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Prova CESPE / CEBRASPE - 2021 - SEED-PR - Professor - Educação Básica e Jornada


ID
5058985
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O caractere A, que corresponde ao binário 01000001, é representado em decimal, no código ASCII, pelo valor

Alternativas
Comentários
  • 01000001 está em binário. Para transformá-lo em decimal, precisamos elevar o número 2 na forma crescente, começando da direita para a esquerda, multiplicar pelo número binário (0 ou 1) e depois somar os resultados.

    01000001 = 1 posição 0 (ou seja, eleva pelo 0); o outro 1 posição 6(ou seja, eleva pelo 6)

    Por exemplo:

    2^0 (2 elevado a 0 é 1; 1 x 1[numero binário] = 1)

    Próximo número binário da direita para a esquerda... 2^1 (2 elevado a 1 é 2; 2 x 0[número binário] = 0)

    ... 2^2 é 4, 4 x 0 = 0; 2^3 x 0 = 0; 2^4 ; 2^5 x 0 = 0...

    2^6 = 64 x 1;

    64 + 1 = 65; Gabarito D

  • Representação dos números de um caractere IP, pra facilitar o entendimento:

    128 64 32 16 8 4 2 1 - que seria: 64+1=65

    0 1 0 0 0 0 0 1

    OBS: para encontrar um número binário do IP, basta somar conforme acima. Por exemplo: 192.168.0.1 (soma os números de cada casa até encontrar o 192 e depois o 168 e, assim vai. Cada posição encontrada é representada pelo número 1 e as demais todas por zero). 192 (128+64) = 11000000, depois 168 (128+32+8) = 10101000, o zero é representado assim 00000000, e por último o 1 (que é somente o número 1 mesmo da sequência) = 00000001.

    Esse IP 192.168.0.1 ficaria assim em binário 11000000.10101000.00000000.00000001.

    Pra quem não entendeu, Prof Renato da Costa é o cara pra explicar.

    Abs do Vila

  • cada bit vale 0 ou 1

    o bit 1 é positivo

    o bit 0 é neutro na conta.

    os valores do bit são 128 64 32 16 8 4 2 1(decore a faixa)

    os bits ativos da questão são 64 e 1 = 65


ID
5058988
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

O pensamento computacional utiliza quatro dimensões interdependentes e de grande importância durante o processo de formulação de soluções computacionalmente viáveis. Essas dimensões são

Alternativas
Comentários
  • Pesquisas lideradas pela instituição Code.Org (2016), Liukas (2015), BBC Learning (2015), Grover e Pea (2013) e o guia Computer at School (Csizmadia et al, 2015) geraram os “Quatro Pilares do PC”, ou bases do PC, que são:

    • Decomposição;

    • Reconhecimento de Padrões;

    • Abstração;

    • Algoritmos.

    O Pensamento Computacional envolve identificar um problema (que pode ser complexo) e quebrá-lo em pedaços menores de mais fácil análise, compreensão e solução (decomposição).

    Cada um desses problemas menores pode ser analisado individualmente em profundidade, identificando problemas parecidos que já foram solucionados anteriormente (reconhecimento de padrões),

    focando apenas nos detalhes que são importantes, enquanto informações irrelevantes são ignoradas (abstração).

    Passos ou regras simples podem ser criados para resolver cada um dos subproblemas encontrados (algoritmos ou passos). Os passos ou regras podem ser utilizados para criar um código ou programa, que pode ser compreendido por sistemas computacionais e, consequentemente, utilizado na resolução de problemas complexos, independentemente da carreira profissional que o estudante deseje seguir.


ID
5058991
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Considerando a, b, c e d como variáveis com valores iniciais iguais a 5, 7, 3 e 9, respectivamente, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Pessoal o enunciado no QC da alternativa C está faltando uma ! o correto seria: O resultado da expressão !(d == 12 && a != 10) é falso.

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
5058994
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Uma das propriedades que caracterizam os algoritmos é a

Alternativas
Comentários
  • ABSTRAÇÃO NÃO É UMA PROPRIEDADE PQ OS ALGORITIMOS OCORREM EM MEIOS FISICOS E TAMBEM PQ MUITAS VEZES OS COMANDOS RESULTAM EM ALGO QUE PODE SER PALPAVEL

  • Força Guerreiro!!!!!!


ID
5058997
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

O mecanismo de funcionamento de um algoritmo é representado pela sequência

Alternativas
Comentários
  • Força Guerreiro!!!!!!

  • Entrada, processamento e saída

    Ao montar um algoritmo, precisamos primeiro dividir o problema apresentado em três fases fundamentais. Onde temos:

    -Entrada: são os dados de entrada do algoritmo.

    -Processamento: são os procedimentos utilizados para chegar ao resultado final.

    -Saída: são os dados já processados.

    Pesquisei em vários lugares e não achei essa sequência que a questão informou.

