrar que a única força que vai atuar em ambos (bala e alvo) é a força da gravidade.

  • GABARITO: C

     

    O canhão está na mesma altura do alvo. Quando o canhão atira a bala, ela entra em movimento parabólico, com a velocidade em y variando de forma igual à velocidade do alvo (já que ambos estão sujeitos à aceleração da gravidade); a velocidade em x da bala, por sua vez, é constante.



    Assim, como a altura do alvo é bem grande - segundo o enunciado -, a bala sempre atingirá o alvo, já que ambos estão sempre na mesma altura e a bala possui velocidade constante em x.

  • Não entendi nada nessa questão. Jamais pude deduzir que o canhão (é um canhão mesmo? de onde o cara tirou isso?) estava na mesma altura do alvo.

  • KKKKKKKKK IMAGINEI A CENA KKKKKKKKKKKKKKKK

  • A questão não disse que a arma estava na mesma altura que o alvo e sim que foi disparada direcionada para um alvo elevado.

    Imaginei o alvo lá em cima, a arma na mão de alguém e o cara apontando pra cima, ou seja, pro alvo.

    Estranha essa questão...queria que o professor do QC comentasse, já solicitei...mas sabe lá Deus se um dia vão comentar... :(

  • Nossa q tenso, entendi agora que o Paulo explicou.

  • nem perco tempo com questão aleatória assim, so jesus sabe de onde ele tirou estas informações todas com aquele enunciado.

  • no inicio nao entendi nada, no final parecia que estava no inicio

  • Pessoal quebrando a cabeça com as informações deduzidas...

    resumo:

    Olhando o deslocamento VERTICAL da bala e do alvo, ambos estão sujeitos à mesma aceleração da gravidade. Logo, em um mesmo intervalo de tempo e nas condições da questão, ambos terão o mesmo deslocamento vertical.

    A velocidade inicial da bala é responsável pelo seu deslocamento HORIZONTAL, indo ao encontro do alvo.

  • Eu também imaginei desta forma

  • Não entendi esse final.

    Quer dizer....

    Não entendi foi nada kkkk

  • Questão sem dados suficientes, não dá detalhes sobre a posição da arma nem do alvo. Quem conhece o experimento sabe desses detalhes. Quem não conhece fica boiando.

  • Eu também não consegui compreender como o Paulo conseguiu todas essas informações kkk, é tenso viu!

  • Não dá pra saber... E a altura que foi largado o objeto? ...

  • Não é uma questão para se usar fórmulas de lançamento obliquo, alcance, altura máxima. É uma questão de teoria.

    Essa experiência é descrita em livros de Física. (Ver no Livro do Halliday, Fundamentos de Física Clássica. Vol 10, Mecânica, Página 181).damentos de Física – Mecânica – Volume 1, 10.ª Edição Página 181)

    Imagine que uma arma está apontando para um alvo que está a 10 metros de distância. Além disso, esse alvo está numa altura maior do que a arma. (Ou seja, não possuem a mesma altura). No mesmo instante que a arma dispara, o alvo é abandonado em queda livre.

    Se não houver a força da gravidade:

    O projetil se descola em linha reta até atingir o alvo.

    O alvo não irá cair. Ficará no mesmo local.

    O projétil não irá "cair" à medida que se desloca em direção ao alvo. Apenas seguirá em linha reta.

    O Projétil atinge o alvo. (Isso ocorre no exato local onde o alvo foi abandonado)

    Se houver a força da gravidade:

    O projétil será "puxado" para baixo.

    O Alvo será "puxado" para baixo.

    A Aceleração da gravidade faz com que o projétil e o alvo sofram o mesmo deslocamento para baixo.

    O Projétil também atingirá o alvo. (contudo, ambos estarão mais próximos do solo, se comparado à situação sem gravidade)

    Obs: Se a velocidade do tiro for mais rápida ou mais lenta, isso só vai influenciar no tempo em que o projétil atinge o alvo, e na altura em relação ao solo que isso ocorrerá.


