SóProvas


ID
1053793
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à estrutura, à estratégia e à cultura organizacional, julgue os itens que se seguem.

A utilização de jargão jurídico específico é um exemplo de artefato da cultura vigente em determinado tribunal que caracteriza um traço da sua cultura organizacional.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito preliminar: Errado! Gabarito definitivo: anulado!

    Justificativa: Por haver divergência na literatura no que se refere ao assunto, opta-se por anular o item.

     Eu marcaria essa questão como CORRETA. As justificativas que o Cespe dá não ajudam em nada! Pq ele não sita  quais são os autores que divergem sobre o assunto??? As vezes eu acho que na verdade é o Cespe que fica criando coisas que não tem nada haver. E não reconhece os erros. Já vi várias questões com gabaritos ABSURDOS! e o cespe simplesmente mantém. Já outros totalmente COERENTE  e ele anula. E isso só atrapalha nós que estamos estudamos.

  • Realmente o Cespe cria umas coisas nada a ver.
  • Segundo Chiavenato, “Artefatos: são todas aquelas coisas que, no seu conjunto, definem uma cultura e revelam como esta dá atenção a elas. Fazem parte do primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível e perceptível. É tudo aquilo que cada pessoa vê, ouve e sente quando se depara com uma organização. São compostos por produtos, serviços e padrões de comportamento dos membros de uma organização. Quando se percorrem escritórios, por exemplo, pode-se notar como as pessoas se vestem, como falam, sobre o que conversam, como se comportam, quais as coisas que são relevantes para elas.” Assim, creio que os jargões podem ser enquadrados como artefatos. Dessa forma, o item estaria correto. Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Administração geral e pública. 3ª Ed. Barueri: Manole, 2012 (p. 225). Gabarito: errado. Sugestão do professor: correto. http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/recursos-nocoes-de-administracao-publica-p-tecnico-judiciario-do-trt-es/
  • O principal autor brasileiro no assunto (Chiavenato) deixa bem claro que jargão seria colocado como artefato. Entretanto, aparece essa banca sinistra (pra não dizer outra coisa), pega algum autor obscuro (que ela não cita quem é) e, como perdeu o argumento, resolve anular a questão??? Fala sério!