-
A autenticidade é a qualidade de um documento ser exatamente aquele que
foi produzido, não tendo sofrido alteração, corrompimento e adulteração, e deve ser garantida em qualquer suporte em que ele esteja registrado (papel, cd, microfilme). Esta caraterística se dá com base na análise da forma e do conteúdo e no ambiente de produção, manutenção/uso e preservação desse documento. Uma das formas de verificação da autenticidade é a rastreabilidade dos documentos em trilhas de auditoria, que permite verificar a ocorrência de acesso e uso indevidos a esses documentos, A rastreabilidade é uma forma de garantir que o documento arquivístico é autêntico, e que não sofreu alteração, corrompimento e adulteração. Fonte: professor Darlan Eterno.
-
No conceito da apostila da Vestcon:
Autenticidade: está ligada ao processo de criação, manutenção e custódia; os documentos são produtos de rotinas processuais que visam ao cumprimento de determinada função, ou consecução de alguma atividade, e são autênticos quando são criados e conservados de acordo com procedimentos regulares que podem ser comprovados, a partir destas rotinas estabelecidas.
Em nada falou de rastreabilidade.
-
Em termos práticos, rastreamento é saber "o que" (o produto ou bem), "de onde" veio (a origem) e "para onde" foi (destino). Com isto em vista, a definição de rastreamento exige três dados básicos, como mostra:
- O produto necessita estar identificado - o que se está rastreando,
- A origem deve ser conhecida - de onde vem o produto que se está rastreado, e
- O destino deve estar definido - para onde este produto será embarcado/enviado.
Fonte wikipedia
Logo, tem a ver a ver com a sua autenticidade.
-
QUESTÃO CERTA.
Comentário:
"A autenticidade é a qualidade de um documento ser exatamente aquele que foi produzido, não tendo sofrido alteração, corrompimento e adulteração, e deve ser garantida em qualquer suporte em que ele esteja registrado (papel, CD, microfilme). Esta caraterística se dá com base na análise da forma e do conteúdo e no ambiente de produção, manutenção/uso e preservação desse documento. Uma das formas de verificação da autenticidade é a rastreabilidade dos documentos em trilhas de auditoria, que permite verificar a ocorrência de acesso e uso indevidos a esses documentos, A rastreabilidade é uma forma de garantir que o documento arquivístico é autêntico, e que não sofreu alteração, corrompimento e adulteração."
Fonte: Professor Darlan Eterno -Arquivologia
https://www.facebook.com/www.darlaneterno.com.br/posts/662389057117019
-
A apostila da Vestcom tem conteudo muito fraco Vanessa
-
Analisando a questão:
A autenticidade é a característica do documento que possui todos os elementos necessários à sua validade, bem como de que seguiu todo o rito definido na sua produção. É a capacidade de o documento "provar ser quem diz ser". Capacidade de mostrar que seguiu todos os requisitos para sua produção. A autenticidade independe da veracidade das informações contidas no documento, mas tão somente da presenças dos elementos necessários à sua composição (exemplo: margens, símbolos, assinaturas, etc).
Uma das maneiras de se verificar e confirmar a autenticidade dos documentos é justamente a rastreabilidade, ou seja, o monitoramento e controle de todos os movimentos e alterações que foram realizados no documento desde sua produção ou recebimento. A rastreabilidade permite identificar quem manipulou os documentos, além de quando, onde, quais alterações foram realizadas, e quais justificativas foram dadas para tal, sendo possível identificar as falhas de tramitação, uso e acesso.
RESPOSTA: CERTO.
-
A autenticidade independe da veracidade das informações contidas no documento, mas tão somente da presenças dos elementos necessários à sua composição (exemplo: margens, símbolos, assinaturas, etc). A rastreabilidade permite identificar quem manipulou os documentos, além de quando, onde, quais alterações foram realizadas, e quais justificativas foram dadas para tal, sendo possível identificar as falhas de tramitação, uso e acesso.
-
Falar em rastreabilidade até assusta, mas quando você vai procurar a real função de rastreabilidade na arquivologia não é nada mais que a tramitação do documento.
GABARITO: C
-
Autenticidade de um Doc. Arq.
( Ensino/NotasAula/Gerenciamento Arq. Doc. Eletrônicos )
Definição
Capacidade de se provar que um documento arquivístico é o que diz ser [MacNail apud Rondinelli, R. Gerenciamento Arquivísitico de Documentos Eletrônicos]
Um documento autêntico é aquele que se mantém da mesma forma como foi produzido e, portanto, apresenta o mesmo grau de confiabilidade que tinha no momento de sua produção. [E-Arq]
Permanência ao longo do tempo das características originais do documento de arquivo no que respeita ao contexto, estrutura e conteúdo [ICA, Estudo n.º 16 – Manual para Arquivos Electrónicos]
Segundo a norma ISO8402, “rastreabilidade é a capacidade de traçar o histórico, a aplicação ou a localização de um item através de informações previamente registradas”.
FONTE: http://www.ufrgs.br/snote/wiki/doc.php?id=225
https://www.dicionarioinformal.com.br/rastreabilidade/
-
essa questão é exatamente o que dissemos na resposta da anterior. A autenticidade independe do suporte em que a informação foi registrada. Um dos elementos de verificação da autenticidade é a rastreabilidade sim. Vamos ver esse conceito?
Rastreabilidade é uma ferramenta que identifica os acessos e o uso dos documentos.
Sabemos, por exemplo, quem criou o documento digital através da rastreabilidade.
Ora, a autenticidade não é a garantia de que os documentos foram criados como deveriam ser? Então a rastreabilidade é um dos elementos que garante a autenticidade dos documentos arquivísticos.
Resposta: certa
-
Aí lasca, não falou em canto nenhum do material sobre Rastreabilidade, ai complica do cristão responder sobre isso.
-
essa é nova pra mim, nunca vi kkk