SóProvas


ID
1063015
Banca
FJPF
Órgão
MAPA
Ano
2007
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Os peixes, moluscos e crustáceos de águas doces profundas podem apresentar teor de cádmio além dos índices suportáveis. Os seres humanos estão de certa forma protegidos à exposição crônica a níveis baixos de cádmio pela ação da metalotioneína, cuja função é regular o metabolismo do zinco e que também pode complexar o cádmio, eliminando-o mais tarde pela urina. Se o organismo absorve uma quantidade que ultrapassa a capacidade de complexação da metalotioneína, o metal é armazenado no fígado e nos rins, devido ao seu efeito cumulativo, e permanece no organismo por décadas. Admitindo-se que 0,1 microgramas por quilograma de massa corporal seja a ingestão diária aceitável do metal para o ser humano, a massa em gramas de peixe que uma pessoa de 70 quilogramas pode comer por semana, sendo o nível médio desse metal no peixe de 0,20 ppm, é:

Alternativas
Comentários
  • Inicialmente considerando a ingestão diária de cádmio para uma pessoa de 70 kg é calculada a massa de cádmio ingerida:

    0,1µg --------- 1 kg de massa corporal

    x ----------------- 70 kg de massa corporal

    x = 7µg de Cd


    0,20 ppm = 0,20 mg de Cd/ kg = 2x10^-1 g de Cd/kg


    0,2 µg de Cd ----------- 1 g de peixe

    7 µg de Cd -------------- x


    x = 35 g de peixe

    Esse valor encontrado se trata da massa de peixe que pode ser ingerida em 1 dia, ou seja, em uma semana (7 dias) como a questão pede o valor é de 35 x 7 = 245 g