    Fonte: https://www.cpt.com.br/cursos-informatica-desenvolvimentodesoftwares/artigos/logica-de-programacao-formas-de-representacao-da-logica-o-algoritmo


ID
5059000
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

1. var
2. valores: vetor [1..5] de inteiro
3. resultado, x: real
4.
5. inicio
6. para i de 1 ate 5 faca
7. leia(valores)
8. x<- x + valores
9. fimpara
10. resultado <- x / 5
11. escreva("Resultado: ", resultado)
12. fimalgoritmo

O resultado da lógica dos algoritmos precedente é a

Alternativas
Comentários
  • Questão sem formatação alguma, o velho "control C + control V" na prova, se concentre em qualidade e não somente em quantidade de questões do site, Qconcursos, melhorem. Sobre a questão, ela faz a média dos valores lidos, como não temos a informações de quais valores serão lidos, descartamos a alternativa C, sendo assim, a alternativa A é a correta.

  •  1. var

     2. valores: vetor [1..5] de inteiro

     3. resultado, x: real

     4.

     5. inicio

     6. para i de 1 ate 5 faca

     7. leia(valores)

     8. x<- x + valores

     9. fimpara

     10. resultado <- x / 5

     11. escreva("Resultado: ", resultado)

     12. fimalgoritmo 

  • Força Guerreiro!!!!!!

  • erro da letra C:

    resultado (x/5)

    1/5 = 0,2

    3/5 = 0,6

    6/5 = 1,2

    10/5 = 2

    15/5 = 3


ID
5059009
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

1. var
2. cont,n,resultado:inteiro
3. inicio
4. resultado <-1
5. leia(n)
6. para cont de 1 ate n passo 1 faca
7. resultado <- resultado *cont
8. fimpara
9. escreva(resultado)
10. fimalgoritmo

Em relação à lógica do algoritmo precedente, caso o valor de n (linha 5) seja igual a

Alternativas
Comentários
  • Qconcursos sempre com preguiça de formatar a questão, prova de programação para quem ta iniciando já é difícil, aí sem formatação vocês terminam de "matar" a pessoa.

  •  1. var

     2. cont,n,resultado:inteiro

     3. inicio

     4. resultado <-1

     5. leia(n)

     6. para cont de 1 ate n passo 1 faca

     7. resultado <- resultado *cont

     8. fimpara

     9. escreva(resultado)

     10. fimalgoritmo 

  • Boa Sorte

  • 1. var 

    2. cont,n,resultado:inteiro 

    3. inicio 

    4. resultado <-1 

    5. leia(n) 

    6. para cont de 1 ate n passo 1 faca 

    7. resultado <- resultado *cont 

    8. fimpara 

    9. escreva(resultado) 

    10. fimalgoritmo

    resultado - cont - n(resultado x cont)

    1 - 1 - 1

    1 - 2 - 2

    2 - 3 - 6

    6 - 4 - 24

    24 - 5 - 120


ID
5059012
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Assinale a opção que apresenta a representação booleana equivalente mais simplificada para a função F(X, Y, Z) = X·Z + Z·(X' + XY).

Alternativas
Comentários
  • XZ + Z(X' + XY) -> quebro a segunda parte

    XZ + ZX' + ZXY -> isolo o Z

    Z(X + X' + XY) -> (X) ou (não X) sempre vai ser 1

    Z(1 + XY) -> verdadeiro ou qualquer coisa sempre vai ser 1

    Z(1) -> por fim, a função só depende de Z

    Z

  • Boa Sorte


ID
5059015
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

O fato de o complemento do produto ser igual à soma dos complementos, ou seja, (A'·B') = A' + B', é justificado

Alternativas
Comentários
  • 1 - Teorema do Complemento do Produto. Esse teorema diz que o complemento do produto é igual à soma dos complementos, ou seja, (A'.B') = A'+B'

    2 - Teorema do complemento da Soma. Esse teorema diz que o complemento da soma é igual ao produto dos complementos, sendo uma extensão do complemento anterior. (A'+B') = A'.B'

    A tabela-verdade a seguir mostra o teorema sendo aplicado e a igualdade entre os membros sendo provada:

    A B A'+B' A'.B'

    0 0 1 1

    0 1 0 0

    1 0 0 0

    1 1 0 0

    FONTE: bosontreinamentos por Fábio Reis  [autor do post] em Eletrônica Digital

  • Boa Sorte


ID
5059018
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Em determinada estrutura de dados, os valores seguem a regra segundo a qual o último a entrar é o primeiro a sair.


Essa estrutura é do tipo

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Pilhas onde o último elemento a ser inserido, será o primeiro a ser retirado. LIFO (last-in first-out),   

    Fila o primeiro objeto inserido na fila é o primeiro a ser removido FIFO (= First-In-First-Out)

    para quem estuda contabilidade, é bom associar:

    Pilha = UEPS

    Fila = PEPS

  • GAB: A

    - Pilhas onde o último elemento a ser inserido, será o primeiro a ser retirado. LIFO (last-in first-out),  

    - Fila o primeiro objeto inserido na fila é o primeiro a ser removido FIFO (= First-In-First-Out).

