SóProvas


ID
1011478
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                        Volta à polêmica sobre patente de remédios

        Patentes de medicamentos geralmente são reconhecidas pelo prazo de dez anos, de acordo com regras internacionais aceitas por muitos países. Esse prazo inclui a fase final de desenvolvimento dos medicamentos, chamada pipeline no jargão técnico. Muitas vezes, esse período até o lançamento comercial do produto pode levar até quatro anos, de modo que em vários casos o laboratório terá efetivamente cerca de seis anos e proteção exclusiva para obter no mercado o retorno do investimento feito. 

        A partir da perda de validade da patente, o medicamento estará sujeito à concorrência de produtos similares e genéricos que contenham princípios ativos encontrados no original. Por não embutirem os custos de pesquisa e desenvolvimento do produto original, os genéricos e similares podem ser lançados a preços mais baixos do que os dos medicamentos de marca, que, no período de proteção exclusiva, tiveram a oportunidade de conquistar a confiança do consumidor e dos médicos que os prescrevem para seus pacientes.

        A pesquisa para obtenção de novos medicamentos comprovadamente eficazes envolve somas elevadíssimas. Daí que geralmente as empresas que estão no topo da indústria farmacêutica são grandes grupos internacionais, ficando os laboratórios regionais mais voltados para a produção de genéricos e similares.

        A necessidade de se remunerar o investimento realizado faz com que, não raramente, os remédios sejam caros em relação à renda da maioria das pessoas, e isso provoca conflitos de toda ordem, em especial nos países menos desenvolvidos, onde se encontram também as maiores parcelas da população que sofrem de doenças endêmicas, causadas por falta de saneamento básico, habitação insalubre, deficiências na alimentação etc.Muitas vezes para reduzir o custo da distribuição de medicamentos nas redes públicas os governos investem em laboratórios estatais, que se financiam com subsídios e verbas oficiais, diferentemente de empresas, que precisam do lucro para se manterem no mercado. Esse conflito chega em alguns momentos ao ponto de quebra de patente por parte dos países que se sentem prejudicados. O Brasil mesmo já recorreu a essa decisão extrema em relação ao coquetel de remédios para tratamento dos pacientes portadores do vírus HIV e dos que sofrem com a AIDS, chegando depois a um entendimento com os laboratórios.

        O tema da quebra de patente voltou à tona depois que a Corte Superior da Índia não reconheceu como inovação um medicamento para tratamento do câncer que o laboratório suíço Novartis considera evolução do seu remédio original, Glivec. A patente foi reconhecida nos Estados Unidos e em outros 39 países, o que provocou a polêmica. O Brasil hoje é cauteloso nessa questão. Optou por uma atitude mais pragmática, que tem dado bons resultados e permitido, inclusive, o desenvolvimento de novos medicamentos no país. A quebra de patente não pode ser banalizada. 


(O Globo, 07/04/2013) 

O termo sublinhado que desempenha uma função diferente da dos demais, é

Alternativas
Comentários
  • acredito q seja a ação de fazer algo

    b)desenvolvendo algo
    c)lançando algo
    d)distribuindo algo
    e)tratando de algo

    letra A não se enquadra nessa ideia!!!

  • A resposta da questão abrange o conhecimento das diferenças entre Adjunto Adnominal e Complemento nominal:

    1) Complemento nominal complementa susbtantivos abstratos, advérbios  e adjetivos. Adjunto adnominal complementa substantivos concretos e abstratos;

    2)Complemento Nominal sofre a ação implícita no substantivo com o qual se relaciona. Adjunto Adnominal pratica a ação, estabelecendo uma relação ativa com o substantivo.

    3)Complemento Nominal não possui ideia de posse. Adjunto Adnominal determina uma relação de posse.

    Vamos às questões.


    A) Patente de medicamentos. Patente é substantivo concreto, logo "de medicamentos" é Ad. Adnominal (1ª dif.)

