SóProvas


ID
1047658
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Com relação à gestão de materiais, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Um objetivo da função compras é a obtenção de um fluxo contínuo de suprimentos para atendimento das necessidades da empresa. [CERTO]

    Objetivos básicos de uma seção de compras:
    a)      Obter um fluxo contínuo de suprimentos a fim de atender aos programas de produção;
    b)      Coordenar esse fluxo de maneira que seja aplicado um mínimo de investimento que afete a operacionalidade da empresa;
    c)       Comprar materiais e insumos aos menores preços, obedecendo a padrões de quantidade e qualidade definidos;
    d)      Procurar sempre dentro de uma negociação justa e honesta as melhores condições para a empresa, principalmente em condições de pagamento.
     
     b) Em processo de fornecimento por 
    pressão adotado por órgão do governo federal, entrega-se o material ao usuário conforme requisição ou pedido de material. [ERRADO]

    5.1.1. São dois os processos de fornecimento:
    a) por Pressão;
    b) por Requisição.
    5.1.2. O fornecimento por Pressão é o processo de uso facultativo, pelo qual se entrega material ao usuário mediante tabelas de provisão previamente estabelecidas pelo setor competente, e nas épocas fixadas, independentemente de qualquer solicitação posterior do usuário. Essas tabelas são preparadas normalmente, para:
    a) material de limpeza e conservação;
    b) material de expediente de uso rotineiro;
    c) gêneros alimentícios.
    5.1.3. O fornecimento por Requisição é o processo mais comum, pelo qual se entrega o material ao usuário mediante apresentação de uma requisição (pedido de material) de uso interno no órgão ou entidade.

     c) No governo federal, o recebimento implica obrigatoriamente aceitação[ERRADO]


    3. Recebimento é o ato pelo qual o material encomendado é entregue ao órgão público no local previamente designado, não implicando em aceitaçãoTransfere apenas a responsabilidade pela guarda e conservação do material, do fornecedor ao órgão recebedor. Ocorrerá nos almoxarifados, salvo quando o mesmo não possa ou não deva ali ser estocado ou recebido, caso em que a entrega se fará nos locais designados. Qualquer que seja o local de recebimento, o registro de entrada do material será sempre no Almoxarifado.
    3.3. Aceitação é a operação segundo a qual se declara, na documentação fiscal, que o material recebido satisfaz às especificações contratadas.

    Fontes: Instrução Normativa nº 205/88 e Administração de Materiais, uma abordagem logística, por Marco Aurélio Dias.
  •  d) Lote econômico de compra consiste em carga constituída de embalagens de transporte arranjadas ou acondicionadas de modo a facilitar seu manuseio, transporte e armazenagem por meios mecânicos, como uma unidade. [ERRADO]

    Carga unitizada “uma carga constituída de embalagens de transporte, arranjadas ou acondicionadas de modo que possibilite o seu manuseio, transporte e armazenagem por meios mecânicos, como uma unidade”.
    Lote econômico de compra é o quantitativo de itens constante do lote de compra que implicam mínima combinação entre os custos de armazenamento e custos de pedido.

    e) Os itens A da classificação ABC de determinado estoque são os que apresentam maior valor financeiro unitário[ERRADO]

    A curva ABC permite identificar itens que justificam atenção e tratamento adequados quanto a sua administração. Obtém-se a curva ABC através da ordenação dos itens conforme a sua importância relativa. Podem ser utilizados inúmeros critérios para a ordenação, conforme o objetivo particular de cada empresa, dentre eles o valor financeiro.
    Na representação gráfica da curva ABC mediante a construção de um plano cartesiano os limites de cada classe estão indicados no eixo horizontal, e no vertical os percentuais da soma total (valor financeiro total dos itens de cada classe). Sendo:
    Classe A – itens de maior valor financeiro.
    Classe B – itens de valor financeiro intermediário.
    Classe C – itens de baixo valor financeiro.

    Fontes: Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para concursos, por Renato Fenili e Administração de Materiais, uma abordagem logística, por Marco Aurélio Dias.
  • Vou responder alguns intens com outras questões do cespe:

    Letra "B"=  O verdadeiro conceito de fornecimento por pressão é:

    Prova: CESPE - 2011 - STM - Analista Judiciário - Administração - Específicos Disciplina: Administração de Recursos Materiais | Assuntos: Administração de Materiais e Logística; 
    No processo de fornecimento por pressão, a entrega de material ao usuário ocorre mediante tabelas de provisão, previamente estabelecidas pelo setor competente, nas épocas fixadas, independentemente de qualquer solicitação posterior do usuário.
    GABARITO: CERTA. 



    Letra "D" = O examinador tenta confundir o conceito de  lote ecnômico com carga unitizada.
    o conceito de carga unitizada é:

    Prova: CESPE - 2013 - TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO) - Técnico Judiciário - Administrativo Disciplina: Administração de Recursos Materiais | Assuntos: Transporte e distribuição; 
    Denomina-se carga unitizada a constituída de embalagens de transporte, arranjadas ou acondicionadas de modo a possibilitar seu manuseio, transporte e armazenagem por meios mecânicos, como uma única unidade.
    GABARITO: CERTA.

    O conceito de lote econômico é:

    Prova: CESPE - 2013 - ANP - Analista Administrativo - Área 2 Disciplina: Administração de Recursos Materiais | Assuntos: Lote Econômico de Compra; 
    No modelo de lote econômico, a quantidade ótima de estoques que deve compor cada pedido de compra é aquela em que os valores dos custos dos pedidos são iguais aos dos custos de manutenção dos estoques
    GABARITO: CERTA.
  • OBJETIVOS DA GESTÃO DE COMPRAS - 

    - Suprimento contínuo à produção.

