- ID
- 2727418
- Banca
- UNEMAT
- Órgão
- UNEMAT
- Ano
- 2018
- Provas
- Disciplina
- Noções de Informática
- Assuntos
Considere a necessidade de aquisição de computadores para atender à demanda de uma instituição de ensino superior que oferta cursos na área de tecnologia, saúde e agrária. O requisito fundamental na especificação dos equipamentos é que esses devem possuir placa de rede sem fio, compatível com a frequência dos 5 GHz adotada pela instituição.
Assinale a alternativa que apresenta a interface de rede que deve atender ao padrão de comunicação sem fio.
Atualmente, a maioria dos processadores novos são denominados processadores de 64 bits. Mas, processadores de 32 bits, e versões do Windows específicas para esses ainda existem, o que pode levar os usuários a confundir-se.
Disponível em <https://olhardigital.com.br/noticia/32-bits-ou-64-bitsqual-a-diferenca-na-pratica-para-o-seu-pc/48936>
Um administrador de redes precisa definir uma solução de autenticação de usuários para acesso às estações de trabalho. O ambiente de trabalho possui computadores com sistemas operacionais diferentes (Windows e Linux-Ubuntu) e ambos devem permitir a autenticação dos usuários.
A respeito dos serviços necessários para a realização da tarefa, avalie as asserções a seguir e a relação entre elas.
I. Caso o administrador opte pelo serviço de controle de domínio Active Directory (AD) do Windows Server 2008 R2, poderá também configurar as estações Linux para autenticar no AD.
II. O serviço AD disponível nesta versão do Windows Server permite autenticação nativa de estações Linux sem a necessidade de configurações adicionais ou outros serviços nas estações Linux.
III. Controle de domínio Active Directory (AD) do Windows Server 2008 R2 descarta os pacotes de estações Linux quando é solicitada a respectiva autenticação.
IV. O serviço AD do Windows Server 2008 R2 permite a autenticação de estações Linux, desde que sejam configurados outros serviços no Linux, como Samba e Winbind.
KIRKPATRICK, Gil. Interoperabilidade: autenticar clientes Linux com
Active Directory. Disponível em <https://technet.microsoft.com/ptbr/library/2008.12.linux.aspx>
Firewalls constituem um dos principais elementos em uma arquitetura de segurança, bem como em uma estratégia de segurança em profundidade, protegendo o perímetro fixo das empresas. A abrangência dos firewalls evoluiu muito ao longo do tempo, portanto, conhecer os principais tipos e entender as suas diferenças é fundamental para profissionais de segurança.
Duas técnicas usadas na filtragem de pacotes são stateless e stateful.
Disponível em <https://ostec.blog/seguranca-perimetro/firew alldefinicao>
O modelo de referência OSI (Open Systems Interconnection) desenvolvido pela Organização Internacional de Padronização - ISO (do inglês, International Standardization Organization) estrutura a rede em camadas que determinam diferentes funções, serviços, protocolos e equipamentos. Esses serviços (ou ações) preparam os dados para serem enviados para outro computador através da rede. Cada camada é construída baseada nos padrões e nas atividades definidas pela camada inferior, e por sua vez vai prestar algum serviço à camada imediatamente superior a ela.
TORRES, Gabriel. Redes de Computadores Curso Completo. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2001, pág. 33 a 46.
De acordo com o modelo ISO/OSI, as camadas que definem sua estrutura e sequência da mais alta (superior) para a mais baixa (inferior) são, respectivamente:
Pharming é uma ameaça de segurança do tipo phishing, que tem o intuito de direcionar o usuário para sites falsos, por meio de alterações no servidor de DNS.
Cartilha de Segurança para Internet, versão 6.0 / CERT.br – São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2017.
Considerando este tipo de ataque, analise as asserções a seguir e a relação entre elas.
I. Usuários que informam o endereço URI (Universal Resource Identifier) na barra do navegador evitam ataques do tipo Pharming.
II. Usuários que informam o endereço URL (Universal Resource Locator) na barra do navegador evitam ataques do tipo Pharming.
III. Visando mitigar ameaça do tipo Pharming, o administrador de redes deve instruir o usuário a inspecionar se o certificado se segurança é valido e corresponde a instituição proprietária do site, quando utilizado o protocolo HTTPS.
IV. Quando o usuário acessa o endereço legítimo de um site em seu navegador web, sua requisição será redirecionada, de maneira transparente, para uma página falsa.
Sobre o exposto assinale a alternativa que
apresenta as afirmações corretas.
Atualmente, raras são as empresas que hospedam seus websites e aplicações de rede em servidores instalados dentro delas mesmas. São utilizados servidores instalados em datacenters que oferecem a estrutura necessária para que os serviços operem de forma confiável. O gerenciamento dos servidores é feito de forma remota através de serviços e protocolos seguros.
Um dos protocolos utilizados para acesso remoto a servidores é o SSH (Secure Shell).
MORIMOTO, Carlos E. Redes guia prático: ampliada e atualizada. 2ª Ed. - Porto Alegre: Sul Editores, 2011. Pags 495 a 505.
MORIMOTO, Carlos E. Servidores Linux: guia prático. Porto Alegre: Sul Editores, 2011. Pags 511 a 550.
Considerando o acesso remoto a servidores rodando sistema operacional Linux, analise as asserções que seguem.
I. O protocolo SSH é nativo de sistemas Linux e por isso não há possibilidade de acesso remoto a partir de sistemas operacionais Windows ou outras plataformas.
II. O SSH utiliza chaves simétricas para fazer a autenticação. Uma Chave pública permite descriptografar dados, enquanto a chave privada permite criptografar esses dados.
III. O Linux permite que as configurações do sistema, instalação de novos programas, atualizações de segurança, instalação de um novo Kernel, possam ser efetuadas em “modo texto”, o que permite configurar o servidor e mantê-lo atualizado remotamente, por meio do protocolo SSH.
IV. O SSH é uma ferramenta que permite administrar máquinas remotamente, transferir arquivos de várias formas diferentes, encapsular outros protocolos, por exemplo: acessar uma sessão do VNC através de um túnel seguro.
A partir das informações acima, assinale a
alternativa que contém as afirmações corretas.
WannaCry, o ransomware que fez o mundo chorar na sexta-feira [12 de maio de 2017].
O WannaCry é o ransomware que colocou boa parte do mundo (incluindo o Brasil) em um caos enorme, paralisando grandes órgãos, como o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), o TJSP, o INSS e muitos outros, afetando principalmente a Europa no começo do dia.
Disponível em <https://w w w .tecmundo.com.br/malw are/116652-w annacry-ransomw are-o-mundo-chorar-sexta-feira- 12.html> Acessoem jan. 2018.