    B) Desenvolvimento dos medicamentos. "Dos medicamentos" possui uma relação de passividade com "Desenvolvimento". Os medicamentos são desenvolvidos. Logo é Complemento Nominal(2ª dif.).

    C)Lançamento comercial do produto. "Do produto" complementa um adjetivo(comercial). Logo é Compl. Nominal(1 dif.).

    D) Distribuição de medicamentos. Medicamentos são distribuídos. Relação de passividade. Complemento Nominal(2ª dif).

    E) Tratamento do câncer. Câncer é tratado. Passividade, logo Compl. Nominal (2 dif.).


    Resposta: letra A.

  • Não entendi ainda... se alguém puder explicar melhor agradeço.

  • CONTINUAÇÃO...( SÓ ACEITAM 3.000 caracteres! AFF!)


    Vamos agora analisar as frases da questão:

    a) patentes de medicamentos. -----------> Patentes - Substantivo Concreto. Só A.A se liga aos substantivos concretos. Então o complemento "de medicamentos" é um A.A-------------------->R:  A.A

    b) desenvolvimento dos medicamentos.----------> Desenvolvimento - É um substantivo abstrato. A.A e C.N se ligam a substantivos abstratos e os dois podem se ligar por meio da preposição " de". E agora? Como saber qual deles é? Fácil! Basta você verificar se o complemento "dos medicamentos" está praticando uma ação(ativo) ou sofrendo uma ação (passivo). Na frase os "medicamentos" está desenvolvendo algo ou está sendo desenvolvido por alguém? Está sendo desenvolvido! VEJA: " desenvolvimento dos medicamentos", ou seja, os medicamentos estão sendo desenvolvidos e não estão se desenvolvendo ( a eles mesmos) ou desenvolvendo algo. Então, o complemento nessa frase é C.N. -------------------->      R: C.N


    ESQUEMA ( Vale apenas quando tiver substantivo abstrato + prep. "de")

    Se o complemento for paciente -------------> C.N

    Se o complemento for agente ----------------> A.A

    Para ficar ainda mais claro, vou te dar outros exemplos:

    Nos dois casos temos um substantivo abstrato (leitura) + prep. "de". Como saber se os complementos desse termo é C.N ou A.A?

    A leitura dos livros --------->  " livros" são lidos ou leem? São lidos! Ou seja, sofrem a ação de serem lidos. Portanto, "dos livros" é C.N!

    A leitura dos alunos ---------> "dos alunos" estão sendo lidos ou leem algo? Leem algo! Os alunos estão lendo, os alunos estão fazendo uma leitura e não a leitura os "está fazendo" algo ou "os lendo". Portanto, neste caso temos um A.A!


    c) lançamento comercial do produto. ----------> Lançamento comercial - Substantivo Abstrato e prep. "de". Vamos aplicar o esquema visto anteriormente e concluímos que se trata também de um C.N.  Pois, o " produto"  está sendo lançado e não está lançando nada. Ele é portanto paciente e por isso é C.N!------------------------>        R: C.N

    d) distribuição de medicamentos. (Mesmo raciocínio anterior, "medicamentos" é paciente, pois está sendo distribuído.  -------->  R: C.N

    e) tratamento do câncer. (Também mesmo raciocínio anterior, "câncer" é paciente, pois está sendo tratado. --------->    R: C.N

    Bom, é isso, a letra A é a CERTA, pois é a única que é ADJUNTO ADNOMINAL, enquanto todas as outras são COMPLEMENTOS NOMINAIS.


    Fonte:  Aulas de Gramática do professor Fabrício Dutra e a "A Gramática do Concursando" de José Almir Fontella Dornelles.

  • Oi Flávia! Espero que eu possa te ajudar...

    Primeira coisa você deve verificar se os termos a que se ligam os complementos ( os termos sublinhados das frases) são verbo ou nome( substantivo, adjetivo ou advérbio) para que você possa classificar os complementos.

