SóProvas



Prova IBADE - 2021 - VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO - Técnico de Radiologia


ID
5018938
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

A Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) é uma lista de medicamentos que deve atender às necessidades de saúde prioritárias da população brasileira compreendendo a seleção brasileira ea padronização de medicamentos indicados para atendimento de doenças ou agravos no âmbito do SUS. O órgão competente para dispor sobre a RENAME e os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas em âmbito nacional, observadas as diretrizes pactuadas pela CIT, é a (o):

Alternativas

ID
5018941
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) fazem parte da estrutura e funcionamento das instituições dos serviços de saúde do SUS como componente da Rede de Atenção às Urgências. Considerar-se a UPA 24h em efetivo funcionamento quando desempenhar as seguintes atividades:

I - acolher os pacientes e seus familiares em situação de urgência e emergência;

II - funcionar como local de estabilização de pacientes atendidos pelo SAMU 192;

III - realizar consulta médica em regimes eletivos nos casos de menor gravidade;

IV - realizar atendimentos e procedimentos médicos e de enfermagem adequados aos casos demandados à UPA 24h.

Estão corretas, apenas:

Alternativas
Comentários
  • A

    I, II e IV.


ID
5018944
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Estratégia de Saúde da Família (ESF) é um projeto do MS criado em 1994, ainda com o nome de Programa Saúde da Família (PSF). A ESF conta com uma equipe de trabalho multidisciplinar que atua em uma região geograficamente delimitada, e, segundo as orientações do MS, cada equipe de Saúde da Família (ESF) deve ser responsável por, no máximo:

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre Estratégia de Saúde da Família (ESF).

    Segundo as orientações do MS, cada equipe de Saúde da Família (ESF) deve ser responsável por, no máximo 4.000 pessoas (LETRA B). Porém é recomendado que cada equipe fique com uma média de 3.000 pessoas. Isso consta na Portaria 2355 de 10 de outubro de 2013.


    Resposta do Professor:  B.

  • 4.000 pessoas.

  • Nenhuma das alternativas estão corretas. É no MÁXIMO 3.500 Pessoas.

  • Nenhuma das alternativas estão corretas. É no MÁXIMO 3.500 Pessoas.

  • Nenhuma das alternativas estão corretas. É no MÁXIMO 3.500 Pessoas.


ID
5018947
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O NASF é uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das ESF e das Equipes de Atenção Básica para populações específicas. O NASF está organizado em duas modalidades que são o NASF 1 e NASF 2. Os profissionais que compõem o NASF 1 e 2, segundo o Código Brasileiro de Ocupações (CBO), são, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • A portaria 2979 de 12/11/2019 revogou a portaria 3124 de 28/12/2012, onde acaba com as modalidades NASF 1, 2 e 3 e institui o programa " PREVINE BRASIL" que passou a ser o novo modelo de financiamento da AB.

  • Médico esteticista

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre o NASF  (núcleo de apoio à saúde da família).

    Os profissionais que compõem o NASF 1 e 2, segundo o Código Brasileiro de Ocupações (CBO), são, Médico Acupunturista; Assistente Social; Profissional/Professor de Educação Física; Farmacêutico; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Médico Ginecologista/Obstetra; Médico Homeopata; Nutricionista; Médico Pediatra; Psicólogo; Médico Psiquiatra; Terapeuta Ocupacional; Médico Geriatra; Médico Internista (clinica médica), Médico do Trabalho, Médico Veterinário, profissional com formação em arte e educação (arte educador) e profissional de saúde sanitarista, ou seja, profissional graduado na área de saúde com pós-graduação em saúde pública ou coletiva ou graduado diretamente em uma dessas áreas.

    A questão pedia EXCETO:

    A) Incorreto, pois todos fazem parte da equipe: Médico Acupunturista, Assistente Social e Profissional/Professor De Educação Física.

    B) Incorreto, pois todos fazem parte da equipe: Farmacêutico, Fisioterapeuta e Fonoaudiólogo.  

    C) Incorreto, pois todos fazem parte da equipe: Médico Ginecologista/Obstetra, Médico Homeopata e Nutricionista.

