Gabarito letra C.
a) Correta. A primeira base do anticódon (no sentido 5'-3') é quem determina o número de códons que será reconhecido pelo RNAt, assim, se for a base I (iosinato- uma base pouco conhecida por nós estudantes), ela poderá formar ligações com U, C e A, na terceira base do códon (daí o motivo do nome de base oscilante) e originar o mesmo AA (lembrem-se que eu posso ter mais de um códon para o mesmo AA, mas não o oposto). Dessa forma, mudanças de base na terceira posição do códon (no sentido 5'-3') serão pouco capazes de alterar o aminoácido.
b) Correta. A posiçao degenerada, caso exista, é a terceira, nunca a primeira e a segunda (segue o mesmo raciocínio da assertiva 'a')
c) Incorreta. Mutações não sinônimas são as que dão origem a um AA diferente daquele de antes da mutação. Genes house keeping são genes constitutivos, ou seja, que possuem uma expressão constante no organismo. Ora, se o gene tem expressão constante podemos deduzir que o seu produto é altamente demandado, dessa forma, se houver uma mutação capaz de alterar o AA, ela também alterará a proteína expressa, o que comprometeria o metabolismo/função/fenótipo do organismo. Isso seria um contracenso, pois teríamos mais organismos com características desfavoráveis que favoráveis.
d) Correta. Entre códons sinônimos existe aquele que é mais demandando, esse acaba por ter maior taxa de ocorrência no organismo e, por consequência, mais transcrito. Dessa forma, a proporção entre ele e outros códons que codificam o mesmo AA é muito diferente, sendo menos equitativa.
Qualquer incoerência, mandem mensagem.