    - Listas são conjuntos de elementos, objetos, variáveis, tarefas, ou qualquer coisa que se possa enumerar e formar um conjunto.

    - Encadeada - Posições alocadas na memória onde um Elemento armazena o endereço do PRÓXIMO

    - DUPLAMENTE Encadeada - Posições alocadas na memória onde um Elemento armazena o endereço do ANTERIOR e do PRÓXIMO

    - Matrizes são estruturas de dados que possuem mais de uma dimensão (vetor). Diferentemente dos vetores que precisam de apenas um índice para acesso aos elementos, as matrizes necessitam utilizar um índice para cada dimensão.

  • Algoritmos e Estrutura de Dados:

    Last In, First Out - PILHA      → ÚLTIMO QUE ENTRA, PRIMEIRO QUE SAI     - Na contabilidade → UEPS

    First In, First Out - FILA        → PRIMEIRO QUE ENTRA, PRIMEIRO QUE SAI  - Na contabilidade → PEPS

    Pilha é uma estrutura de dados em que o último elemento a ser inserido será o primeiro a ser retirado. (CERTO)

     

    Listas são conjuntos de elementos, objetos, variáveis, tarefas, ou qualquer coisa que se possa enumerar e formar um conjunto.

    Matrizes são estruturas de dados que possuem mais de uma dimensão (vetor). Diferentemente dos vetores que precisam de apenas um índice para acesso aos elementos, as matrizes necessitam utilizar um índice para cada dimensão.

    Árvore binária (= Binary Tree) é um conjunto de registros que satisfaz certas condições. As condições não serão dadas explicitamente, mas elas ficarão implicitamente claras no contexto. Os registros serão chamados nós (poderiam também ser chamados células). Cada nó tem um endereço.

    IG: Andreo_Pickler

  • Pensei assim:

    Imagine uma pilha de livros( um sobre o outro) , o último que você coloca será o primeiro a sair ( senão cai tudo). 

    Imagine em uma fila para pegar um objeto , o primeiro que pega é o primeiro que vai embora.. 

  • FILA é o PEPS (Primeiro a Entrar é o Primeiro a Sair)

    PILHA é o UEPS (Ultimo a Entrar é o Primeiro que Sai)

  • FILA = Imagine uma fila de banco, o primeiro que chega é o primeiro a ser atendido, o último a chegar também será o último a ser atendido.

    PILHA = Imagine uma pilha de livros, um em cima do outro. Esses livros são pesados e você não pode tirar um livro do meio da pilha, só é possível ir tirando o livro que está em cima até chegar no último. Dessa fora, o primeiro a entrar será o último a sair e o último a entrar será o primeiro a sair.

  • A=Pilha

    FILA = FIFO (First In First Out) = Primeiro que entra é o primeiro que sai.

    PILHA = LIFO (Last In First Out) = Último que entra é o primeiro que sai.

  • Boa Sorte


ID
5059021
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um mesmo trabalho pode ser realizado por João e Pedro em 6 dias; por Pedro e José em 8 dias; ou por João e José em 12 dias.


Nesse caso, para fazer o trabalho sozinho, João levará

Alternativas
Comentários
  • alguém explique essa questão

  • Também não sei

  • 6xD= 6D

    8x12= 96

    D= 96: 6= 16

  • João + Pedro = 6 dias;

    Pedro +José = 8 dias;

    João + José = 12 dias.

    João = ?

    MMC de 12 , 8 , 6 = 24

    Vou isolar João e pegar a equação que ele não está:

    Pedro + José= 8

    [ Pedro = 8 - José ]

    Substitui:

    Pedro + João + José = 24

    8 - José + João + José = 24

    8 + João = 24

    João = 24 - 8

    João = 16

    Espero ter ajudado!

  • Soma de esforços

    1/João + 1/Pedro = 1/6

    1/Pedro + 1/José = 1/8

    1/João + 1/José = 1/12

    Multiplicar por -1 a segunda equação e depois somar com a 3 equação:

    -1 x (1/Pedro + 1/José = 1/8) =

    -1/Pedro - 1/José = - 1/8

    1/João + 1/José = 1/12

    -1/Pedro + 1/João = - 1/8 + 1/12

    -1/Pedro + 1/João = -1/24

    Somar com a primeira equação:

    -1/Pedro + 1/João = -1/24

    1/João + 1/Pedro = 1/6

    2/João = -1/24 + 1/6

    2/João = -1+4/24

    2/João = 3/24

    João x3 = 24X2

    João x3 = 48

    João x3 = 48/3 = 16

  • Alguém tem um vídeo de algum professor resolvendo essa questão? Só pelos comentários não consegui entender a resolução!

  • João + Pedro = 6 dias

    Pedro + José = 8 dias

    João + José = 12 dias

    João?