    D) Incorreto, pois todos fazem parte da equipe: Médico Pediatra, Psicólogo e Médico Psiquiatra. 

    E) Correto. Médico Esteticista não faz parte da equipe.


    Resposta do Professor:  E.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre o NASF (núcleo de apoio à saúde da família).

    Os profissionais que compõem o NASF 1 e 2, segundo o Código Brasileiro de Ocupações (CBO), são, Médico Acupunturista; Assistente Social; Profissional/Professor de Educação Física; Farmacêutico; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Médico Ginecologista/Obstetra; Médico Homeopata; Nutricionista; Médico Pediatra; Psicólogo; Médico Psiquiatra; Terapeuta Ocupacional; Médico Geriatra; Médico Internista (clinica médica), Médico do Trabalho, Médico Veterinário, profissional com formação em arte e educação (arte educador) e profissional de saúde sanitarista, ou seja, profissional graduado na área de saúde com pós-graduação em saúde pública ou coletiva ou graduado diretamente em uma dessas áreas.

    Médico esteticista


ID
5018950
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um dos programas do SUS é o chamado “Hiperdia” que destina-se ao cadastramento e acompanhamento de portadores de Hipertensão Arterial e/ou Diabetes Mellitus atendidos na rede ambulatorial do SUS. A respeito do Hiperdia, é correto afirmar que:

I – permite gerar informação para aquisição, dispensação e distribuição de medicamentos de forma regular e sistemática a todos os pacientes cadastrados;

II – um dos objetivos do programa é a prevenção, diagnóstico e terapêutica mais precoce possível das complicações;

III – uma das funcionalidades do programa é a disponibilização de informações de acesso público com a identificação do portador;

IV – um dos benefícios desse programa é permitir conhecer o perfil epidemiológico da Hipertensão Arterial e do diabetes mellitus na população.

Estão corretas, apenas:

Alternativas
Comentários
  • I, II, IV

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre o programa  “Hiperdia" para acompanhamento de portadores de Hipertensão Arterial e/ou Diabetes Mellitus.

    I – Correto. Permite gerar informação para aquisição, dispensação e distribuição de medicamentos de forma regular e sistemática a todos os pacientes cadastrados pois é possível obter as informações de quem são essas pessoas e quais medicamentos ela utiliza para tratamento;

    II – Correto. Um dos objetivos do programa é a prevenção, diagnóstico e terapêutica mais precoce possível das complicações, através do monitoramento constante e intervenções de baixo custo;

    III – Incorreto. O programa não faz a disponibilização de informações de acesso público com a identificação do portador; ele é para acompanhamento dos portadores dessas comorbidades.

    IV – Correto. Um dos benefícios desse programa é permitir conhecer o perfil epidemiológico da Hipertensão Arterial e do diabetes mellitus na população de uma determinada área, uma vez que esse cadastro é feito pela atenção básica à saúde.

    Resposta do Professor:  B) I, II e IV.


ID
5018953
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A organização e o desenvolvimento do processo de trabalho do NASF dependem de algumas ferramentas já amplamente testadas na realidade brasileira. Uma dessas ferramentas, constitui-se em um conjunto de propostas e de condutas terapêuticas articuladas para um sujeito individual ou coletivo por uma equipe multidisciplinar, estamos falando do (a):

