SóProvas


ID
1068010
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A dor, juntamente com a morte, é sem dúvida a experiência humana mais bem repartida: nenhum privilegiado reivindica ignorância em relação a ela ou se vangloria de conhecê-la melhor que qualquer outro. Violência nascida no próprio âmago do indivíduo, ela dilacera sua presença e o esgota, dissolve-o no abismo que nele se abriu, esmaga-o no sentimento de um imediato sem nenhuma perspectiva. Rompe-se a evidência da relação do indivíduo consigo e com o mundo.

A dor quebra a unidade vivida do homem, transparente para si mesmo enquanto goza de boa saúde, confiante em seus recursos, esquecido do enraizamento físico de sua existência, desde que nenhum obstáculo se interponha entre seus projetos e o mundo. De fato, na vida cotidiana o corpo se faz invisível, flexível; sua espessura é apagada pelas ritualidades sociais e pela repetição incansável de situações próximas umas das outras. Aliás, esse ocultar o corpo da atenção do indivíduo leva René Leriche a definir a saúde como “a vida no silêncio dos órgãos”. Georges Canguilhem acrescenta que ela é um estado de “inconsciência em que o sujeito é de seu corpo”.

(Adaptado de: BRETON, David Le. Antropologia da Dor, São Paulo, Editora Fap-Unifesp, 2013, p. 25-6)

Considere as frases abaixo.

I. Ao se suprimirem as vírgulas do trecho A dor, juntamente com a morte, é sem dúvida a experiência humana..., o verbo deverá ser flexionado no plural.

II. Na frase Georges Canguilhem acrescenta que ela é um estado de “inconsciência em que o sujeito é de seu corpo”, pode-se acrescentar uma vírgula imediatamente após inconsciência, sem prejuízo para a correção.

III. Na frase De fato, na vida cotidiana o corpo se faz invisível, flexível; sua espessura é apagada pelas ritualidades sociais..., o ponto e vírgula pode ser substituído, sem prejuízo para a correção e o sentido original, por dois-pontos.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • O verbo "é" concorda com o sujeito. juntamente com a morte, com ou sem vírgula, não é sujeito. Portanto, o verbo não deve ser flexionado.

    juntamente com a morte é Adjunto adverbial.
  • Na frase I temos : Ao se suprimirem as vírgulas do trecho A dor, juntamente com a morte, é sem dúvida a experiência humana..., o verbo deverá ser flexionado no plural.
    Adjunto adverbial de companhia
     (junto com, com, na companhia de)

    Irei viajar com meus irmãos.
    O presidente se reuniu com o prefeito.


  • Existe um "qc" logo após a alternativa C, que é a correta. Por favor, pessoal do QC, apaguem isso!

  • Acho que no 1º o erro está na parte em que diz: " o verbo deverá ser flexionado no plural" sendo que Sujeito composto > núcleos ligados pela preposição COM, se estiver s/ virgulas pede de preferência o verbo no plural ou concorcando com o primeiro para realçá-lo

    Então o deverá deixa errada a primeira.

  • A opção II, correta pois, apesar de mudar o sentido restringindo-o, a correção esta sim correta.
    Na opção III, a frase inicial passa a ter sentido de introdução explicativa da frase que vem depois. 
  • Alguém sabe explicar qual a regra se aplica a troca do ponto e vírgula pelos dois pontos, no item III ? Obrigada.

  • Faço das palavras da Simone Antunes as minhas. Não entendi a regra aplicada para que seja trocado o ponto e vírgula por dois pontos...

  • Pesquisei e não encontrei nada sobre a substituição doponto e virgula pelo os dois pontos. nunca ouvi falar nisso. que locura.

  • Na frase III - um dos empregos dos dois-pontos é introduzir uma explicação ao trecho anterior. Acredito que essa seja a aplicação na questão.

  • Hipóteses aceitáveis para fazermos uso do sinal dedois pontos:

    1_ usa-se na enumeração, explicação, notícia subsidiária

    2_ para esclarecer algo que já foi explicado

    3_ citações que precedem discurso direto

    =D


    Abraço

  • Sem alterar o sentido? Impossível, FCC!!!

  • Achei que ponto e vírgula só era substituído por ponto ou por vírgula.

  • Esta é uma questão interessante. A alternativa correta, de acordo com o sistema do Questões de Concurso é a letra C, onde contemplam-se as alternativas I e III.

    Na alternativa I, o que gera dúvida são as aspas. Se mantidas, torna-se inviável o uso da vírgula, pois o trecho alterado fica sem sentido.  Já a alternativa III, foi a única que considerei correta. No caso, tem-se duas orações coordenadas. Neste caso, o ponto e vírgula pode ser substituído por dois pontos. Há um vídeo da professora Isabel Vegas disponível aqui no QC que explica esta regra. 
  • Pessoal, discordo que o "juntamente com a morte" (item I) seja adjunto adverbial, posto que ele não modifica o sentido do verbo ou de um advérbio, mas sim o do nome "dor", de forma que, a meu ver, trata-se de um ADJUNTO ADNOMINAL.

  • Segue o comentário da apostila do Estratégia Concursos:

    Comentário: a afirmativa II é a única correta. Veja as outras:
    I. Ao se suprimirem as vírgulas do trecho A dor, juntamente com a morte, é sem dúvida a experiência humana..., o verbo deverá ser flexionado no plural. Informação errada. As vírgulas não podem ser suprimidas, pois separam um adjunto adverbial. O verbo só iria para o plural se toda a estrutura mudasse: a dor e a morte são sem dúvida a experiência humana...

    III. Na frase De fato, na vida cotidiana o corpo se faz invisível, flexível; sua espessura é apagada pelas ritualidades sociais..., o ponto e vírgula pode
    ser substituído, sem prejuízo para a correção e o sentido original, por dois pontos. Nesta frase, o ponto e vírgula está sendo usado para separar orações coordenadas assindéticas, função que os dois pontos não possui. Afirmação errada.

    Gabarito Errado!