    Indo manualmente

    João(5dias) + Pedro(1dia) = 6 dias

    Pedro(1 dia) + José(7 dias) = 8 dias

    João(5 dias) + José(7dias) = 12 dias

    João = 10 dias

    José = 14 dias

    Pedro = 2 dias

    Se o João já fazia com o José e Pedro em 10 dias

    Sozinho ele faria o que restou = 16 dias

    Nem sei se está certo galera, foi no chute do cálculo maluco que nem sei se é isso

    Mas na prova deixaria em branco, óbvio kkkkkkkkkkkk

  • MMC (6,8,12) = 24. Ou seja, João, Pedro e José executariam o serviço em 24 dias. João + Pedro + José = 24;

    Se Pedro e José executariam o serviço em 8 dias (Pedro + José = 8) João, sozinho executaria o serviço em: João = 24 - 8; João = 16 dias.

    GABARITO: D

    @simplificandoquestoescombizus (Jefferson Lima)

  • JOÃO = X

    PEDRO = Y

    JOSE = Z

    X+ Y = 6

    Y + Z = 8

    X + Y = 12

    MMC 6,8,12 = 24

    TODOS JUNTOS FAZEM O TRABALHO EM 24 DIAS

    1 ° encontrei o valor de Y

    Y - Z = 8

    Y=8 - Z

    Y= 7

    X= 24 - Y - Z

    X= 24 - 7 - Z

    X= 17 - Z

    X = 16

    ALTERNATIVA CORRETA D 16 dias

  • Sei nem errar essa questão

  • Exercício de soma de esforços. O famoso exercício das torneiras.

    Joao = X

    Pedro= Y

    José= Z

    X + Y =6

    Y+ Z = 8     Logo Y = 8 - Z

    X + Z =12

    Tirando  o  MMC = 24

    Logo, X + Y + Z =24

    Isolando Y na segunda equação e substituindo:

    X+ Y +Z =24

    X + (8 – Z) + Z =24

    X + 8 =24

    X =16 

  • X = V.T

    X = MMC(6,8,12) = 24

    Vp +Vjo = 4

    Vp +Vje = 3------------> Vjo = Vje+1

    Vje + Vjo = 2-----------> Vje+Vje+1 = 2-------> Vje=0,5

    Vjo = 1,5

    ---------

    X=V.T

    24 = 1,5 x Tjo

    Tjo = 16


ID
5059030
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Na estrutura de dados denominada FILA,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    FILA = FIFO (First In First Out) = Primeiro que entra é o primeiro que sai.

    PILHA = LIFO (Last In First Out) = Último que entra é o primeiro que sai.

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.

  • LETRA "B"

    - Pilhas onde o último elemento a ser inserido, será o primeiro a ser retirado. LIFO (last-in first-out),  

    - Fila o primeiro objeto inserido na fila é o primeiro a ser removido FIFO (= First-In-First-Out).

  • Resposta: B

    FILA é o PEPS (Primeiro que Entra Primeiro que Sai)

    PILHA é o UEPS (Último que Entra, Primeiro que Sai)

  • Tenho a impressão que já vi isso na contabilidade... tem a ver?

  • Basta lembra da logica de uma fila, quem chega primeiro será o primeiro a ser atendido ou sair

  • FILA = Imagine uma fila de banco, o primeiro que chega é o primeiro a ser atendido, o último a chegar também será o último a ser atendido.

    PILHA = Imagine uma pilha de livros, um em cima do outro. Esses livros são pesados e você não pode tirar um livro do meio da pilha, só é possível ir tirando o livro que está em cima até chegar no último. Dessa fora, o primeiro a entrar será o último a sair e o último a entrar será o primeiro a sair.

  • A letra d tambem está correta

  • Boa Sorte

  • O item D está errado porque se ordenar os valores, não seria possivel aplicar o conceito da FILA nos itens.

  • A = Pilha

    B = Fila

    C = Vetor

    D = Lhufas

    E = Matriz

    GAB B.


ID
5059036
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

(4 > 2) xor (5 = 3) and (4 > 2) or (5 = 5)

Assinale a opção que apresenta o resultado da expressão anterior.

Alternativas
Comentários
  • Tabela Lógica

    XOR= OU EXCLUSIVO... só será VERDADEIRO quando apenas 1 dos elementos for verdadeiro.

    OR= OU... será VERDADEIRO quando qlq 1 dos elementos for verdadeiro.

    AND= E... será VERDADEIRO quando ambos elementos forem verdadeiros.

    (4 > 2) xor (5 = 3) and (4 > 2) or (5 = 5)

    (4 > 2) V

    (5 = 3) F

    (4 > 2) V

    (5 = 5) V

    (4 > 2) XOR (5 = 3) V:

    Como temos só 1 VERDADEIRO, a sentença é verdadeira

    (4 > 2) OR (5 = 5) V:

    Como temos ao menos 1 VERDADEIRO, a sentença é verdadeira

    (4 > 2) xor (5 = 3) AND (4 > 2) or (5 = 5):

    Como ambos os lados são VERDADEIROS, a sentença é verdadeira

  • (4 > 2) xor (5 = 3)

    TRUE XOR FALSE = TRUE

    and

    (4 > 2) or (5 = 5)

    TRUE OR TRUE = TRUE

    No fim ficou: TRUE and TRUE = TRUE

  • Boa Sorte


ID
5059039
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Assinale a opção que apresenta a técnica que tem a maior complexidade de tempo de execução.

