SóProvas


ID
1085701
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Certo dia, um Supervisor de Linha Operacional da Companhia do Metropolitano de São Paulo fez uma palestra sobre Estratégias Operacionais. Perguntado sobre quantos homens e quantas mulheres haviam assistido sua palestra, ele, aficionado que era por Matemática, respondeu:

- “O número de homens presentes, ao ser multiplicado por 3/5 fica alterado de 16 unidades, enquanto que o número de mulheres, ao ser dividido por 2/3 fica alterado de 14 unidades.”

A resposta por ele dada permite que se conclua corretamente que o total de homens e mulheres que assistiram à palestra é um número.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: C

    A questão precisa de um pouco de lógica para ser resolvida.

    Em relação ao número de homens, é dito que se for multiplicado por 3/5, ele seria alterado em 16, mas, o que seria esse alterado? Observe que 3/5 = 0,6, ou seja, se um número for multiplicado por 0,6 ele diminuirá.

    Já na parte das mulheres, é dito que vai ser dividido por 2/3 e seria alterado em 14, porém, nesse dado o número irá aumentar, pois a fração ficará no denominador, e quando uma fração está no denominador, que é a parte de baixo de uma fração, ela será multiplicada pelo inverso dela, consequentemente seria M*3/2, e 3/2 é igual a 1,5, então, o valor aumenta:

    Ficando desse modo.

    H*3/5=H-16 -> Faz o MMC -> 3H/5=5H-80 -> 2H=80 -> H = 40

    M/2/3=M+14 -> M*3/2=M+14 -> Faz o MMC -> 3M/2=2M+28 -> M=28

    H+M=40+28=68

    68 é divisível por 4

    68/4 = 17

  • Vou usar o seu comentário para tirar uma duvida, licença:

    Fiquei com dúvida porque na questão, se ele só dissesse:

    "A negação lógica de P4 é a proposição “O policial teve treinamento adequado e se dedicou nos estudos, mas não tem informações precisas ao tomar decisões”." eu teria acertado.

    Contudo, ele não pede a Equivalencia Lógica da Negação de P4?? Eu entendi que teríamos que achar a negação e depois achar a equivalencia da negação. Alguém consegue me esclarecer pq esse entendimento está errado?

  • Renato, quando falar em negação, esqueça equivalência, são várias questões Cespe com esse entendimento