Alternativas
Comentários
    • Apoio Matricial: a expressão "apoio" constitui-se como central na proposta do NASF e remete à compreensão de uma tecnologia de gestão denominada "apoio matricial" (NASF), que se complementa com o processo de trabalho em "equipes de referência" (equipe SF), que buscam mudar o padrão dominante de responsabilidade nas organizações: em vez de as pessoas se responsabilizarem por atividades e procedimentos, caracterizados como tecnologia dura e leve-dura, o que se pretende é construir a responsabilidade de pessoas para pessoas, caracterizada pelas tecnologias leves. Dessa forma, o apoio matricial agrega tanto a dimensão leve-dura, caracterizada pela assistência, responsável por produzir ação clínica direta com os usuários, quanto da tecnologia leve, caracterizada pela ação técnico-pedagógica, que produz apoio educativo com e para a equipe.
    • Clínica Ampliada: a proposta de Clínica Ampliada se direciona a todos os profissionais que fazem clínica, ou seja, os profissionais de saúde na sua prática de atenção aos usuários. Toda profissão faz um recorte, um destaque de sintomas e informações, cada uma de acordo com seu núcleo profissional. Ampliar a clínica significa ajustar os recortes teóricos de cada profissão às necessidades dos usuários. A discussão em equipe de casos clínicos, principalmente os mais complexos, é um recurso clínico e gerencial importantíssimo. A existência desse espaço de construção da clínica é privilegiada para o apoio matricial e, portanto, para o trabalho dos profissionais do NASF.
    • Projeto Terapêutico Singular (PTS): constitui-se em um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas para um sujeito individual ou coletivo, resultado da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar, com apoio matricial, se necessário. Geralmente é dedicado a situações mais complexas. É uma variação da discussão de "caso clínico". Representa um momento em que toda a equipe compartilha opiniões e saberes na tentativa de ajudar a entender o sujeito com alguma demanda de cuidado em saúde e, consequentemente, para a definição de propostas de ações.
    • Projeto de Saúde no Território (PST): pretende ser uma estratégia das equipes de SF e do NASF para desenvolver ações efetivas na produção da saúde em um território, articulando os serviços de saúde com outros serviços e políticas sociais, de forma a investir na qualidade de vida e na autonomia das comunidades. Deve iniciar-se pela identificação de uma área e/ou população vulnerável ou em risco. Tal identificação pode acontecer a partir de um "caso clínico" que chame a atenção da equipe, como uma idosa com "marcas de queda" e que pode ser vítima de violência.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre o NASF  (núcleo de apoio à saúde da família). As definições apresentadas são dadas pelas políticas de saúde.

    A) Incorreto. Apoio Matricial acontece com o compartilhamento de problemas, da troca de saberes e práticas entre os profissionais, e a articulação pactuada de intervenções entre NASF e Estratégia de Saúde da Familia (ESF).

    B) Incorreto. Clínica Ampliada faz parte da política de Humanização e é caracterizada pela doção de estratégias que acolhem as queixas do usuário que não estão relacionadas a um diagnóstico de saúde.  

    C) Correto. O Projeto Terapêutico Singular (PTS) um conjunto de propostas e de condutas terapêuticas que são propostas e articuladas para um sujeito individual ou coletivo pela equipe multidisciplinar do NASF. Esse projeto é acompanhado em conjunto pela ESF e NASF.

    D) Incorreto. Projeto De Saúde no Território (PST)
    é uma estratégia das equipes de ESF e NASF para desenvolver ações na produção da saúde no território articulando a outros serviços e políticas

    E) Incorreto. Não há Projeto Terapêutico Coletivo (PTC) na proposta de atuação do NASF com ESF. 


    Resposta do Professor: C.


ID
5018956
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Os princípios e diretrizes do SUS constituem os alicerces para o funcionamento e organização do sistema de saúde em nosso país. A base legal do SUS, apesar das diversas normatizações, decretos, portarias e medidas provisórias que atualizaram, alteraram ou revisaram seus aspectos, foi constituída fundamentalmente por três documentos que expressam os elementos básicos que estruturam e organizam o sistema de saúde brasileiro, que são:

Alternativas
Comentários
  • a Constituição Federal de 1988, a Lei 8.080/90 e a Lei 8.142/90

  • GAb a

    Poderíamos ficar entre A e D somente. O resto descartamos. Imagino q descartamos D pelo decreto ser mais novo (2011) q a lei 8142 que é de 1990, além de ser menos importante na escala de importância (lei é mais que decreto).

  • COMENTÁRIOS

    Primeiro ponto é o marco jurídico que é a CF/88. Depois, temos as leis orgânicas, que são: Lei 8080 90 e Lei 8142 90.

    RESPOSTA: A.