Alternativas
Comentários
  • A ordenação por seleção é um algoritmo de ordenação baseado em se passar sempre o menor valor do vetor para a primeira posição, depois o de segundo menor valor para a segunda posição, e assim é feito sucessivamente com os n-1 elementos restantes, até os últimos dois elementos. Portanto tem a maior complexidade de tempo de execução. Fonte: 

  • Complexidade O(n²) > O(n log n) > O(n)

    ALGORITMO MELHOR CASO CASO MÉDIO PIOR CASO

    BubbleSort O(n) O(n²) O(n²)

    InsertionSort O(n) O(n²) O(n²)

    SelectionSort O(n²) O(n²) O(n²)

    QuickSort O(n log n) O(n log n) O(n²)

    ShellSort O(n log n) Depende do gap O(n²)

    MergeSort O(n log n) O(n log n) O(n log n)

    HeapSort O(n log n) O(n log n) O(n log n)

    GABARITO: D

  • https://s3.ap-south-1.amazonaws.com/afteracademy-server-uploads/comparison-of-sorting-algorithms-compare1-18082c14f960abf3.png

  • Boa Sorte


ID
5059042
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

No caso de haver quatro entradas de sinal, é possível haver

Alternativas
Comentários
  • 2⁴ -> 16

  • Gabarito: Alternativa D

    4 entradas de sinal (podendo ser 0 ou 1), teremos 2^4 possíveis saídas.

    2^4 = 16.


ID
5059045
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A respeito do CoffeeScript — linguagem baseada em Ruby e Python, julgue os itens a seguir.

I O CoffeeScript tem a capacidade de transcompilar (compilar de uma linguagem fonte para outra) em JavaScript.
II Um código escrito em CoffeeScript é equivalente ao JavaScript em número de linhas.
III Ao contrário do JavaScript, o CoffeScript possui herança baseada em classe.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB. C

    CoffeeScript compila em JavaScript e os programas podem ser escritos com menos código, tipicamente com 1/3 a menos de linhas. portanto a II está errada.

    As outras alternativas estão corretas

  • Gabarito é a letra C.

    Recomendo notificar erro, pois não tem a ver com Python.

  • Sobre o III, Javascript utiliza herança baseada em protótipos debaixo dos panos.

    .

    "In JavaScript, class inheritance is implemented on top of prototypal inheritance"

    https://medium.com/javascript-scene/master-the-javascript-interview-what-s-the-difference-between-class-prototypal-inheritance-e4cd0a7562e9

  • nunca ouvi falar


ID
5059048
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

JavaScript trabalha com números usando os operadores aritméticos fornecidos pela própria linguagem. No entanto, a linguagem aceita operações matemáticas mais complexas por meio de um conjunto de funções e constantes definidas como propriedades do objeto Math.

Assinale a opção que apresenta a função que permite realizar, em JavaScript, a operação matemática de arredondar para cima o número 1,17, obtendo-se o valor 2.

Alternativas
Comentários
  • Math.ceil() - arredonda para cima;

    Math.exp() - retorna x elevado a e onde x é o argumento e "e" é o número de Euler;

    Math.pow() - recebe dois argumentos Math.pow(x, y) e retorna o valor de x elevado a y;

    Math.round() - retorna o inteiro mais próximo, arredonda para baixo ou para cima;

    Math.sqrt() - retorna a raiz quadrada de um número

    https://developer.mozilla.org/en-US/docs/Web/JavaScript/Reference/Global_Objects/Math


ID
5059054
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Java é uma linguagem construída a partir de um legado das linguagens C e C++. No entanto, ela apresenta características únicas que a diferem das demais, como:

I o applet, que é um tipo especial de programa Java projetado para ser transmitido pela Internet e executado por um navegador web compatível com Java.
II a saída de seu compilador não gera um código executável e, sim, um bytecode.
III o fato de um programa Java ser executado somente pela Java virtual machine (JVM).

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRE E

    Diferente das linguagens de programação modernas, que são compiladas para código nativo, a linguagem Java é compilada para um bytecode que é interpretado por uma máquina virtual (Java Virtual Machine, mais conhecida pela sua abreviação JVM).

  • I o applet, que é um tipo especial de programa Java projetado para ser transmitido pela Internet e executado por um navegador web compatível com Java. 

    I - Um applet é um tipo especial de programa Java projetado para ser transmitido pela Internet e executado automaticamente por um navegador Web compatível (Java para Iniciantes - 6ed)

     II a saída de seu compilador não gera um código executável e, sim, um bytecode. 

