SóProvas


ID
1049392
Banca
FCC
Órgão
AL-RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A frase correta quanto à concordância nominal e verbal está em:

Alternativas
Comentários
  • a) Certa

    b) Houve militares

    c) Ao meio dia e meia

    d) Já faz

    e) Têm razões

  • Caros, para melhor elucidação desta questão. Apresento-lhes o erro e a regra respectiva. Senão vejamos:


    A)  CORRETA: Ostentando diplomas de “certificação verde”, os madeireiros deixaram a ministra do Meio Ambiente meio apalermada.


    B)  ERRADA: No passado, houveram (HOUVE) muitos militares nacionalistas preocupados com a devastação da região amazônica. REGRA: O VERBO HAVER É IMPESSOAL QUANDO SIGNIFICA EXISTIR.


    C)  ERRADA: Ao meio dia e meio, os madeireiros reuniram-se com os representantes das tribos para que não vão existir novos conflitos. REGRA: a expressão correta é meio-dia e meia, já que o numeral fracionário concorda em gênero com a palavra hora, embora essa esteja subentendida.


    D)  ERRADA: Já faziam (JÁ FAZIA) vários meses que os madeireiros e os representantes do governo se reuniam em busca de soluções sustentáveis. REGRA: O VERBO FAZER PODE TER UM SENTIDO TEMPORAL, TORNANDO-SE NUM VERBO IMPESSOAL, APENAS É USADA A 3.ª PESSOA DO SINGULAR.


    E)  ERRADA: Aqueles que vivenciaram a devastação da Amazônia nas décadas passadas tem (têm) razões para prever novas catástrofes ambientais. REGRA: TEM DEVE CONCORDAR COM O SUJEITO: AQUELES. ASSIM, O VERBO TER NA 3° PESSOA DO PLURAL TEM SUA CONJUGAÇÃO TÊM.



    O sucesso é uma consequência e não um objetivo.

    Gustave Flaubert

  • Na letra c) ....que não vão existir novos conflitos. O certo seria, ..... que não vá existir novos conflitos.

  • b) houveram - houve

    c) para que nao vao exisistir - para que nao existam novos

    d) Ja faziam - ja fazia

    e) tem - têm

  • Corrijam-me se eu estiver equivocada mas a palavra "meio" na letra "A" por ser advérbio é invariável. Dentre outros, por isso a frase está correta.

    Bons estudos!!
  • Em relação a letra C

    Meio-dia e meio ou meio-dia e meia?

    A forma correta de escrita da expressão é meio-dia e meia. A expressão meio-dia e meio, embora seja muito utilizada, está errada. Devemos utilizar a expressão meio-dia e meia sempre que quisermos referir a décima segunda hora do dia mais trinta minutos, ou seja, o meio-dia mais meia hora.

    A palavra meia é um numeral fracionário e se refere à metade de um todo, de uma unidade. Sendo um numeral fracionário, deverá estabelecer concordância com a unidade fracionada. Neste caso, a unidade fracionada é a hora, um substantivo feminino: uma hora, meia hora.

    Esta dúvida surge porque é feita, erradamente, concordância com a palavra dia em vez da palavra hora. Sempre que fracionamos a hora, utilizamos a palavra meia, no feminino, como em sete e meia, onze e meia, cinco e meia. Assim, o correto também será meio-dia e meia, uma vez que a palavra hora se encontra subentendida: meio-dia e meia hora.

    Exemplos:

    Eu e meu irmão estaremos no portão da escola ao meio-dia e meia.
    Sairei do trabalho ao meio-dia e meia.


    " A humildade é a única base sólida de todas as virtudes. Não corrigir nossas faltas é o mesmo que cometer novos erros."

    Confúcio

  • Havia muitos gays na parada gay

    Fazia muitos anos que nao te vejo


  • O certo é "FAZ" ou "FAZIA" ?  ou ambos estão certos? 

  • a) Ostentando diplomas de “certificação verde”, os madeireiros deixaram a ministra do Meio Ambiente meio apalermada.

    b) No passado, houveram muitos militares nacionalistas preocupados com a devastação da região amazônica. HOUVE= EXISTIR = FICA SEMPRE NA 3º P DO SINGULAR

    c) Ao meio dia e meio, os madeireiros reuniram-se com os representantes das tribos para que não vão existir novos conflitos. MEIA

    d) Já faziam vários meses que os madeireiros e os representantes do governo se reuniam em busca de soluções sustentáveis. FAZIA= TEMPO DECORRIDO FICA SEMPRE NA 3ºP DO SINGULAR

    e)Aqueles que vivenciaram a devastação da Amazônia nas décadas passadas tem razões para prever novas catástrofes ambientais. TÊM = conocrdando com aqueles

  • correções:

     a)Ostentando diplomas de “certificação verde”, os madeireiros deixaram a ministra do Meio Ambiente meio apalermada. correto

     b)No passado, houve muitos militares nacionalistas preocupados com a devastação da região amazônica.

     c)Ao meio dia e meio, os madeireiros reuniram-se com os representantes das tribos para que não ocorram novos conflitos.

     d)Já fazia vários meses que os madeireiros e os representantes do governo se reuniam em busca de soluções sustentáveis.

     e)Aqueles que vivenciaram a devastação da Amazônia nas décadas passadas têm razões para prever novas catástrofes ambientais.

  • a) gabarito

    b) Verbo HAVER no sentido de EXISTIR-ACONTECER-OCORRER é invariável e impessoal

    c) Meio dia e MEIA | para que não EXISTAM novos conflitos.

    d) Verbo FAZER indicando tempo é invariável

    e) TÊM