    Nas frases apresentadas na questão ,todos os termos apresentados são nomes( patentes, desenvolvimento, lançamento comercial, distribuição e tratamento) por isso os seus complementos só podem ser aqueles complementos que se ligam aos nomes, QUAIS SÃO: Adjunto Adnominal, Complemento Nominal e Agente da Passiva. 

    Vou adiantar aqui e dizer que não há nenhum complemento como Agente da Passiva, por isso não vou explicá-lo, mas se quiser manda recado que eu te explico. Bom, então vamos saber as diferenças e semelhanças entre Adjunto Adnominal e Complemento Nominal:


    Adjunto Adnominal (A.A)

    Pode vir preposicionado ou não, se vier com preposição, sempre será a preposição "de" e suas variáveis ( da,das, do,dos). Se liga apenas a substantivo.  Esse substantivo pode ser abstrato( necessita de alguém para existir. Exs: Sentimentos, sensações e ação) ou concreto (independe de alguém, nomeia seres que existam ou não. Ex: Deus, mesa, fada).


    Complemento Nominal (C.N) : 

    SEMPRE vem preposicionado e pode ser qualquer preposição. Se Liga a substantivos, Adjetivos e Advérbios. Se liga somente aos Substantivos Abstratos.



  • Colegas,

    Não consigo ver patente como substantivo concreto, pois trata-se da acao de patentear.

    Podem me esclarecer por favor. Grata.

  • Meire Tavares aí fala PATENTES de medicamentos, a patente do medicamento JÁ EXISTE por isso é concreto!! Não é o ato de tentar uma patente, mas aí deixa claro que já conseguiu a patente!

  • A questão requer a diferença entre Adjunto Adnominal e Complemento verbal:

    - se o termo apresentar valor paCieNte, será Complemento Nominal;

    - se o termo exprimir valor de AgeNte (ou de não paciente), será Adjunto adNominal.

    b) desenvolvimento dos medicamentos. - CARACTERÍSTICA PASSIVA - OS MEDICAMENTOS SÃO DESENVOLVIDOS - C.N.

    c) lançamento comercial do produto. CARACTERÍSTICA PASSIVA - O PRODUTO É LANÇADO - C.N.

    d) distribuição de medicamentos. CARACTERÍSTICA PASSIVA - OS MEDICAMENTOS SÃO DISTRIBUÍDOS - C.N.

    e) tratamento do câncer. CARACTERÍSTICA PASSIVA - O CÂNCER É TRATADO - C.N.


    Percebem qua só a alternativa "a" (patente de medicamentos) não possui um característica passiva (sofrer a ação), portanto, o termo destacado é adjunto adnominal e difere de todos os outros.

  • patentes = é substantivo abstrato, deriva do verbo patentear.

    creio que a diferença seja pelo fato de medicamentos ser o alvo, sobre quem recai

  • patentes = é substantivo abstrato, deriva do verbo patentear.

    creio que a diferença seja pelo fato de medicamentos ser o alvo, sobre quem recai

  • patentes = é substantivo abstrato, deriva do verbo patentear.

    creio que a diferença seja pelo fato de medicamentos ser o alvo, sobre quem recai

  • Estou ha anos sem estudar portugues, mas me lembrava do "macete" de agente/paciente. Acertei por exclusao, mas tive duvida na letra "A", ja que pensei: medicamentos panteados... Se alguem puder explicar..


  •  letra que não se enquadra por conta que é um adjunto Adnominal e a letra "A", pois o complemento das demais estão relacionada com o verbo, passando a ser um adjunto adverbial.

    Se estiver errado alguém me corrija por favor !

  • Vinicius Machado sua análise está errada sim, dê uma olhada nos demais comentários, trata-se de Adjunto Adnominal e Complemento Nominal 

  • Assinalei a alternativa "a", mas entendo que só por exclusão mesmo, dado o fato que não é totalmente correta.

  • (A) patentes de medicamentos.