    - Coordenar investimentos visando maximizá-los.

    - Produtos de qualidade pelo menor preço. 

  • Não consegui entender o erro na letra E, já que os itens A são os de maiores valores financeiros, correto?

  • Correto maior valor financeiro, mas não unitário! Um item pode ser muito caro, mas possuir poucas unidades, e pode haver outros itens mais baratos, mas que pela quantidade ultrapassem esse valor total!! Daí poderia se pensar que aquele item muito caro, não se enquadre em itens de classe A!!

  • Curva ABC: diz respeito ao Princípio 80/20, lei de Pareto: De acordo com esta lei," 80% das consequências decorrem de 20% das causas." 
    Aplicado à proposta da Curva ABC, quer dizer que 20% dos ITENS (materiais) representam 80% do FATURAMENTO (faturamento = Preço Unitário X Quantidade). 
    Ex:
    Situação 1) 10 canetas a $ 1,00 = $10,00 (na Curva ABC, será item B ou C)
     Situação 2): 1000.000 canetas a $ 0,001 = $ 100 (na Curva ABC, será item A, apesar de ter valor unitário inferior)
    Em suma, o item A da curva considera o faturamento: Valor e Quantidade (não somente o valor Unitário, dado em $).
  • A curva ABC é uma ferramenta que permite armazenar os materiais de acordo com sua importância. Geralmente é utilizado o critério financeiro ($).  Porém, existe a possibilidade de adoção de outros critérios, como: a importância que determinado item tem para o funcionamento da linha de produção, itens mais requisitados por diversas áreas da empresa etc.

  • Os itens A da classificação ABC de determinado estoque são os que apresentam maior valor financeiro unitário.

  • Lenildo não fez nada , apenas copiou a assertiva "E"  deram 15 links. Pessoal, vamos classificar melhor os comentáriios. Isso facilita -quando é clicado em "mais útil". A letra "E" ta errada pq não é com base no valo unitário , para classificar a curva é usado o princípio de pareto ( íten A 20%)... ENTÃO não é calculado com  base no valor unitário... na curva ABC , o grupo "A" seria uma formação de ítens -pequeno- porém com valor elevado.

  • Fiquei na dúvida entre alternativa A e Eporém acabei marcando a alternativa E.

     

     

  • O valor total de consumo é o que vale para a classificação ABC e não o valor unitário. 

    _____________________________________________________________

    ATENTE

    CONSUMO (Nº DE ITENS)  X VALOR UNITÁRIO (VALOR DE CADA ITEM) = VALOR DE CONSUMO

     

    SOMA DOS VALORES DE CONSUMO DE TODOS OS ITENS FORNECE O VALOR DE CONSUMO TOTAL. 

     

  • Andre Martins, acredito q o erro esteja em unitário. Não necessariamente são os de maior valor unitário, mas sim o maior valor dispendido no conjunto.

  • GAB: A

     

    a) Um objetivo da função compras é a obtenção de um fluxo contínuo de suprimentos para atendimento das necessidades da empresa. 

     

    b) Fornecimento por pressão =  Processo de uso facultativo, pelo qual se entrega material ao usuário mediante tabelas de provisão previamente estabelecidas pelo setor competente, e nas épocas fixadas, independentemente de qualquer solicitação posterior do usuário.

    (A solicitação ocorre no fornecimento por requisição)

     

    c) Recebimento é o ato pelo qual o material encomendado é entregue ao órgão público no local previamente designado, não implicando em aceitação. 

    (A aceitação só é dada quando o material recebido é analisado e satisfaz às especificações contratadas).

     

    d) Unitização consiste em carga constituída de embalagens de transporte arranjadas ou acondicionadas de modo a facilitar seu manuseio, transporte e armazenagem por meios mecânicos, como uma unidade.

     

    e) Os itens A da classificação ABC de determinado estoque são os que apresentam maior valor financeiro total.

     

     

    fonte: Dias, 2010

              IN 205/88 

  • LETRA A 

     

    OBJETIVOS BÁSICOS DE UM DEPARTAMENTO DE COMPRAS:

    - OBTER UM FLUXO CONTÍNUO DE SUPRIMENTOS.

    - COORDENAR ESSE FLUXO DE MANEIRA QUE SEJA APLICADO UM MÍNIMO DE INVESTIMENTO QUE AFETE A OPERACIONALIDADE DA EMPRESA.

    - COMPRAR MATERIAIS E INSUMOS AOS MENORES PREÇOS, OBEDECENDO A PADRÕES DE QUANTIDADE E QUALIDADE.

    - TER UMA NEGOCIAÇÃO JUSTA E HONESTA...

  • LETRA A

  • PT no RP

    PT - Pressão / Tabelas de Provisão

    RP - Requisição / Pedido de Material

  • Tudo bem entender que a alternativa E esteja errada por descrever "maior valor unitário", mas é certo que na Classe A estão os itens de MAIOR VALOR em MENOR QUANTIDADE, logo, nas Classes B e C não é possível ter itens que sejam mais caros unitariamente que os itens da Classe A.

    Banca que aplica questão tão mal feita assim deveria sofrer algum tipo de punição, esse tipo de coisa não poderia ocorrer ao bel prazer dos examinadores.