SóProvas


ID
1003300
Banca
NUCEPE
Órgão
PM-PI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Quanto às estruturas linguísticas e aos aspectos de sentido é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Opção CORRETA, letra "C".

    De fato, na opção "C", existe a relação sintática estabelecida de sujeito e predicado entre os termos destacados do trecho "A segurança pública, assim, limita a liberdade individual,”,

    O Predicado é o termo que expressa a declaração que se faz sobre o sujeito, quando a oração é composta por dois termos. Nele é obrigatória a presença de um verbo ou locução verbal. Quando se identifica o sujeito de uma oração, identifica-se também o predicado. Em termos, tudo o que difere do sujeito (e do vocativo, quando ocorrer) numa oração é o seu predicado. De acordo com a estrutura, o predicado pode ser: verbal (núcleo em verbo), nominal (núcleo em nome) ou verbo-nominal (1 núcleo em verbo e 1 núcleo em nome).

    Analisando a oração poderemos identificar mais claramente qual termo desempenha o papel de predicado.

    1º- Identificamos o verbo da oração. Nesse caso só há um, "limita".

    2º - Conhecido o verbo, fazemos a "popular" pergunta "Quem??" ao verbo. Assim, "Quem limita?". Como resposta teremos o sujeito: "A segurança pública".

    3º - Como já citado, sabemos que o predicado é o termo que expressa a ação que o sujeito faz ou que se faz sobre o sujeito. Assim, pergunta-se: O que "A segurança pública" faz? Como resposta teremos o Predicado. Portanto, limita.

    4º - Conforme for o núcleo desse predicado, teremos um entre os 3 diferentes tipos de predicado: verbal, nominal ouverbo-nominal. Todavia não se faz necessário para esta questão.



  • Discordo da C pois o predicado não se restringe ao verbo LIMITA (que seria apenas o núcleo do predicado, resultando, assim, em um predicado verbal - como citou o colega Juliano). O predicado da oração seria "limita a liberdade individual".


  • A

    Em: “A segurança pública, assim, limita a liberdade individual,”, a palavra destacada, quanto ao sentido, indica uma explicação subsequente. Errado!

    indica uma conclusão!

    B

    Em: “É o afastamento, por meio de organizações próprias,” a vírgula é usada para separar termos deslocados de sua posição original na oração. Errado

    O termo não está deslocado!

    C

    Em: “A segurança pública, assim, limita a liberdade individual,”, a relação sintática que se estabelece entre os termos destacados é de sujeito e predicado. certíssimo!

    D

    Em: “estabelecendo que a liberdade de cada cidadão, mesmo em fazer aquilo que a lei não lhe veda,” há uma relação de regência na qual utilizou-se inadequadamente a palavra “em” quando só poderia ser usada a palavra “para”. Errado, não se admite para

    E

    Em: “não pode turbar a liberdade assegurada aos demais,”, a palavra destacada equivale, quanto ao sentido a negar. Errado, tem sentido de causar ou sofrer perturbação, desequilíbrio, alteração da ordem.