SóProvas


ID
1000861
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Os itens abaixo apresentam propostas de trechos para correspondências oficiais. Julgue-os quanto à correção gramatical e à adequação às normas de redação oficial.

Cabe frisar, que no próximo encontro anual, especialistas das áreas de planejamento, economia dos recursos minerais, orçamento e finanças e gestão ambiental discursarão sobre projetos que vem sendo desenvolvidos pela companhia.

Alternativas
Comentários
  • OS PROJETOS QUE "VÊM" SENDO DESENVOLVIDOS PELA EMPRESA.
  • Isso mesmo! O "vêm" acentuado é obrigatório nesse caso, pois ele retoma a palavra "projetos", que está no plural. Acho que é isso. rsrs


  • Pessoal, fiquei em dúvida na vírgula do "Cabe frisar, que no próximo encontro anual, especialistas ...". Essa vírgula não seria depois do "que"?? Ficando correto assim: "Cabe frisar que, no próximo encontro anual, especialistas ..."

    Aguém pode explicar???

    Obrigada
  • Lorena, eu posso estar enganado, mas acho que a vírgula antes do "que" inicia aposto explicativo. O que cabe frisar?... que no próximo encontro anual... #soacho hehe
  • Acho que o erro está na forma como foi colocado no fim da frase "que vem sendo desenvolvidos pela companhia." 
    sendo desnecesário esse "que vem sendo", podendo ser trocado apenas por desenvolvidos pela companhia.
    Pois memorando tem de ser escrito de uma forma mais direta.

  • Pessoal, acredito que o início da frase contém um erro grave que é separar o objeto e o verbo:

    Cabe frisar, (o quê?) que no próximo encontro anual, especialistas das áreas de planejamento, economia...

    Assim sendo, o correto seria

    Cabe frisar que especialistas das áreas de planejamento, economia dos recursos minerais, orçamento e finanças e gestão ambiental, discusarão no próximo encontro anual sobre projetos que vêm sendo desenvolvidos pela companhia.

    Se eu estiver errado, por favor, me corrijam...
  • Certinho o comentário acima, esse "que" é uma conjunção integrante, equivale a - Cabe frisar "isso" -, creio que é uma oração subordinada objetiva direta.
  • Bruno e Edson:

    Os comentários estão perfeitos. Não precisamos colocar a locução adverbial na forma direta. Como ela está deslocada, basta a vírgula após a conjunção integrante "que". 

    Cabe frisar, que no próximo encontro anual, especialistas das áreas de planejamento, economia dos recursos minerais, orçamento e finanças e gestão ambiental discursarão sobre projetos que vem sendo desenvolvidos pela companhia. (Errada)

    Cabe frisar que, no próximo encontro anual, especialistas das áreas de planejamento, economia dos recursos minerais, orçamento e finanças e gestão ambiental discursarão sobre projetos que vem sendo desenvolvidos pela companhia. (Correta)

    Abraços
    Leo

  • A expressão "que vem sendo" também fere o princípio da CONCISÃO.

    Na minha opinião, o mais correto seria:

    Cabe frisar que, no próximo encontro anual, especialistas das áreas de planejamento, economia dos recursos minerais, orçamento e finanças e gestão ambiental discursarão sobre projetos que vem sendo desenvolvidos pela companhia.

    Eu ainda inverteria a numeração das áreas para evitar a repetição das conjunções aditivas.
  • ".... projetos que vem sendo...."  "Vem" está se referindo a "Projetos" e nesse caso "Vem" tem que estar no plural. e o correto seria "Vêm" - Com o acento diferencial de concordância.

  • ...projetos que vem sendo desenvolvidos pela companhia.

    O que vem sendo desenvolvido ?? Resp. projetos = sujeito

    Sujeito no plural = verbo no plural

    Correto = ...projetos que vêm sendo desenvolvidos pela companhia.

    Resposta = Errado.

  • A vírgula está posicionada de forma equivocada no início da frase: "Cabe frisar, que..."

    Deveria ser: "Cabe frisar que, ...."

    Bons estudos!

  • Erros: 


    - "cabe frisar"

    - "vem" - deveria estar no plural (vêm)

  • projetos que vêm sendo..

  • ERRADO

    SOBRE PROJETOS QUE VÊM SENDO...

  • Cabe frisar o que? frisar é vtd, e seu complemento está isolado por vírgulas, você já para aí e marca errado para não perder tempo. Gabarito Errado.

  • Isso não é tecnicamente uma questão de Redação Oficial e sim sobre as regra gramatical propriamente dita, no caso o emprego adequado da vírgula. Vale salinetar que conforme o MRPR é imprescindível o uso adequado das regras gramaticais.

    SUJEITO- VERBO- COMPLEMENTO não usam vírgulas. No caso a vírgula serve para separar os termos deslocados.

    USA VÍRGULA PARA SEPARAR TERMOS COM A MESMA FUNÇÃO SINTÁTICA: " especialistas das áreas de planejamento, economia dos recursos minerais, orçamento e finanças e gestão ambiental " SUJEITO.

    Cabe frisar, que no próximo encontro anual, ERRADO

    USA VÍRGULA PARA DESLOCAR O ADJUNTO AVERBIAL:" Cabe frisar que, no próximo encontro anual,  especialistas das áreas de planejamento, economia dos recursos minerais, orçamento e finanças e gestão ambiental discursarão sobre projetos que vêm sendo desenvolvidos pela companhia." 

    QUE: o "que" em questão é conjunção subordinativa integrante (= ISSO). Cabe frisar ISSO ( que especialistas das áreas de planejamento, economia dos recursos minerais ...)

    OUTRO ERRO: VERBO NO SINGULAR E NÃO NO PLURAL.

     

     

     

  • Erro na colocação da vírgula e na conjungação do verbo "vem".

    Cabe frisar que, no próximo encontro anual, especialistas das áreas de planejamento, economia dos recursos minerais, orçamento e finanças e gestão ambiental discursarão sobre projetos que vêm sendo desenvolvidos pela companhia.

    ERRADS!
     

  • É sério, filha???