SóProvas


ID
1054342
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Com 1.445 verbetes listados sob "ironia" na MLA Bibliografy de uma única década, por que o mundo precisaria de um outro livro sobre ironia? E essa listagem conta apenas uma parte da história - a parte literária: esse tópico tem sido abordado por especialistas em áreas tão diversas quanto linguística e ciências políticas, sociologia e história, estética e religião, filosofia e retórica, psicologia e antropologia. A ironia tem sido sempre localizada e estudada em literatura, artes visuais, música, dança, teatro, exposições de museu, conversas e argumentação filosófica, e essa lista pode crescer muito mais. Mesmo concordando que a maioria desses 1.445 verbetes são de artigos sobre "ironia em..." algum texto ou obra de algum artista, a quantidade de energia gasta ao se tentar compreender como e por que as pessoas escolhem se expressar dessa maneira bizarra continua a me espantar. Parece haver uma fascinação com a ironia - que eu obviamente também sinto - quer ela seja considerada um tropo retórico, quer um modo de ver o mundo.

Obs.: tropo retórico = figura de linguagem
(HUTCHEON, Linda. A "cena" da ironia, em Teoria e política da ironia. Trad. Julio Jeha. UFMG: Belo Horizonte, 2000. p. 15)

... por que as pessoas escolhem se expressar dessa maneira bizarra...

O segmento destacado acima está grafado em conformidade com a norma-padrão escrita, o que também ocorre com o destacado na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • Por quê
    Quando vier antes de um ponto, seja final, interrogativo, exclamação, o por quê deverá vir acentuado e continuará com o significado de “por qual motivo”, “por qual razão”.
    Exemplos: Vocês não comeram tudo? Por quê?
    Andar cinco quilômetros, por quê? Vamos de carro.

    Fonte: http://www.brasilescola.com/gramatica/por-que.htm

  • Por quê
    Quando vier antes de um ponto, seja final, interrogativo, exclamação, o por quê deverá vir acentuado e continuará com o significado de “por qual motivo”, “por qual razão”.
    Exemplos: Vocês não comeram tudo? Por quê?
    Andar cinco quilômetros, por quê? Vamos de carro.

    Fonte:http://www.brasilescola.com/gramatica/por-que.htm

  • POR QUÊ NO FINAL DA FRASE SEMPRE SERÁ SEPARADO E ACENTUADO.

    PORQUÊ POSPOSTO AO ARTIGO, NUMERAL OU PRONOME ADJETIVO, SERÁ SEMPRE JUNTO E ACENTUADO.

    PORQUE COM SENTIDO DE POIS, JÁ QUE, A FIM DE QUE: SEMPRE SERÁ ESCRITO TUDO JUNTO E SEM ACENTO.

    POR QUE  SERÁ ESCRITO SEPARADO E SEM ACENTO: QUANDO TIVER SENTIDO DE POR QUAL RAZÃO, PELA QUAL, PELO QUAL, POR QUAL MOTIVO.

    fonte: www.gramaticaonline.com.br

  • A opção correta é  LETRA A.

    a) Correta. O que no final de uma frase sempre será acentuado, nesse caso é precedido pelo por, portanto separado e com acento.

    b) Errada. É substantivo, por isso, depois de artigo (o, os) é junto e com acento.

    c) Errada. Junção entre a preposição por e o pronome interrogativo que, separado e sem acento.

    d)Errada. Conjunção subordinativa explicativa, pode ser substituído por pois, junto e sem acento.

    e)Errada. Junção de preposição com pronome interrogativo, pode ser substituído por pela qual, separado e sem acento.


    Bons estudos. 

  • Impossível não aprender: http://www.youtube.com/watch?v=fkY4RqPWlUg

  • A - Correta

    B - porquê (substantivo)

    C - por que (substituir por qual motivo)

    D - porque (resposta)

    E - Por que (substituir po qual - pronome relativo)

  • ALTERNATIVA A – ERRADA - Deve-se empregar a forma “por quê” – separada e com acento. Trata-se de pronome interrogativo, em final de oração (quando lhe perguntaram por quê). Note a equivalência com a expressão “por que motivo”.

    ALTERNATIVA B – ERRADA – Deve-se empregar a forma “porque” – junto e sem acento. Trata-se de conjunção explicativa/causal. Note a equivalência com “pois”.

    Deve-se empregar a forma “porquê” – junto e com acento. Trata-se do substantivo. Perceba que ele está acompanhado de artigo definido masculino.

    ALTERNATIVA C – ERRADA – Deve-se empregar a forma “por que” – separada e sem acento. Trata-se da junção da preposição “por” com o pronome relativo “que”. Note a equivalência com a expressão “pelo qual” – O modo por que ela demonstrava... = O modo pelo qual ela demonstrava....

    ALTERNATIVA D – CERTA – Está correto o emprego da forma “por quê” – separada e com acento. Trata-se de pronome interrogativo, em final de interrogativa indireta. Como o “quê” encerra a interrogativa, ele será tônico e precisará ser acentuado. Note a equivalência com a expressão “Por que motivo”.

    ALTERNATIVA E – ERRADA – Deve-se empregar a forma “porquê” – junto e com acento. Trata-se do substantivo. Perceba que ele está acompanhado de artigo definido masculino.

  • Esse porque que sempre me ferra!