    A JVM não entende código Java, e sim um código especifico chamado , que é gerado pelo compilador Java (javac). Esse código é o que será traduzido pela Virtual Machine para o código de cada máquina em questão. 

    III o fato de um programa Java ser executado somente pela Java virtual machine (JVM).

    Já o Java não tem esse problema, pois sua execução não está diretamente relacionada com o Sistema Operacional, ele conversa diretamente com a JVM (Java Virtual Machine), possibilitando assim a portabilidade de seu código. O que for escrito em um sistema operacional Windows, irá rodar em um sistema operacional Linux (salvo algumas exceções de códigos nativos). Esse processo cria uma independência do Sistema Operacional, dando ao desenvolvedor uma liberdade de desenvolver para múltiplas plataformas sem aquela preocupação de se o código irá funcionar corretamente. A Virtual Machine sim é desenvolvida em código nativo, pois ela conversa diretamente com o sistema operacional para que o programa Java funcione na máquina


ID
5059057
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A iniciativa .NET, da Microsoft, apresenta um conjunto totalmente novo de conceitos dessa plataforma. Esse framework possui diversos elementos que a compõem: um deles é o conjunto de tipos de dados comuns, na forma de objetos, os quais podem ser utilizados por todas as linguagens habilitadas ao .NET, como o C#.
O elemento do framework .NET citado no texto é

Alternativas
Comentários
  • Common type system

    O Common type system define como os tipos são declarados, usados e gerenciados no common language runtime e também é uma parte importante do suporte do runtime para integração entre linguagens. O Common type system executa as seguintes funções:

    • Estabelece uma estrutura que ajuda a permitir a integração entre linguagens, segurança de tipo e execução de código de alto desempenho.
    • Fornece um modelo orientado a objetos que suporta a implementação completa de muitas linguagens de programação.
    • Define regras que as linguagens devem seguir, o que ajuda a garantir que os objetos escritos em diferentes linguagens possam interagir uns com os outros.
    • Fornece uma biblioteca que contém os tipos de dados primitivos (como Boolean, Byte, Char, Int32 e UInt64) usados no desenvolvimento de aplicativos.

ID
5059060
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

CSharp (C#) é uma linguagem de programação moderna, orientada a objeto e de tipo seguro. Considerando as características gerais dessa linguagem, julgue os itens a seguir.

I Suas raízes originam-se na família de linguagens C, Java e JavaScript.
II É uma linguagem de programação orientada a objetos e orientada a componentes.
III Enfatiza o controle de versão para garantir que programas e bibliotecas possam evoluir ao longo do tempo de maneira compatível.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • ✅Gabarito(D)

    I Suas raízes originam-se na família de linguagens C, Java e JavaScript

     A criação do C# foi baseada nas linguagens de programação C, C++ e Java.

    Fonte: https://www.devmedia.com.br/a-evolucao-da-linguagem-de-programacao-csharp/28639

  • Nunca tinha ouvido falar que o CSharp faz controle de versão, deve ser muito ruim porque todo mundo usa o github ou outro controlador de versao.


ID
5059063
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

resultado = w ? x : y;

Considerando que o CoffeeScript é uma pequena linguagem que compila em JavaScript, assinale a opção que apresenta o código CoofeeScript que equivale ao código JavaScript apresentado.

Alternativas
Comentários
  • Esse que é o "Famoso" if ternário. Deixa o código bem mais limpo! ^^

  • Gabarito: Letra A

    "Se w for verdadeiro então x senão y"

  • LETRA A

    A linguagem de programação C (e linguagens derivadas) possui o operador ternário ?:, que representa uma expressão condicional. Sua sintaxe é:

    <condição> ? <operação 1> : <operação 2>;

    Essa expressão avalia para <operação 1> se a <condição> for verdadeira. Caso contrário, avalia para a <operação 2>.

    @rodolfodalves


ID
5059066
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

resultado = (x for x in [5..2])


Assinale a opção que apresenta o resultado da execução do código CoofeeScript precedente.

Alternativas
Comentários
  • A iteração se inicia pela primeira posição do array (valor 5) até o 2.

  • A iteração é de intervalo aberto. 5..2 vai exatamente de 5 a 2.

    Gabarito: B

  • LETRA B

    CoffeeScript é uma linguagem de programação que transcompila para JavaScript. A linguagem adiciona elementos de sintaxe inspirados no Ruby, Python e Haskell para aprimorar a leitura e concisão do JavaScript, adicionando características sofisticadas como compreensão de lista e Casamento de padrões. CoffeeScript compila em JavaScript e os programas podem ser escritos com menos código, tipicamente com 1/3 a menos de linhas, sem efeito na performance.


ID
5059069
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

<!DOCTYPE html>
<html>
<body>
<p id="abc"></p>
<script>
var x = 7;
var y = 3;
document.getElementById("abc").innerHTML =
(x < 9 x === 7 y === 3) + "<br>" +
!(x == 6 /script>
</body>
</html>

Assinale a opção que apresenta o resultado da execução do código JavaScript precedente.