    Em minha opinião o examinador considerou duas possibilidades para essa palavra (patente) ser um adjunto adnominal:

    PRIMEIRA POSSIBILIDADE: Ele pode ter considerado essa palavra como substantivo concreto, uma vez que registrado algo perpetua, ou seja, não é algo momentâneo.

    Veja esse vídeo, que essa excelente professora explica a diferença entre substantivo abstrato e concreto.

     www.youtube.com/watch?v=bsMXQv_Q0p4

    Por isso justifica-se dizer que se trata de um Adjunto Adnominal que é satélite de substantivo tanto concreto como abstrato. Nesse caso a palavra patente é substantivo concreto (Adjunto Adnominal) Lembre-se de que o Complemento Nominal não é satélite de SUBSTANTIVO CONCRETO, APENAS SUBSTANTIVO ABSTRATO, ADJETIVO E ADVÉRBIO.

    SEGUNDA POSSIBILIADDE: Ele pode ter considerado essa palavra (patente) como um substantivo abstrato, até porque existem vários significados para ela, conforme dicionário online de português e por está no plural passa a ser um substantivo concreto segundo uma regra gramatical que diz que:

    Todo substantivo abstrato de qualidade no plural torna-se concreto:

     Ex: a riqueza (abstrato) – as riquezas (concreto).

     Ex: o vício (abstrato) – os vícios (concreto) etc.

    Mais informações nesse site WWW.gramaticaemvideo.com.br/?page-id=1930.

    (B) desenvolvimento dos medicamentos.

    C.N – medicamentos são desenvolvidos

    (C) lançamento comercial do produto.

    C.N – produtos comercializados são lançados.

    (D) distribuição de medicamentos.

     C.N – medicamentos são distribuídos

    (E) tratamento do câncer

    C.N – câncer é tratado.

    Quem estiver com dúvidas quanto à possibilidade da palavra patente, derivar do verbo patentear, Estude “Processo de Formação das palavras” principalmente (o processo de derivação imprópria).

    Com carinho aos colegas de estudo.

    Zilda.


  • correta letra A (patentes de medicamentos)

     trata-se de um adjunto adnominal de um substantivo concreto (que é "patentes").

     "de medicamentos" é adjunto adnominal com função adjetiva desempenhada por uma locução adjetiva. 

    Lembre-se que adjunto adnominal é o termo que determina, especifica ou explica um substantivo. O adjunto adnominal possui função adjetiva na oração, a qual pode ser desempenhada por: adjetivos, locuções adjetivas, artigos, pronomes adjetivos e numerais adjetivos. O adjunto adnominal tem valor AGENTE.

    A locução adjetiva é a união de duas ou mais palavras (as vezes preposição + substantivos) como foi o caso acima, que tem o valor de adjetivo. Note que "de medicamentos" está dando a qualidade de patentes. 

    As demais alternativas são complemento nominal, tem valor PACIENTE.

    Para ficar mais claro visite o site: http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint21.php   

  • Almas esclarecidas, digam-me: o quê que rolou? o que se passa? Perdi até o rumo! Por que é a letra A? obrigada!

  • Patentes é substantivo concreto, logo, Adjunto. Os outros são CN.

  • Os medicamentos sofrem a ação de serem desenvolvidos

    O produto sofre a ação de ser lançado
    Os medicamentos sofrem a ação de serem distribuidos
    O câncer sofre a ação de ser tratado

    Tudo que tem sentido paciente é complemento nominal

  • Uma dúvida, eu não poderia dizer que na letra "a", a função tb é de complemento nominal:

    medicamentos são patenteados..

    O que fiz de errado? P/ mim era CN


    Obs: Essa questão tb está no QC sob o nº Q337157


  • Alternativa A.

    Quando o termo preposicionado está ligado a um substantivo concreto, é adjunto adnominal.

    O termo "de medicamentos" está atrelado ao vocábulo "patentes" (substantivo concreto), funcionando como adjunto adnominal.

  • gabarito: a

    uma dica:

    o primeiro passo é analisar o termo que está sendo complementado. 

