A "Porta de Ishtar", atualmente no acervo do Museu Pergamon de Berlim, representa um dos melhores
exemplos de decoração arquitetônica com tijolos vitrificados da cultura babilônica.
O realismo do retrato romano, que remonta às representações ancestrais dos etruscos, adquire especial
impulso na fase da República Romana, quando os imperadores e aristocratas são representados com
suas características fisionômicas sem idealizações.
Para a maioria dos historiadores, o gótico nasceu na reconstrução da abside da igreja de Saint‑Denis,
orientada pelo abade Suger, entre 1137 e 1144, nos arredores de Paris.
Um dos traços da cultura humanista, que influenciaram a arte do século XIV, foi a valorização do humano
e da natureza, em oposição ao divino e ao sobrenatural medievais.
Uma das grandes inovações da pintura flamenga, no início da Era Moderna, é o uso de pigmentos
misturados com óleo que permite aumentar a escala de tons (claro-escuro) e a aplicação de camadas
finíssimas de tinta (veladuras).
O afresco "A Santíssima Trindade", de Masaccio (c.1425), na igreja de Santa Maria Novella (Florença),
mostra a pouca atenção dada pelos renascentistas à ilusão espacial arquitetônica.
A pintura "As bodas de Canaã", de Veronese (1562), é um exemplo relevante do despojamento de ação
das figuras, do escasso dinamismo da cena e da simplicidade de composição da arte maneirista.
A pintura de Caravaggio (1571-1610) introduz cenários teatrais e gestos coreográficos, aumenta a
dramaticidade das expressões pelos contrastes de claro-escuro e dá um tratamento mais realista aos
temas bíblicos sob uma visão menos otimista.
A arte do Barroco protestante se caracterizou pelo emprego de figuras aristocráticas e de retratos da
corte holandesa, em cenas de ostentação, afastadas do universo cotidiano popular.
As consequências das disposições do Concílio de Trento (1545-63), no campo artístico, encontram sua
tradução mais eloquente no Plano de Reforma de Roma de Sixto V (1585).
Uma das características da escultura rococó é a adoção de um cânone da figura humana, com corpos
alongados, silhuetas complexas, gestos graciosos e leves, em cenas associadas ao amor galante.
A Academia de Belas Artes de Paris, ao longo do século XIX, se caracterizou pela total ausência de
regras, estimulando a expressão de uma estética livre de convenções e a experimentação artística de
novas técnicas para escultura e pintura.
Aescultura neoclássica, assim como a pintura e a arquitetura, estava subjugada pela autoridade atribuída
à escultura da Antiguidade Clássica e pelos valores de composição, de proporção e de equilíbrio das
figuras greco-romanas.
Auguste Rodin, considerado o pai da escultura moderna, foi, principalmente, um modelador, pois preferia
trabalhar com cera e argila do que esculpir em pedra.
Paul Cézanne (1839-1906) foi o principal expoente da pintura do Romantismo, discutindo, nas suas
telas, temas da realidade não aparente e conteúdos espirituais.