-
gabarito C. c) Arguido sobre o trágico episódio, foi categórico: "Tomamos imediatamente as precauções que cabem, garantindo, inclusive, a assistência às famílias dos feridos, que haverão de precisar de nosso apoio".
a) Recebeu o valor extipulado (ESTIPULADO) e cumpriu com todas as obrigações às quais tinha se comprometido a realizar, mas mesmo assim, muitos não o consideraram um profissional à altura do empreendimento.
b) Na sala da secretária, o diretor deixou um bilhete - "Procurei o documento e não o achei" - e ela correu ao departamento jurídico para informá-lo que ele esteve aqui, procurou (PROCURANDO) o documento e não o tinha achado.
c) Arguido sobre o trágico episódio, foi categórico: "Tomamos imediatamente as precauções que cabem, garantindo, inclusive, a assistência às famílias dos feridos, que haverão de precisar de nosso apoio".
d) Nem sempre as pessoas fazem juz (JUS) ao crédito que nelas se deposita, muito por indiscutíveis falta de preparo e experiência para as funções que exercem, mas também por ansiar rápidas promoções na carreira.
e) Eles são tão intransigentes que descompoem (DESCOMPÕEM)qualquer candidato que apresente-se em trajes pouco formais ou até dependendo do caso, vestidos com adequação, mas de modo que lhes pareça obsoleto.
-
acredito que o erro da B seja regência do verbo informar, o correto seria informa-lo de algo.
-
erro da letra b): o verbo informar admite dois complementos, um de assunto (a informação) e outro de destinatário da ação, ele pode ser transitivo direto ou indireto. As duas hipóteses são "informar algo a alguém" ou "informar alguém de ou sobre algo".
Na letra b o correto seria "informá-lo de que" ou "informar-lhe que".
-
Correção letra D:
"Nem sempre as pessoas fazem jus ao crédito que nelas se deposita, muito
por indiscutíveis falta de preparo e experiência para as funções que
exercem, mas também por ansiar por rápidas promoções na carreira.
"
-
Na letra a) "cumpriu com todas as obrigações" é uma regência para um uso informal. O "correto" seria "cumpriu todas as obrigações"
-
O erro da letra a) também está na crase de "às quais". O correto seria "as quais", pois o verbo de referência "realizar" é transitivo direto e não exige preposição.
-
outro erro para a letra D: "indiscutíveis falta de preparo e experiência". Caso de concordância nominal que é atratativa, ou seja, concorda com "falta de preparo". Assim, a redação correta é: "indiscutível falta de preparo e experiência".
-
Marquei a letra D; errei, pois eu não atentei para o verbo ansiar, que é transitivo indireto.
-
Questão X-tudo:
a) Recebeu o valor extipulado (ESTIPULADO) e cumpriu com todas as obrigações às quais tinha se comprometido a realizar, mas mesmo assim, muitos não o consideraram um profissional à altura do empreendimento.
b) Na sala da secretária, o diretor deixou um bilhete - "Procurei o documento e não o achei" - e ela correu ao departamento jurídico para informá-lo que ele esteve aqui (LÁ = SALA DA SECRETÁRIA), procurou o documento e não o tinha achado.
c) Arguido sobre o trágico episódio, foi (PRETÉRITO PERFEITO) categórico: "Tomamos (PRETERITO PERFEITO) imediatamente as precauções que cabem (PRESENTE => o certo é COUBERAM = PRETERITO PERFEITO) , garantindo, inclusive, a assistência às famílias dos feridos, que haverão (FUTURO DO PRESENTE => O certo é HOUVESSEM = PRET IMPERF. DO SUBJ.) de precisar de nosso apoio".
d) Nem sempre as pessoas fazem juz (JUS) ao crédito que nelas se deposita, muito por indiscutíveis falta de preparo e experiência para as funções que exercem, mas também por ansiar (ANSIAREM) rápidas promoções na carreira.
e) Eles são tão intransigentes que descompÕem qualquer candidato que apresente-se em trajes pouco formais ou até dependendo do caso, (qualquer candidato que apresente-se VESTIDO) vestidoS com adequação, mas de modo que lhes pareça obsoleto.
-
Verbo assistir:
no sentido de ver/presenciar - TI
no sentido de cuidar/socorrer - TD
pensei que a letra C estaria errada pq como tem a crase em "ASSISTIR ÀS FAMÍLIA" ele teria usado a Regência Verbal Incorreta do verbo Assistir.
-
Tenho uma dúvida: se a palavra DESTITUÍDO (DES-TI-TU-Í-DO) leva acendo grave no "i", porque ARGUIDO (AR-GU-I-DO) não levaria? Me parece que a letra C esté errada por isso.
Ver Regra:
1º) As vogais tônicas grafadas i e u das palavras oxítonas e paroxítonas levam acento agudo quando antecedidas de uma vogal com que não formam ditongo e desde que não constituam sílaba com a eventual consoante seguinte, excetuando o caso de s: atraí, baú, caís (de cair), país, etc.; alaúde, amiúde, Araújo, atraíam, baía, cafeína, ciúme, egoísmo, faísca, graúdo, influíste, juízes, paraíso, ruína, saída, sanduíche, etc.
No particípio do verbo arguir – arguído –, a sílaba tônica não se encontra no radical (ar-gu-í-do) e ocorre a situação prevista no item 1 do Acordo, que se refere à acentuação das vogais tônicas i e u em hiatos. Devem, portanto, ser acentuados graficamente os vocábulos arguído e arguída.
-
Letra C a uma incorreção: verbo "tomamos" faz referença a 1ª pessoa do plural do preterito perfeito do indicativo, sendo assim não pode concordar com o verbo "cabem" 3ª pessoa do plural do presente do indicativo....
-
Pois é, também caí no ARGUIDO...Pesquisando na internet, mais do que o normal, vi que não tem, mas é uma exceção... toda a conjugação do arguir paroxítono leva acento (mesmo as com s como arguísse)... e verbos equivalentes como influir tamb´m tem... acho que os especialistas do acordo se perderam quando tiraram o trema...
-
Acertei! Mas esse tipo de questão é difícil vc ver numa primeira lida os erros.
Quando eles não estão ''na cara'', vejo o verbo e procuro o sujeito ( muitas vezes o erro já está aí, ou na concordância ou na separação de S+V+CV);
Se ficar dúvidas em mais algumas, parto pra regência
Sobre a B: Quem informa, informa ALGUÉM DE ALGUMA COISA ( VTDI)