ID
5018959
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Um dos princípios do SUS é voltado para a identificação do espaço da diferença, e não espaço da igualdade. A concepção de um espaço regulador das diferenças, no sentido de reduzir ou atentar para as iniquidades ou diferenças. Isto é reconhecer a pluralidade e a diversidade da condição humana nas suas necessidades e nas suas potencialidades. Estamos falando da(o):

Alternativas
Comentários
  • Equidade: todos devem ter igualdade de oportunidade em usar o sistema de saúde; como, no entanto, o Brasil contém disparidades sociais e regionais, as necessidades de saúde variam. Por isso, enquanto a Lei Orgânica fala em igualdade, tanto o meio acadêmico quanto o político consideram mais importante lutar pela equidade do SUS. Trata-se da igualdade da atenção à Saúde, sem privilégios ou preconceitos. O SUS deve disponibilizar recursos e serviços de forma justa, de acordo com as necessidades de cada um. O que determina o tipo de atendimento é a complexidade do problema de cada usuário. 

    Gabarito: C


ID
5018962
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

De acordo com a Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde, é correto afirmar que:

I - toda pessoa tem direito ao tratamento adequado e no tempo certo para resolver o seu problema de saúde;

II - é direito da pessoa, na rede de serviços de saúde, ter atendimento humanizado, acolhedor, livre de qualquer discriminação, restrição ou negação;

III - toda pessoa tem direito ao acesso a bens e serviços, ordenados e organizados para garantia da promoção, prevenção, proteção, tratamento e recuperação da saúde;

IV - toda pessoa tem o direito de seus familiares e acompanhantes serem informados sobre seu estado de saúde independente do seu consentimento.

Estão corretas, apenas:

Alternativas
Comentários
  • Toda pessoa tem o direito de decidir se seus familiares e acompanhantes deverão ser informados sobre seu estado de saúde. Logo, IV está incorreta.

    Tornando-se I, II, III CORRETAS


ID
5018965
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) são doenças ou agravos cuja etiologia não está diretamente relacionada a um agente biológico, mas às múltiplas causas de origem física, social, econômica e ambiental. A respeito da DANT, é correto afirmar que:

I - as DANT são de etiologia multifatorial e compartilham vários fatores comportamentais de risco modificáveis como o tabagismo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, a obesidade e as dislipidemias;

II - é objetivo da vigilância epidemiológica das DANT o conhecimento da distribuição, da magnitude e da tendência dessas doenças e de seus fatores de risco na população;

III – são exemplos de DANT a Hipertensão, Diabetes, Doenças Cardiovasculares - (Arteriosclerose), Neoplasias, Doenças Respiratórias Crônicas (Asma) e Hepatites;

IV – uma das ações prioritárias para o enfrentamento desses agravos consiste em ter uma Alimentação Saudável.

Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • Hepatites não constitui uma DANT!

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre as Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT).

    I – Correto. As DANT são de etiologia multifatorial e compartilham vários fatores comportamentais de risco modificáveis como o tabagismo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, a obesidade e as dislipidemias; Por esse motivo é tão importante a atuação na mudança desses fatores de risco.

    II – Correto. É objetivo da vigilância epidemiológica das DANT o conhecimento da distribuição, da magnitude e da tendência dessas doenças e de seus fatores de risco na população; Através desse conhecimento é possível traçar estratégias de mudança para aquela população e um melhor acompanhamento.

    III – Incorreto. As Hepatites são doenças transmissíveis através de água e alimentos ou sangue e secreções;

    IV – Correto. Uma das ações prioritárias para o enfrentamento desses agravos consiste em ter uma Alimentação Saudável, com porções variadas em frações, com pouca ingestão de gorduras, industrializados e ultraprocessados.
    Resposta do Professor:  E) I, II e IV.


  • HEPATITE Não transmissível ?


ID
5054128
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Atualmente, a Tomografia Computadorizada (TC) tem sido associada ao estudo com cintigrafia na investigação, principalmente, de tumores e metástases. Com o objetivo de aumentar a eficácia desse método radiográfico, Hounsfield elaborou modificações na aparelhagem que promoveram reconstruções de imagens de diferentes densidades. Este método é a TC, que tem 3 unidades básicas, denominadas unidades de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Porém não entendi bem a base para essas respostas.

