SóProvas


ID
1082089
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

     Reunir-se para ouvir alguém ler tornou-se uma prática necessária e comum no mundo laico da Idade Média. Até a invenção da imprensa, a alfabetização era rara e os livros, propriedade dos ricos, privilégio de um pequeno punhado de leitores.
     Embora alguns desses senhores afortunados ocasionalmente emprestassem seus livros, eles o faziam para um número limitado de pessoas da própria classe ou família
.

(Adaptado de: MANGUEL, Alberto, op.cit.)

Atente para o que se afirma abaixo.

I. No segmento ... a alfabetização era rara e os livros, propriedade dos ricos..., a vírgula colocada imediatamente após livros foi empregada para indicar a supressão de um verbo.

II. No texto, não se explicitam as razões pelas quais o ato de ouvir alguém ler tenha se tornado uma prática necessária e comum no mundo laico da Idade Média.

III. No segmento ... eles o faziam para um número limitado de pessoas..., o elemento sublinhado refere-se a “emprestavam livros”.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D:


    I - Dá-se elipse quando o verbo é suprimido e substituído por vírgula " a alfabetização era rara e os livros, (eram)  propriedade dos ricos;

    II - O autor dá as razões para leitura em conjunto quando afirma não existir ainda imprensa e os acesso a livros ser privilégio de poucos;

    III - O pronome relativo "o" se refere a conduta "emprestar livros"

  • Questão passível de anulação, visto que o item I está errado. Explicação:  ... a alfabetização era rara e os livros, propriedade dos ricos..., dá para perceber claramente que a vírgula após livros constitui início de um aposto. Aliás, as reticências após ricos não existe, mas sim uma vírgula. Portanto destaco, item errado. 

  • Concordo com o Peter. "Propriedade dos ricos" é aposto, justificando as vírgulas.

  • I. CERTO

    Elipse do verbo SER 

    =================================================================

    II. ERRADO

    "emprestassem seus livros, eles o faziam para um número limitado de pessoas da própria classe ou família."

    ==================================================================

    III. CERTO

  • Concordo com o Peter e com a Paula. 
    No item I, a vírgula após "livros" marca um aposto o qual qualifica os livros como "propriedade dos ricos". Se tem uma vírgula nessa frase que marca a elipse do verbo "ser" (eram) é aquela após a palavra "ricos". 
    Basta substituirmos: "Até a invenção da imprensa, a alfabetização era rara e os livros eram propriedade dos ricos eram privilégio de um pequeno punhado de leitores. Não ficou confuso, mal escrito e sem sentido? 
    Tentemos outra substituição: Até a invenção da imprensa, a alfabetização era rara e os livros, propriedade dos ricos, eram privilégio de um pequeno punhado de leitores. 
    Me parece evidente que a elipse do ver "ser" é marcada pela vírgula apenas depois de "ricos", de forma que após "livros" ela apenas serve para isolar o aposto. Questão passível de anulação ou, no mínimo, de atribuição a quem marcou tanto "D" como "E".   

  • Elipse é a supressão de uma palavra facilmente subentendida. Consiste da omissão de um termo facilmente identificável pelo contexto ou por elementos gramaticais presentes na frase com a intenção de tornar o texto mais conciso e elegante... Se eu soubesse disso!

  • Concordo com o Peter, o Marcelo e a Paula, pois o item I está errado. 

  • Na alternativa I, se voltar ao texto para a análise, a alternativa estará errada, mas se olhar somente para o segmento exposto, a questão estará correta.

    I. No segmento ... a alfabetização era rara e os livros, propriedade dos ricos..., a vírgula colocada imediatamente após livros foi empregada para indicar a supressão de um verbo. 

  • I - Dá-se elipse quando o verbo é suprimido e substituído por vírgula " a alfabetização era rara e os livros, (eram) propriedade dos ricos;

    II - O autor dá as razões para leitura em conjunto quando afirma não existir ainda imprensa e os acesso a livros ser privilégio de poucos;

    III - O pronome relativo "o" se refere a conduta "emprestar livros"

    Gostei (

    34

    )