Alternativas

ID
5059072
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Na linguagem de programação Python, existem 3 estruturas para armazenar dados indexados. A estrutura cujos valores são imutáveis depois de sua criação é conhecida como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Tupla: Trata-se de uma coleção de valores ordenados, imutáveis e indexáveis que pode conter valores duplicados (também podem ser chamadas de sequências). são delimitadas por parênteses ()

    Lista: Trata-se de uma coleção de valores ordenados, mutáveis e indexáveis que pode  conter valores duplicados. são delimitadas por colchetes []

    Set/Conjunto: Trata-se de uma coleção de valores desordenados, mutáveis e não indexáveis que não pode conter valores duplicados. são delimitadas por chaves{}

    Dicionário: Trata-se de uma coleção de valores desordenados, mutáveis e indexáveis que não pode conter valores duplicados. delimitadas por chaves. {} as chaves delimitam um conjunto de chave:valor

    fonte: estratégia

  • Assertiva C

    Tuplas são sequências de valores, da mesma forma que listas. Os valores de uma tupla, ao contrário de uma lista, são imutáveis

    len((1,2,3))

    3

  • Gabarito: C - Tupla

    Variáveis e tipos imutáveis em Python: int, float, string, bool, str, frozenset, tuple

  • GAB. LETRA C

    LISTAS

    Provavelmente, a estrutura de dados mais básica em Python é a list. Uma lista é apenas uma coleção ordenada. (É parecida com o array das outras linguagens, mas com algumas funcionalidades a mais.)

    integer_list = [1, 2, 3]

    TUPLAS

    São as primas imutáveis das listas. Quase tudo que você pode fazer com uma lista, que não envolva modificá-la, é possível ser feito em uma tupla. Você especifica uma tupla ao usar parênteses (ou nada) em vez de colchetes:

    my_tuple = (1, 2)

    DICIONÁRIO

    Outra estrutura fundamental é um dicionário, que associa valores com chaves e permite que você recupere o valor correspondente de uma dada chave rapidamente:

    empty_dict = {}

    Data Science do zero_ Primeiras regras com - Joel Grus

  • Em Python:

    Imutáveis (não posso alterar):  Tupla, int, float, string, bool.

    ===============================================

     

    Mutáveis (posso alterar)Listas, dicionários, conjuntos, bytearrays e classes definidas pelo usuário.

  • GABARITO: LETRA 'C'

    TUPLA:

    • Ordenada
    • Imutável
    • Permite duplicatas
    • Indexação por inteiro
    • Delimitada por ()

    LISTA OU LIST:

    • Ordenada
    • Mutável
    • Permite duplicatas
    • Indexação por inteiro
    • Delimitada por []

    DICIONARIO OU DICTIONARY:

    • Não ordenada
    • Mutável
    • Não permite duplicatas
    • Indexação por string
    • Delimitada por {}
  • EM PYTHON AS TUPLAS:

    É PARECIDA COM A LISTA, PORÉM É CRIADA EM PARÊNTESE E APÓS SER DECLARADA NÃO PODE SER MAIS ALTERADA, É IMULTÁVEL.

  • TUPLA NO PHYTON -> ( )

    IMUTÁVEL

  • Para não esquecer: APÓS A CRIAÇÃO AS TUPLAS SÃO IMUTÁVEIS - APÓS A CRIAÇÃO AS TUPLAS SÃO IMUTÁVEIS - APÓS A CRIAÇÃO AS TUPLAS SÃO IMUTÁVEIS - APÓS A CRIAÇÃO AS TUPLAS SÃO IMUTÁVEIS - APÓS A CRIAÇÃO AS TUPLAS SÃO IMUTÁVEIS - APÓS A CRIAÇÃO AS TUPLAS SÃO IMUTÁVEIS

  • LETRA: C

    TUPLA = IMUTÁVEL (Não se pode mudar suas referências internas (seus valores), nem adicionar ou remover elementos.)

  • GAB: C

    Tuplas são estruturas de dados que uma vez criadas não podem ser alteradas, ou seja, uma tupla é IMUTÁVEL em tempo de execução.

    P.S:  A partir da versão 3.5 do Python é possível criar uma tupla sem o uso dos parênteses para delimitar o conjunto de dados que a formarão.

