SóProvas


ID
1065823
Banca
CEPERJ
Órgão
Rioprevidência
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

Mévio é empregado, regularmente contratado, da empresa XAR Ltda., tendo completado setenta anos de idade e quarenta anos de contribuição para o sistema previdenciário geral. Foi então des­ligado da empresa, com o pagamento integral das verbas rescisórias e obteve sua aposentadoria paga pelo INSS. Aos se­tenta e um anos é novamente contratado pela sua antiga empregadora, diante do aquecimento da economia, realizando contrato de trabalho formal. Diante de tal quadro, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta B

    Sendo filiado ao RGPS pode trabalhar até a morte...

  • O requisito idade não é causa para não contratação em qualquer tempo, inclusive, a aposentadoria compulsória, antigamente conhecida como aposentadoria por velhice, teve sua nomenclatura modificada em decorrência do caráter discriminatório... sendo assim, qualquer pessoa pode vir a trabalhar novamente e para tanto, deverá recolher para o Instituto.

  • Se aposentar por idade ou tempo de contribuição (serviço) não há nenhuma objeção para que continue a trabalhar. Não poderá fazê-lo se a sua aposentadoria tiver sido concedida por invalidez. Contratá-lo nessas condições, colocará em risco a própria aposentadoria do segurado, porque se o fato for denunciado ao INSS, certamente a sua aposentadoria será cassada, podendo, ainda requerer de volta o que o segurado recebeu, indevidamente, como proventos.

  • Confundi com o regime próprio, esse sim exige a aposentadoria compulsória do empregado aos 70 anos de idade.

  • LEI 8212/91:

    Art. 12, § 4º: O aposentado pelo Regime Geral de Previdência Social-RGPS que estiver exercendo ou que voltar a exercer atividade abrangida por este Regime é segurado obrigatório em relação a essa atividade, ficando sujeito às contribuições de que trata esta Lei, para fins de custeio da Seguridade Social.


    LEI 8213/91:

    Art. 18, § 2º: O aposentado pelo Regime Geral de Previdência Social–RGPS que permanecer em atividade sujeita a este Regime, ou a ele retornar, não fará jus a prestação alguma da Previdência Social em decorrência do exercício dessa atividade, exceto ao salário-família e à reabilitação profissional, quando empregado.


    SEGUNDO O CASO HIPOTÉTICO DA QUESTÃO E COM BASE NA LEI INFRACONSTITUCIONAL, MÉVIO TERÁ DIREITO APENAS AO SALÁRIO-FAMÍLIA E À REABILITAÇÃO PROFISSIONAL

    VEJO TAL SITUAÇÃO COMO INCONSTITUCIONAL DE MODO QUE A CARTA MAGNA RELATA O SEGUINTE:


    Art. 201, § 11: Os ganhos habituais do empregado, a qualquer título, serão incorporados ao salário para efeito de contribuição previdenciária e consequente repercussão em benefícios, nos casos e na forma da lei.

  • NÃO EXISTE LIMITE DE IDADE.

  • QUESTÃO MUITO DUVIDOSA, MAL FORMULADA POR SINAL. QUANDO O EXAMINADOR AFIRMA QUE "SEM LIMITE DE IDADE", ELE ESTÁ MENTINDO. HÁ BEM DA VERDADE, EXISTE SIM LIMITES DE IDADE PARA FINS DE INSERÇÃO PREVIDENCIARIA, TANTO É QUE O MENOR DE 16 ANOS NÃO PODE FILIAR-SE NESTE REGIME.

  • LEMBREM-SE QUE A APOSENTADORIA COMPULSÓRIA NO REGIME GERAL NADA MAIS É DO QUE A FACULDADE DO EMPREGADOR EM OBRIGAR O SEGURADO A APOSENTAR-SE POR IDADE... A QUESTÃO DIZ TOTALMENTE O CONTRÁRIO... A VONTADE DO RETORNO À ATIVIDADE FOI DADA PELO EMPREGADOR.... O REGIME GERAL NÃO ESTABELECE IDADE ALGUMA DE LIMITE... CONTRÁRIO DO REGIME PRÓPRIO EM QUE A APOSENTADORIA COMPULSÓRIA SE TRATA DE UM ''BENEFÍCIO'' ESPECÍFICO E LITERALMENTE COMPULSÓRIO, OU SEJA, OBRIGATÓRIO O DESLIGAMENTO... 



    GABARITO ''B''
    Questão maravilhosamente formulada!
  • O regime geral permite o exercício do trabalho formal e remunerado sem limite "máximo" de idade

  • Uma dúvida gente, e se o aposentado que trabalha ficar doente, ele terá direito a receber a aposentadoria + o aux-acidente?

  • O Estado controlar a idade para trabalhar é complicado né?! 

  • O item B é com certeza o único correto, mas creio que a redação ficaria melhor se assim fosse:

    b) O regime geral permite o exercício do trabalho formal e remunerado sem limite MÁXIMO de idade.

    Uma vez que há limites mínimos de idade para inciar a atividade laborativa, a saber

    Menor aprendiz - Maior de 14 anos

    Doméstico - Maior de 18 anos

    Facultativo e Empregado - Maior de 16 anos



  • kkkkkkk, Mévio? de novo? daqui a pouco colocam o Tício aqui em Previdenciário tbm rsrsrs.

  • GABARITO:B

    Será que esse Mévio é o mesmo que a FCC usa nas questões de Penal!? HaHaHA! 

  • A questao quis fazer um paralelo entre a compulsoriedade de desligamento no RPPS, fato esse que nao ocorrer no RGPS, sem limites maximo portanto

  • a aposentadoria compulsória não é causa de recisão do contrato de trabalho no rgps.

  • Gostaria de fazer uma observação quanto à letra B. O RGPS não permite o trabalho formal e remunerado sem limite de idade, porque não há limite de idade máxima, mas há um limite de idade mínima de 16 anos.

  • É só pensar no sistema exploratório e quanto mais o trabalhador fornecer sua energia para a engrenagem capitalista, melhor.
  • Artigo 51, lai 8.213/91 Aposentadoria compulsória tem no RGPS e RPPS. No RGPS A aposentadoria por idade pode ser requerida pela empresa , desde que o segurado empregado tenha cumprido o período de carência e completado 70 anos de idade, se do sexo masculino, ou 65 anos se do sexo feminino.....

  • Se depender do Regime Geral , você trabalha até morrer.

  • O regime geral permite o exercício do trabalho formal e remunerado sem limite de idade

    Não entendi porquê fala sem limite de idade e sobre o menor de idade ?

  • O regime geral permite o exercício do trabalho formal e remunerado sem limite MÁXIMO de idade...