SóProvas


ID
1082083
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      A guerra dos dez anos começou quando um fazendeiro cubano, Carlos Manuel de Céspedes, e duzentos homens mal armados tomaram a cidade de Santiago e proclamaram a independência do país em relação à metrópole espanhola. Mas a Espanha reagiu. Quatro anos depois, Céspedes foi deposto por um tribunal cubano e, em março de 1874, foi capturado e fzilado por soldados espanhóis.
      Entrementes, ansioso por derrubar medidas espanholas de restrição ao comércio, o governo americano apoiara abertamente os revolucionários e Nova York, Nova Orleans e Key West tinham aberto seus portos a milhares de cubanos em fuga.
Em poucos anos Key West transformou-se de uma pequena vila de pescadores numa importante comunidade produtora de chrutos. Despontava a nova capital mundial do Havana.
      Os trabalhadores que imigraram para os Estados Unidos levaram com eles a instituição do “lector”. Uma ilustração da revista Practical Magazine mostra um desses leitores sentado de pernas cruzadas, óculos e chapéu de abas largas, um livro nas mãos, enquanto uma fileira de trabalhadores enrolam charutos com o que parece ser uma atenção enlevada.

      O material dessas leituras em voz alta, decidido de antemão pelos operários (que pagavam o “lector” do próprio salário), ia de histórias e tratados políticos a romances e coleções de poesia. Tinham seus prediletos: O conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas, por exemplo, tornou-se uma escolha tão popular que um grupo de trabalhadores escreveu ao autor pouco antes da morte dele, em 1870, pedindo-lhe que cedesse o nome de seu herói para um charuto; Dumas consentiu.
      Segundo Mário Sanchez, um pintor de Key West, as leituras decorriam em silêncio concentrado e não eram permitidos comentários ou questões antes do final da sessão.


(Adaptado de: MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. Trad. Pedro Maia Soares. São Paulo, Cia das Letras, 1996, p. 134-136)

Sem prejuízo para o sentido original e a correção gramatical,

Alternativas
Comentários
  • É facultativo o uso da virgula para separar sujeitos  e ações diferentes.

    Portanto gabarito letra A

  • É obrigatório o emprego da vírgula antes do "e" aditivo quando esta conjunção ligar orações que apresentam sujeitos diferentes.

    Ex: Sendo um dos mais preparados, se não o mais competente, começou dizendo que cada um dos que ali estavam tinha condições de chegar aonde quisesse, e que as metas pessoais poderiam ser manifestadas dali a pouco.

  • Nossa, um colega falando que é obrigatório e outro dizendo que é facultativo...No comentário do professor na Q361472 ele diz que é facultativo, mas não menciona especificamente quando se trata de sujeitos diferentes. Alguém poderia dizer algo fundamentando em livros?

  • No livro do professor Rodrigo Bezerra pagina 662, ele fala que a vírgula é obrigatória quando de tratar de oração introduzida pelo "e" que apresenta sujeito diverso.

  • Conforme A Gramática para concursos públicos - Fernando Pestana ( pág 734)
    Ligando orações com sujeitos diferentes, alguns gramáticos, como William R. Cereja e Bechara, dizem que a vírgula é facultativa: " Muitos policiais estão envolvidos em corrupção(,) e os políticos não deixam por menos". No entanto, para a maioria dos gramáticos, é obrigatória! 


  • quando se tratar de orações com sujeitos diferentes usando conjunção aditiva "e", o uso da vírgula é FACULTATIVO.


    Livro "Gramática para Concursos", Marcelo Rosenthal.

  • Vale a pena repassar pela letra "B".

    O comando da questão diz : "Sem prejuízo para o sentido original ".

    O uso da vírgula na letra "b" seria o caso de orações subordinadas adjetivas explicativas. Gramaticalmente o uso é permitido, é correto, entretanto, de acordo com o que o comando diz, o uso das vírgulas alteraria o sentido da oração. Dessa forma, descartamos a letra "b".

  • a) [CERTO] - Trata-se da colocação da vírgula com o conector E

    Dentro de uma expressão com sujeitos diferentes, o conector E é recomendado (Flávia Rita)


    "O governo americano apoiara abertamente os revolucionários" = Oração 1

    e

    "Nova York, Nova Orleans e Key West tinham aberto" = Oração 2 

    =====================================================================

    b) [ERRADO] - Se inserir vírgulas, a Oração Adjetiva irá passar de Restritiva para Explicativa, modificando o sentido.


    1.  "Os trabalhadores que imigraram para os Estados Unidos [...]" = RESTRITIVA = apenas alguns dos trabalhadores imigraram para os EUA

    2.  "Os trabalhadores, que imigraram para os Estados Unidos, [...]" = EXPLICATIVA = todos os trabalhadores imigraram para os EUA


    =====================================================================

    c)[ERRADO] - Além de deixar a expressão "em voz alta" solta na frase, o vocábulo "dessas leituras", notoriamente, está complementando o nome "O material"


    =====================================================================

    d) [ERRADO] - Se suprimir a vírgula o aposto explicativo será desfeito 

    Aposto: [...] , decidido de antemão pelos operários (que pagavam o “lector” do próprio salário), [...]


    =====================================================================

    e) [ERRADO] - Se suprimir a vírgula o aposto explicativo será desfeito 

    Fazendeiro Cubano e Duzentos homens (=sujeito)

    Carlos Manuel de Céspedes (=Aposto)

    =====================================================================


    OBS: esse Professor que explica as questões de Português é péssimo :/


    Qualquer erro, enviar mensagem.

  • Tanto é que se diz "medidas cautelares DIVERSAS da prisão".