SóProvas


ID
1045972
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Com relação às normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público e sua inter-relação com a contabilidade pública, julgue os itens que se seguem.

De acordo com as normas contábeis brasileiras, o ciclo da administração pública é composto das seguintes etapas: planejamento, execução, controle e avaliação.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    NBC T 16.2


    ABRANGÊNCIA DO SISTEMA CONTÁBIL PÚBLICO    9. O ciclo da administração pública é composto pelas etapas de planejamento, execução, controle e avaliação.    10. A função social da contabilidade deve refletir, sistematicamente, o ciclo da administração pública para evidenciar informações públicas necessárias à tomada de decisões e à prestação de contas ao cidadão.

  • Complementando o excelente comentário do nobre colega DANIEL DANTAS.

    CICLO PDCA

    Também conhecido como ciclo de Deming, é uma ferramenta que busca realizar a tarefa corretamente desde a primeira vez, ou seja, evitar que erros e problemas apareçam e aconteçam. Dessa forma, esta técnica parte do estado atual das coisas e analisa os processos visando otimizá-los e evitar que erros voltem a ocorrer.

    As etapas pertencentes ao ciclo são:

    - Planejamento: definir metas e objetivos para serem alcançados;

    - Execução: colocar em prática as atividades propostas pelo planejamento;

    - Controle: monitorar se a execução esta ocorrendo de acordo com o que foi elaborado no planejamento;

    - Avaliação: indentificar se há falhas e buscar corrigi-las.

     

    Fonte: Administração Pública, Prof ´Taís Viera, Apostila Alfacon.

  • Douglas de sa martins esta questão ao meu ver não tem nenhuma ligação com o ciclo PDCA.

    O PDCA é para o controle da qualidade, e o "A" não é de avaliação e sim de ações corretivas.

  • A NBC T 16.2 foi alterada pela Resolução1.437/13, a redação do item 9 foi completamente modificada e nesta resolução (1.437/13) não fala de alteração desse item.

    Redação anterior (não consta no sítio do CFC, só achei esta norma, com esta redação, num link da ACMSP - http://www.acmsp.org.br/download?arquivo=NBCT16_2.pdf):

    ABRANGÊNCIA DO SISTEMA CONTÁBIL PÚBLICO

    9.O ciclo da administração pública é composto pelas etapas de planejamento,  execução, controle e avaliação.

    Redação atual (de acordo com a norma disponível no sítio do CFC. Não há nenhum item em toda a norma que seja, ao menos, parecido com o anterior):

    9. Os demais passivos devem ser classificados como não circulante.

    Já a NBC T 16.1 fala em ciclo da administração pública, porém não especifica suas etapas:

    6. A função social da Contabilidade Aplicada ao Setor Público deve refletir, sistematicamente, o ciclo da administração pública para evidenciar informações necessárias à tomada de decisões, à prestação de contas e à instrumentalização do controle social.

    A meu ver, atualmente, não podemos mais dizer que as etapas do ciclo da administração pública estão contidas nas normas brasileiras de contabilidade.

    PS. Esta prova foi aplicada antes da alteração da NBC T 16.2.


  • Segundo o Professor James Giacomoni (Orçamento Público, p. 192) as etapas do processo orçamentário são:

    1) Elaboração;

    2) Discussão, Votação e Aprovação;

    3) Execução; e

    4) Avaliação.

    Com base nisso a resposta da questão seria "Errada".

  • FCC/2014/Analista de Controle Externo – Contabilidade/TCE-GO) Com relação às demonstrações contábeis a serem elaboradas e divulgadas pelas entidades do setor público, considere:

    I. A Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido −DMPL evidencia a movimentação havida em cada componente do Patrimônio Líquido com a divulgação, em separado, dos efeitos das alterações nas políticas contábeis e da correção de erros. CORRETO...........

    II. A Demonstração das Variações Patrimoniais evidencia as variações quantitativas, o resultado patrimonial e as variações qualitativas decorrentes da execução orçamentária.  CORRETO..............

    III. O Balanço Orçamentário evidencia as receitas e as despesas orçamentárias, detalhadas em níveis relevantes de análise, confrontando o orçamento inicial e as suas alterações com a execução, demonstrando o resultado patrimonial da entidade.

    IV. A Demonstração dos Fluxos de Caixa permite aos usuários projetar cenários de fluxos futuros de caixa e elaborar análise sobre eventuais mudanças em torno da capacidade de manutenção do regular financiamento dos serviços públicos.

    CORRETO......................

    OBS:   as demonstrações contábeis aplicadas ao setor público estão todas previstas na NBC T 16.6, aprovada pela Resolução CFC 1133/08. Dentre estas, consta a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido – DMPL. Essa demonstração, aliás, não constava na redação original da Resolução. Foi incluída posteriormente por intermédio da Resolução CFC 1437/13.


    V. O Balanço Patrimonial, estruturado em Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido, evidencia o resultado orçamentário do exercício.

    Está correto o que se afirma APENAS em

    E) I, II e IV.


  • Tradicionalmente, o ciclo orçamentário é considerado como o período de tempo em que se processam as atividades típicas do orçamento público. É um processo contínuo, dinâmico e flexível, por meio do qual se elabora/planeja, aprova, executa, controla/avalia a programação de dispêndios do setor público nos aspectos físico e financeiro. Dessa forma, o ciclo orçamentário possui quatro fases. É assim que normalmente aparece em provas.

    Entretanto, existe também o que pode ser denominado como ciclo orçamentário ampliado. Tal termo designa o ciclo, em conjunto, do plano plurianual, da lei de diretrizes orçamentárias e da lei orçamentária. Dessa forma, o ciclo orçamentário possui oito fases.

    Segundo Sanches, extraído de “SANCHES, Osvaldo Maldonado: O ciclo orçamentário: uma reavaliação à luz da Constituição de 1988: Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro: FGV, v. 27, n.4, pp. 54-76, out./dez. 1993”, o ciclo orçamentário ampliado desdobrar-se em oito fases, quais sejam:

    _ formulação do planejamento plurianual, pelo Executivo;

    _ apreciação e adequação do plano, pelo Legislativo;

    _ proposição de metas e prioridades para a administração e da política de alocação de recursos pelo Executivo;

    _ apreciação e adequação da LDO, pelo Legislativo;

    _ elaboração da proposta de orçamento, pelo Executivo;

    _ apreciação, adequação e autorização legislativa;

    _ execução dos orçamentos aprovados;

    _ avaliação da execução e julgamento das contas.

    Ainda segundo o autor, tais fases são insuscetíveis de aglutinação, dado que cada uma possui ritmo próprio, finalidade distinta e periodicidade definida. O plano plurianual, por exemplo, não pode ser aglutinado à fase de elaboração do orçamento, porquanto constitui instrumento superordenador daquela, como evidenciado pelo cenário institucional articulado pela Constituição de 1988.

    http://www.portaldoorcamento.com.br/2014/01/ciclo-orcamentario-4-ou-8-fases.html

  • essa questao é de administraçao

  • CERTO.

    NBC T 16.2 - ABRANGÊNCIA DO SISTEMA CONTÁBIL PÚBLICO 

      9. O ciclo da administração pública é composto pelas etapas de planejamento, execução, controle e avaliação.   

    10. A função social da contabilidade deve refletir, sistematicamente, o ciclo da administração pública para evidenciar informações públicas necessárias à tomada de decisões e à prestação de contas ao cidadão.

  • Estou de acordo com o comentário da Karina

    " ... atualmente, não podemos mais dizer que as etapas do ciclo da administração pública estão contidas nas normas brasileiras de contabilidade"