SóProvas


ID
1075561
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Considerando que, de acordo com o Manual da Presidência da República, a redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, pelo uso do padrão culto de linguagem, pela clareza, pela concisão, pela formalidade e pela uniformidade, cada um dos itens a seguir apresenta um trecho hipotético de correspondência oficial, que deve ser julgado C se atender a esses requisitos e E, em caso contrário.

Nos termos do Decreto n. o X, a demarcação de terras indígenas deverá ser precedida de estudos e levantamentos técnicos que atendam ao disposto no art. 231, § 1. o , da Constituição Federal. Os estudos deverão incluir aspectos sociológicos, cartográficos e fundiários. Todos esses estudos devem ser realizados com o auxílio de profissionais experientes em cada área.

Alternativas
Comentários
  • Corretíssimo - respeitada a impessoalidade, clareza e concisão. 

    Nos termos do Decreto n. o X, a demarcação de terras indígenas deverá ser precedida de estudos e levantamentos técnicos que atendam ao disposto no art. 231, § 1. o , da Constituição Federal. Os estudos deverão incluir aspectos sociológicos, cartográficos e fundiários. Todos esses estudos devem ser realizados com o auxílio de profissionais experientes em cada área.

  • Marquei o item como Errado, pois, a meu ver, não observou uma das características da redação oficial: a concisão.

    Segundo o MRPR, a concisão "é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue
    transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras. Para que se redija com essa qualidade, é
    fundamental que se tenha, além de conhecimento do assunto sobre o qual se escreve, o necessário tempo para revisar o
    texto depois de pronto. É nessa releitura que muitas vezes se percebem eventuais redundâncias ou repetições
    desnecessárias de idéias."


    A assertiva comprometeu a concisão ao repetir, desnecessária e sequencialmente, o termo "estudos", além de ter utilizado tempos verbais distintos em um mesmo contexto:

    "[...] Os estudos deverão incluir aspectos sociológicos, cartográficos e fundiários. Todos esses estudos devem ser realizados com o auxílio de profissionais experientes em cada área."


    Penso que, à luz do MRPR, esse trecho final deveria ser assim reescrito:

    1) "[...] Os estudos deverão incluir aspectos sociológicos, cartográficos e fundiários e ser realizados com o auxílio de profissionais experientes em cada área."

    Portanto, errada a questão.


  • Trata-se de um documento muito estudado, pois muitos estudos estudaram todos os aspectos que deveria ser estudados com os estudos. Logo, precisamos estudar mais.

  • Ctrl+C / Ctrl+V do MRPR, página 13 (exemplo de Ofício):

    "Nos termos do Decreto no22, a demarcação de terras indígenas deverá ser precedida de estudos e levantamentos técnicos que atendam ao disposto no art. 231, § 1o, daConstituição Federal. Os estudos deverão incluir os aspectos etno-históricos, sociológicos, cartográficos e fundiários. O exame deste último aspecto deverá ser feito conjuntamente com o órgão federal ou estadual competente."


  • Não repetiu muito a palavra "estudos"???

  • O texto repete a palavra "estudo" três vezes em quatro linhas e eu tenho que dizer que isso é "CERTO"... Faça-me o favor. Daqui uns dias será melhor fechar os olhos e marcar qualquer coisa... Ir na sorte mesmo. O CESPE é "sem pé, nem cabeça". Ridículo.

  • Julguei errada pela frase: "Profissionais experientes". Considerei que por ser profissionais o qualificativo experientes seria desnecessário.

  • Concordo com o Guilherme Peres. Houve muita repetição do substantivo "ESTUDOS". Provas do cespe não são mais questão de estudo há tempos. A questão da sorte anda a cada dia mais valorizada!!! 

  • Ao meu ver feriu a concisão, pois as duas últimas orações poderiam ter sido unidas para se evitar a repetição da palavra "estudos".

  • RESPOSTA: CORRETO


    Responde as normas de redação oficial.

  • E continuo a estudar o que venho estudando assim como estudo para passar sem nunca parar de estudar...

  • A questão pede que seja analisado o seguinte trecho, dentro das regras de impessoalidade, padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade: "Nos termos do Decreto n. o X, a demarcação de terras indígenas deverá ser precedida de estudos e levantamentos técnicos que atendam ao disposto no art. 231, § 1. o , da Constituição Federal. Os estudos deverão incluir aspectos sociológicos, cartográficos e fundiários. Todos esses estudos devem ser realizados com o auxílio de profissionais experientes em cada área".

    Ao analisar o fragmento, percebemos que ele está correto. 
    Mesmo que se repita o termo "estudos", o seu uso é correto, pois o substituição por elementos de referenciação, como pronomes, poderia fazer com que o candidato se confundisse com outros termos. Perceba que mesmo sendo repetido, o termo está longe um do outro. 


    A reposta está correta. 
  • "Os estudos incluirão aspectos sociológicos, cartográficos e fundiários, os quais realiza-se-á com o auxílio de profissionais experientes em cada área."


    Na minha opinião, isso sim é concisão.

  • Bem que caberia um: ..."os quais" devem ser realizados...

  • O colega Bruno está certo, o CESPE copiou um trecho do MRPR referente ao exemplo de um ofício.

  • Puts, pior que copiou do manual mas trocou a última frase, inserindo "estudo" novamente. 
  • Que tanto de palavra ESTUDO é essa? Cadê a concisão?? Cespe surpreendendo....

  • uma outra questão do cespe foi dada como Errada pois o texto iniciava na ordem indireta.

    Esta questão tbm está com a ordem invertida, e foi considerada correta?

    difícil de entender!!!!! sem contar que só não falou mais "estudos" porque acabou o espaço. Cadê a concisão?


  • Sinto-me um burro atras das pessoas que leem um texto" cheio de estudo" e dizem: Corretíssimo - respeitada a impessoalidade, clareza e concisão. 

    Ai dentoooooooo.....

  • Não está formal, nem conciso, nem claro!

    Estudo... estudo.... estudo.

    Poupe-me!

  • Errei, e erraria de novo, pois questão assim é muito subjetiva. Erro gramatical não tem!

    Nos termos do Decreto n. o X, a demarcação de terras indígenas deverá ser precedida de estudos e levantamentos técnicos que atendam ao disposto no art. 231, § 1. o , da Constituição Federal. Os estudos deverão incluir aspectos sociológicos, cartográficos e fundiários. Todos esses estudos devem ser realizados com o auxílio de profissionais experientes em cada área."

    Acreito que existe uma repetição desnecessária da palavra "estudo".

  • Sem falar da repetição do verbo "dever", tornando o texto prolixo.

  • Além disso, a repetição da palavra "estudos" foi desnecessária. Concordo que a segunda aparição da palavra foi inevitável, mas a terceira poderia ser substituída por uma oração reduzida: "Os estudos deverão incluir aspectos sociológicos, cartográficos e fundiários, devendo ser realizados com o auxílio de profissionais experientes em cada área." 

  • Impessoalidade blz, clareza blz, concisão.... não!

  • §1.º - pode isso?

    Se for isso mesmo é melhor reescrever todos os diplomas legais que estão no site do planalto.

  • o que a diplomacia compensa no mrpr, eles botam pra f@der no português