    É adjetivo ou advérbio? sim. logo o complemento será uma COMPLEMENTO NOMINAL.

    É substantivo concreto? sim. logo o termo complemento será um ADJUNTO ADNOMINAL.

    agora o bicho pega rsrsr

    É substantivo abstrato? sim. logo pode ser os dois! CN ou ADN.

    Então você analisa se o complemento tem função ativA ou passivA no contexto!

    se ativa: será ADJUNTO ADNOMINAL

    se passiva: será COMPLEMENTO NOMINAL.

    OBS: em alguns casos o complemento terá sentido de posse . 

    logo será ADJUNTO ADNOMINAL

  • Assisti a resolução dessa questão feita pelo ARENILDO e ALEXANDRE SOARES.


    Conclusão: Com arenildo não entendi nada, mal explicado, parece que ele tem má vontade, não só nessa questão em várias é raro ocorrer uma boa explicação.

    Agora com alexandre soares e a professora do qc são os melhores, ta na hora desse arenildo vazar !
  • Eu discordo do professor.

    Patentes é Substantivo Concreto, por isso, de medicamentos é Adjunto Adnominal.

    Mais alguém?

  • Professor falou o seguinte... 

    Substantivo + preposição + IDEIA DE POSSE = ADJUNTO ADNOMINAL

    Substantivo + preposição + IDEIA DE PACIENTE ( paciente que eu digo é oq sofre ação) = COMPLEMENTO NOMINAL 

    Alfartanoooos Força !
  • A, a meu ver é Adj Adnominal, relação de posse.

  • Para diferenciar Adjunto Adnominal de Complemento Nominal siga esses passos. Você só terá dúvida em 2 situações.1- Verifique a preposição, se não for DE, fatamente será complemento nominal.2 - Caso tenha a preposição DE , verifique a que se refere, se é a um substantivo concreto ou abstrato.3 - Substantivo concreto certamente será Adjunto Adnominal, caso for abstrato a dúvida permanecerá.4 - Agora olhe o sentido, passivo é complemento nominal, ativo é adjunto adnominal..Essa questão resolvi em 5 segundos apenas observando que todos os substantivos são abstratos menos o da letra A que é concreto, logo Adjunto Adnominal e o restante complemento nominal.
  • Correta : A - patentes de medicamentos. / tem patentes Adjunto Adnominal

  • Atenção pessoal, a resposta do Marcelo Mendes é exatamente o OPOSTO do que ele disse, o correto é:


    a) patentes de medicamentos. (as patentes são de medicamentos) AA

    b)desenvolvimento dos medicamentos. (os medicamentos são desenvolvidos). CN

    c)lançamento comercial do produto. (o produto foi lançado comercialmente). CN

    d)distribuição de medicamentos. (os medicamentos são distribuídos). CN

    e) tratamento do câncer. (o câncer é tratado). CN
  • AÊ dANILO...DEPOIS DE VER O VÍDEO FICOU MOLE!!!!

  • Essa questão ao meu ver todas são complementos nominais, patentes de medicamentos - O medicamento não patenteou nada, ele foi patenteado, logo também é complemento nominal

  • Na verdade nessa questão a FGV sacaneou mas que o normal, todas tem o valor paciente, mas a alternativa A é a única que pode ter um valor Ativo de todas as alternativas, no caso tem que marcar o que a banca quer né, fazer oque.

  • Comentários pertinentes, é estudar muito e torcer pra o examinador não viajar muito na hora de montar a prova, kKKKKKKK!!!

  • Estudando o assunto vejo que a melhor forma perante essa banca é analisar se o agente é passivo (sofre a ação) ou se é ativo (pratica ou dá ideia de posse à ação)

    Quando for:

    Passivo = Complemento nominal

    Ativo, posse = Adjunto adnominal

    Para verificar se usa a dica de se fazer a seguinte pergunta

     a) patentes de medicamentos. ( Os medicamentos já possuem patentes ou são patenteados?) logo eles já possuem patente - Posse GABARITO



  • Nesse caso, tem que apelar pela relação de "posse", pois verifica-se que todas as alternativas tem valor paciente. gabarito "A", apesar da construção: "medicamentos são patentados pelo homem", ou seja, questão confusa.   