ID
956818
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Uma partícula com velocidade v carregada com carga q, foi laçada em uma região onde existe um campo de indução magnética B. Com relação a essa situação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • se v e B são paralelos temos:

    F = q*B*v*sen(0)

    sen(0) = 0 --> F = 0

    logo, não sofre deflexão. Alternativa b


ID
956827
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Em geral, pode-se dizer que todas as tentativas de privilegiar ora uma elaboração cuidadosa e articulada do conteúdo a ser aprendido, ora uma metodologia atenta exclusivamente ao desenvolvimento psicológico do estudante, não somente têm reduzido o espaço de ação do professor e perturbado sua sobrevivência profissional, mas também têm obtido resultados insatisfatórios quanto à aprendizagem dos estudantes. O recente crescimento de uma visão construtivista de ensino e aprendizagem nos meios didáticos recoloca o problema da formação do professor, ressaltando a importância do seu conhecimento científico e da natureza de sua competência profissional. Nessa concepção epistemológica, o professor tem a tarefa principal de monitorar o crescimento cognitivo e o amadurecimento pessoal dos estudantes, contribuindo para a
construção, por parte de cada um, de um conhecimento científico pessoal, com a dupla característica de ser semelhante ao conhecimento científico estabelecido e ter continuidade com a própria ecologia conceitual. Essa construção envolve, necessariamente, um relativo afastamento das concepções e da visão do senso comum, pelo menos na interpretação das situações e dos fenômenos analisados em sala de aula.

Alberto Villani e Jesuina Lopes de Almeida Pacca. Construtivismo, conhecimento científico e habilidade didática no ensino de ciências. In: Rev. Fac. Educ., v. 23, n.º 1-2, São Paulo, jan.- ez./1997 (com adaptações).

Tendo como referência inicial o texto acima, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
956896
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Supondo que a velocidade da luz seja de 3 × 105 km/s e a constante de Planck h = 6,63 × 10-34 J/s, o número de fótons emitidos por segundo, por uma lâmpada monocromática com comprimento de onda λ = 6.630 Å e potência P = 60 W, é igual a

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D


ID
956902
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um objeto de 1 cm de altura foi colocado a 10 cm do vértice de um espelho côncavo, esférico, de raio de curvatura igual a 30 cm. Nesse caso, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

     

    No espelho CÔNCAVO, quando o objeto se encontrar entre o FOCO PRINCIPAL e o VÉRTICE, a imagem será: 

    - VIRTUAL;

    - DIREITA;

    - DE TAMANHO MAIOR.

  • a) ERRADA.

    A distância focal é 15 cm, pois esta é a metade do Raio de Curvatura;

     

    b) ERRADA.

    A distância da imagem é menor que a distância do objeto.

    1/f = 1/do + 1/di

    1/di = -1/30

    di = -30 (negativo por ser imagem virtual).

     

    c) CORRETA.

     

    d) ERRADA.

    Espelhos que, independentemente da posição do objeto, não formam imagem real são os CONVEXOS.


ID
956905
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Para corrigir a visão de um olho míope, com o ponto distante a 1 m do olho, utilizou-se uma lente de Cd = +1 dioptria (di). Nesse caso, é correto afirmar que essa lente é

Alternativas

ID
956911
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

No dia a dia, em geral, não é necessário a teoria da relatividade para explicar grande parte dos fenômenos. Como exemplo dessa afirmação, considere que, inicialmente, dois objetos A e B viajem em sentidos opostos, com velocidades vA = vB = 50.000 km/h com relação a um observador fixo. Nesse caso, apesar de as velocidades serem muito grandes quando comparadas com as velocidades comuns do dia a dia, elas ainda são muito pequenas quando comparadas com a velocidade da luz no vácuo (c), isto é, vA << c.

Com base nas teorias vigentes, a velocidade relativa clássica (vclássica) e a velocidade relativística (vrelativística) entre os dois objetos são

Alternativas
Comentários
  • Ora, seguindo a informação do enunciado: "... No dia a dia, em geral, não é necessário a teoria da relatividade para explicar grande parte dos fenômenos..."   e   "... apesar de as velocidades serem muito grandes (...) elas ainda são muito pequenas quando comparadas com a velocidade da luz no vácuo ..."

     

    Deve-se desprezar os efeitos relativísticos, logo, os valores da velocidade relativa clássica e relativística devem ser iguais, qual seja: 10⁵ km/h.

     

    Gabarito: Letra C.