SóProvas


ID
1016521
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MJSP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com base no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue os itens seguintes, acerca do tipo de linguagem e das características das comunicações oficiais.

Com relação à concordância gramatical dos pronomes de tratamento, o MRPR recomenda que seja feita com o sexo da pessoa a que se refere. Nesse sentido, está adequada a concordância na sentença: “Sua Excelência, o ministro da Justiça, foi convidado para participar de um evento sobre segurança pública”.

Alternativas
Comentários
  •  Concordância com os Pronomes de Tratamento
     
    Os  pronomes  de  tratamento  (ou  de  segunda  pessoa  indireta)  apresentam  certas  peculiaridades  quanto  à concordância verbal, nominal e pronominal. Embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala, ou a quem se dirige a comunicação), levam a concordância para a terceira pessoa. É que o verbo concorda com o substantivo  que  integra  a  locução  como  seu  núcleo  sintático:  “Vossa  Senhoria  nomeará  o  substituto”;  “Vossa Excelência conhece o assunto”.

    Da  mesma  forma,  os  pronomes possessivos referidos  a  pronomes  de  tratamento  são  sempre  os  da  terceira pessoa: “Vossa Senhoria nomeará seu substituto” (e não “Vossa ... vosso...”).

    quanto aos adjetivos referidos a esses pronomes, o gênero gramatical deve coincidir com o sexo da pessoa a que se refere, e não com o substantivo que compõe a locução. Assim, se nosso interlocutor for homem, o correto é “Vossa Excelência está atarefado”, “Vossa Senhoria  deve  estar  satisfeito”;  se  for  mulher,  “Vossa  Excelência  está atarefada”, “Vossa Senhoria deve estar satisfeita”.


    Fonte: Manual de Redação da Presidência da República
  • Errei a questão por achar que a palavra ministro deveria iniciar com letra maiúscula...
  • Pronomes de Tratamento
    1. Concordância dos pronomes de tratamento
    - concordância verbal, nominal e pronominal: embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala ou a quem se dirige a comunicação), levam a concordância para a terceira pessoa.
    Ex.: "Vossa Excelência conhece o assunto". / "Vossa Senhoria nomeará seu substituto.”
    - adjetivos referidos a esses pronomes: gênero gramatical coincide com o sexo da pessoa a que se refere.
    Ex.: "Vossa Excelência está atarefado." / "Vossa Excelência está atarefada."
  • CERTA (segundo o CESPE)

    Essa eu fui até ver se não houve alteração pois "ministro " deveria iniciar em maiúsculo. O próprio MRPR utiliza letra maiúscula em diversas oportunidades. Acho que o CESPE manteve o gabarito porque a pergunta foi específica: " ... está adequada A CONCORDÂNCIA da sentença..."

    Se for isso, acho uma tremenda desonestidade com o candidato!!!!

  • Segundo MRPR:

    Já quanto aos adjetivos referidos a esses pronomes, o gênero gramatical deve coincidir com o sexo da pessoa a que se refere, e não com o substantivo que compõe a locução. Assim, se nosso interlocutor for homem, o correto é “Vossa Excelência está atarefado”, “Vossa Senhoria deve estar satisfeito”; se for mulher, “Vossa Excelência está atarefada”, “Vossa Senhoria deve estar satisfeita”.


  • Cuidado. A questão diz especificamente "com relação à concordância dos pronomes de tratamento"; e, depois, "Nesse sentido, está adequada a concordância". Então basta responder se está adequada a concordância. Não procurem outras coisas.

  • Pessoal não é o pronome de tratamento que deve concordar com o sexo e sim o ADJETIVO.

     

    Sua Excelência, o ministro da Justiça, foi convidado para participar de um evento sobre segurança pública”.

     

    Sua Excelência, a ministra da Justiça, foi convidada para participar de um evento sobre segurança pública”.

     

    *Não deveria ser errado ?

     

    *Por causa: (...) concordância gramatical dos pronomes de tratamento, o MRPR recomenda que seja feita com o sexo da pessoa (...)

  • “Sua Excelência > fala de alguem

    Vossa Excelência> fala com a pessoa