  • Patente está no sentido de certificado, logo substantivo concreto.

    conseguiu desenhar é concreto = vc consegue fazer um desenho de certificado para comprovar a patente

    Não conseguiu desenhar = abstrato = vc não consegue desenhar desenvolvimento,distribuição,tratamento,lançamento

  • GABARITO LETRA A

    PATENTES é substantivo concreto.

  • O termo sublinhado que desempenha uma função diferente da dos demais, é

    patentes de medicamentos. (NESSE CASO EU ACHO QUE O MEDICAMENTO NÃO PATENTEA NADA?)(TIPO PATENTEAR MEDICAMENTOS)

    desenvolvimento dos medicamentos.(DESENVOLVER MEDICAMENTOS)

    lançamento comercial do produto.(NESSE CASO DO PRODUTO NÃO CARACTERIZARIA COMERCIAL?)

    distribuição de medicamentos.(DITRIBUIR MEDICAMENTOS)

    tratamento do câncer.(TRATAR CÂNCER)

  • O examinador foi bastante infeliz em perder tempo de jogar uma merda dessa na prova 

  • Adjuntos adnominais fazem referência a substantivos concretos e abstratos bem como substantivos derivados de verbos geralmente são substantivos abstratos, podendo ser Complemento nominal, como por exemplo Compra(comprar). 
    Ex.: As compras foram ótimas.
    Logo o único que não é Substantivo Abstrato é Patetes, que geralmente seu processo é feito em um papel, são os registros, tem natureza independente, não é derivado do verbo patentear.

    A) Patentes= Subst. Concreto, tem natureza independente, não é derivado de verbo.
    B) Desenvovlimento= Desenvolver-- Subst. Abstrato
    C) Lançamento= lançar--Subst. Abstrato
    D) Distribuição= Distribuir --Subst. Abstrato
    E) Tratamento= Tratar-- Subst. Abstrato

    Letra B, C, D e E são também chamados de derivação Deverbal, pois advem de um verbo, que logo são toso abstratos.

    Avante!

  • No caso, eu posso dizer: Medicamentos sao patentados. Entao nao seria um termo paciente tb? Fiquei confuso

  • patentear é verbo = "medicamentos são patenteados" - termo paciente???

  • Fgv. Quando vc acha que aprendeu as respostas, ela muda as perguntas.   haha 

  • Fgv. Quando vc acha que aprendeu as respostas, ela muda as perguntas.   haha 

  • Eu sou muito fraco de portuga, mas pra mim todos são complementos...

  • Medicamentos tem a patente - sentido de posse -> ADJUNTO ADNOMINAL

  • Até dá pra acertar usando a regra de que Adjuntos trazem ideia de posse, como o Prof. Alexandre comentou. Por outro lado, poder-se-ia também dizer "os medicamentos não patenteiam, eles SÃO PATENTEADOS", o que daria uma ideia de termo paciente, típica de um complemento nominal.

  • Sobre a letra A: Medicamentos são patenteados. E agora , José?

    Minha maior dificuldade nesse assunto é justamente quando há dúvida se é SUBSTANTIVO CONCRETO OU ABSTRATO. Pelas respostas dos colegas foi demonstrado ser concreto , mas percebam que ele também permite essa passividade. Logo eu errei.

    Enfim, sigo com minhas dúvidas nessa diferenciação.

  • Questões desse tipo, eu gosto de usar os eguinte macete :

    desenvolvimento dos medicamentos.

    medicamentos são desenvolvidos

    lançamento comercial do produto.

    produto é lançado

    distribuição de medicamentos.

    medicamentos são distribuídos

    tratamento do câncer.

    cancer é tratado

    Percebe-se que a unica frase que não faz sentido é a alternativa A

    Gab: A