  • O sistema básico de composição de um tomógrafo é constituído pela unidade de escaneamento (gantry) e a estação de trabalho (workstation). Na estação de trabalho, através de um software, ocorre a reconstrução matemática, que será convertido em tons de cinza, originando a imagem final. Sendo assim, a resposta que mais se assemelha é a (A).

    Abraços e Paz!

    Leandro Luiz

    Instagram: livroleandro

    #livroleandro


ID
5054131
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

A ressonância magnética (RM) é um método de imagem que se baseia no comportamento dos prótons de hidrogênio (H+), o átomo mais abundante no corpo humano, pois este é composto por cerca de 70% de água (H2O). O equipamento de RM é constituído por alguns elementos tais como:


I - sistema de campo magnético principal;

II - sistema de corte magnético;

III - sistema gradiente do campo magnético;

IV - sistema de tratamento da imagem.


Dos itens acima mencionados estão corretos, apenas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Elementos básicos do equipamento de Ressonância Magnética:

    - O Magneto principal que é responsável por alinhar e orientar os núcleos dos átomos. (i)

    - As bobinas gradiente que mapeiam o sinal de ressonância magnética codificado. (iii)

    - As bobinas de radiofrequência que transmitem e recebem o sinal do tecido através dos pulsos de RF.

    - O sistema receptor de imagem que converte o sinal de RF recebido da bobina de RF. (iv)


ID
5054134
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

O estudo por imagem das mamas faz parte da rotina preventiva para o diagnóstico de câncer nas mulheres, a partir da 5ª década de vida, haja vista a sua elevada incidência. Pode ser realizado por mamografia, ultrassom (US) e/ou Ressonância Magnética (RM), dependendo da idade da paciente e da indicação. A respeito da mamografia, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Eu achava que baixa quilovoltagem e alta miliamperagem eram para Ossos.

    =/

  • 22a32kv 70a100mas biazole 2ediçao

ID
5054137
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Na avaliação do crânio e da face pode-se realizar desde exames radiológicos convencionais a exames contrastados especiais. Para o estudo radiológico adequado do crânio e da face, tornam-se necessários os seguintes elementos:


I – conhecimento da anatomia dessas regiões;


II – exame clínico minucioso para caracterizar especificamente a(s) possível(eis) região(ões) lesada(s);


III – conhecimento das diversas incidências para que sejam solicitadas as mais adequadas às diferentes regiões a serem estudadas;


IV – conhecimento sobre procedimentos anestésicos e infusão de contraste sedativo.


Dos itens acima mencionados estão corretos, apenas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Acho que a assertiva IV está errada por falar em contraste sedativo.

  • Também considerei a III errada. Ficou subentendido que os técnicos podem solicitar exames

    '' para que sejam solicitadas as mais adequadas às diferentes regiões a serem estudada ''

  • o "que "retoma incidência na alternativa III, justamente para não dar sentido ambíguo.assim eu interpretei.

ID
5054140
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

O estudo convencional mais simples do tórax é composto pelas radiografias torácicas lateral e poster anterior, obtidas na unidade radiográfica especialmente designada para esses exames. Sobre a radiografia torácica em perfil e poster anterior, pode-se afirmar que, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    Se é postero-anterior - PA, não é diagonal, diagonal é algo que não é perpendicular, ou seja, diagonal é o mesmo que oblíqua.


ID
5054143
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Os meios de contraste radiológicos são compostos introduzidos no organismo por diferentes vias, que permitem aumentar a definição das imagens radiográficas devendo ser do conhecimento do profissional de radiologia, toda a sua composição, forma de administração e possíveis reações adversas. Algumas reações alérgicas podem surgir durante a administração do contraste, tais como:


A – desconforto respiratório, arritmias como bradicardia, convulsões, choque e parada cardiopulmonar;

B – tosse, prurido e congestão nasal;

C – dispneia, sibilos, alterações ligeiras no pulso e pressão arterial.