  • Gab: Letra C

    TUPLAS ( ) - Ordenada, imutável, usa índices numéricos

    LISTAS [ ] - Ordenada, mutável, usa índices numéricos

    DICIONÁRIOS { } - Não ordenada, mutável, usa índices alfanuméricos

  • Um BIZU que funciona comigo

    Python = aquela cobra enorme (haha)

    As Tuplas (linhas) de uma cobra são IMUTÁVEIS, pois elas todas rastejam em linhas, e rastejam como CORDAS (STRINGS) : STRINGS E TUPLAS = IMUTÁVEIS hahaha

    As Listas são MUTÁVEIS, pois cada cobra tem suas listRas. hahaha

    AH, vai dizer que nao foi masssa? ahahahah

  • Características da linguagem Python:

    1. Linguagem de alto nível: mais próxima da linguagem humana.
    2. Sintaxe minimalista.
    3. Evita símbolos especiais para não poluir o código.
    4. Interpretada:  não é necessário compilar os códigos escritos; não precisa compactar(converter) para baixo nível; não possui um arquivo do tipo .EXE; possui um programa específico para executar os códigos, ex: prompt de comando do windows.
    5. Linguagem script: scripts são programas criados(os códigos escritos).
    6. É case sensitive(diferencia letras maiúsculas e minúsculas).
    7. Possui identação de código.

    Comentários na linguagem python:

    1. # no início de um comentário que ocupa uma linha(geralmente um comentário à frente do código).
    2. ‘’’ (3 aspas simples) comentários com mais de uma linha(comentários direto no terminal).
    • Operações de códigos python:
    1. >>>   identifica que é uma língua digitável do código. Não retorna o resultado entre colchetes [1] (como em -R).
    • A função bool() retorna sempre True, exceto ser o parâmetro de entrada for: False, 0 ou vazio. 
    • Como assim? Vejam só:
    • bool(False ) = False
    • bool(0) = False
    • bool() = False
    • Em todos os outros casos, ele retornará True! Lembrem-se que False é diferente False :
    • O primeiro é um booleano e o segundo é uma String. Logo...
    • bool(False ) = False
    • bool(”False ”) = True

    • TUPLA:
    • Ordenada
    • Imutável
    • Permite duplicatas
    • Indexação por inteiro
    • Delimitada por ()

    • LISTA OU LIST:
    • Ordenada
    • Mutável
    • Permite duplicatas
    • Indexação por inteiro
    • Delimitada por []

    • DICIONARIO OU DICTIONARY:
    • Não ordenada
    • Mutável
    • Não permite duplicatas
    • Indexação por string
    • Delimitada por {}

     

     


ID
5059075
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Em Java, a estrutura de repetição que permite que um conjunto de instruções não seja executada nenhuma vez é representada por

Alternativas
Comentários
  • Gab: A

    O termo while pode ser traduzido para o português como “enquanto”. Este termo é utilizado para construir uma estrutura de repetição que executa, repetidamente, uma única instrução ou um bloco delas “enquanto” uma expressão booleana for verdadeira.

    fonte:(https://tableless.com.br/java-estruturas-de-repeticao/ )

  • while --> O while testa a condição antes de cada iteração e não executa ação alguma se sua condição for falsa. Gabarito da questão

    do-while --> O do-while primeiro realiza a iteração(do) e depois testa a condição. Portanto do-while executa uma iteração se a condição for falsa no início.

    switch --> switch, assim como o if, não é operador de iteração; mas sim de condição. O comando switch faz suas escolhas procurando por uma coincidência entre um valor "seletor" e outros valores do mesmo tipo associados com cada opção. Case faz parte do switch. Corresponde a um if-else

    continue --> Instrução semelhante a break. Porém, o invés de finalizar todo o laço, o continue finaliza um único ciclo, mas continua a execução de da estrutura de repetição

  • while: testa e depois faz ou não

    do while: faz e depois testa se continua fazendo ou não

  • LETRA A

    ...a estrutura de repetição ...

    Estruturas de Repetição:

    while

    Do... while

    for

    Estruturas de Decisão:

    If

    Switch

    Estruturas de Interrupção:

    break

    continue

    return

    @rodolfodalves


ID
5059078
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No que se refere à linguagem .NET C#, assinale a opção que apresenta a característica que permite que classes derivadas de uma mesma classe superior executem métodos com mesma assinatura e comportamentos diferentes.

Alternativas
Comentários
  • polimorfismo = mesmo nome, com funções diferentes

  • Que zebra! não sei se foi o horário (1h:41m), mas eu li só "...permite que classes derivadas de uma mesma classe superior executem métodos", marquei A.

    É importantíssimo ler o comando da questão completo! Lições da madrugada

  • Polimorfismo é o princípio pelo qual duas ou mais classes derivadas de uma mesma superclasse podem invocar métodos que têm a mesma identificação, assinatura, mas comportamentos distintos, especializados para cada classe derivada, usando para tanto uma referência a um objeto do tipo da superclasse.

  • Poliformismo.

  • Um dos Dois tipos de POLIMORFISMO

    - SOBRECARGA/OVERLOADING/POLIMORFISMO ESTÁTICO = Nome do MÉTODO IGUAL e PARÂMETROS DIFERENTES. a gente altera os parâmetros, que fazem parte da assinatura  A decisão do método a ser chamado é tomada em TEMPO DE COMPILAÇÃO.

     - Ocorre quando uma classe possui métodos com mesmo nome, entretanto assinaturas diferentes.

    GAB D