Classificadas em:

( ) reação leve.

( ) reação moderada.

( ) reação grave.


A sequência correta que correlaciona os tipos de sintomas apresentados e a classificação da reação ao contraste é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Leve - tosse, prurido e congestão nasal;

    Moderada - dispneia, sibilos, alterações ligeiras no pulso e pressão arterial.

    Grave - desconforto respiratório, arritmias como bradicardia, convulsões, choque e parada cardiopulmonar;

  • Gabarito= A (BCA)


ID
5054146
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

São atividades de Engenharia de Segurança do Trabalho especificar, controlar e fiscalizar equipamentos de segurança, inclusive os de proteção individual (EPI’s), assegurando-se de sua qualidade e eficiência. São várias as exigências legais, estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para proteção radiológica do empregado tais como:


I - a avaliação obrigatória, avaliação clínica, abrangendo anamnese ocupacional e exame físico e mental conforme periodicidade estabelecida pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO;


II – a realização de Hemograma completo e contagem de plaquetas para monitorização da exposição ocupacional alguns riscos à saúde na admissão de uma nova atividade laboral e anualmente;


III - o serviço de radiologia deve possuir sala com, no mínimo, 25 m², com paredes baritadas ou com revestimento de chumbo, com portas blindadas com chumbo, com avisos de funcionamento e luz vermelha para aviso de disparo de Raios-X;


IV – para proteção de membros superiores o EPI necessário é a luva para proteção das mãos contra radiações ionizantes.


Dos itens acima mencionados estão corretos, apenas:

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe de que portaria/decreto/lei isso foi tirado ?

  • o II está errado, pois se deve realizar o hemograma com contagem de plaquetas semestralmente e não anual

  • membro superior não é só a mão
  • Esta questão possui vários equivocos

  • avaliação psicológica?? kkkkk só se for da portaria de Narnia.

ID
5054149
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

Para determinar a técnica radiográfica adequada (e, consequentemente, obter a melhor resolução possível da imagem), três grupos de fatores deverão ser observados, o 1° grupo dos fatores técnicos de exposição, o 2° grupo dos fatores associados ao paciente e o 3º grupo dos fatores de qualidade da imagem radiológica, sendo importante que o profissional das técnicas radiológicas tenha um conhecimento da influência de cada um destes fatores no processo de formação da imagem radiográfica. Pode-se citar como exemplo de fatores associados ao paciente:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Bom, A, B e C são meio fora da curva... Acho que densidade da área anatômica é o que tem mais relação com o paciente, afinal é a área que será radiografada. A altenrativa E também é meio sem lógica.


ID
5054152
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

O sistema esquelético inclui os diferentes ossos do esqueleto, além de cartilagens, ligamentos e outros tecidos conectivos que os estabilizam ou interligam. Os ossos são mais do que simples estruturas rígidas que sustentam os músculos. As características básicas do esqueleto têm sido configuradas por meio do processo evolutivo. Dos 206 ossos que compõem o esqueleto humano, os ossos occipital, parietais, frontal, temporais, esfenoide e etmoide fazem parte da estrutura óssea chamada de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    Não há muito o que se falar, são ossos do crânio/face.

  • Meu deus, cadê que eu pego uma prova dessa kk

  • aqui no ceará não tem esses tipos de questões kkkkk. seria uma boa...


ID
5054155
Banca
IBADE
Órgão
VIVA COMUNIDADE-VIVA RIO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Radiologia
Assuntos

O sistema esquelético é dividido em esqueleto apendicular e esqueleto axial. São exemplos de ossos que fazem parte do esqueleto axial:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    Esqueleto apendicular: Membros superiores e inferiores (inclui aqui as cinturas escapulares e pélvicas)

    Esqueleto axial: Do crânio até o cóccix.

    A - clavícula, escápula e úmero.

    B - radio, ulna e fêmur.

    C - tíbia, fíbula e patela.

    D - crânio, costelas e clavícula.

    E - esterno, sacro e cóccix. [Correta]