-
Estou com algumas dúvidas e espero que alguém possa me ajudar:
-Na letra "B": conviesse para mim é pretérito imperfeito do subjuntivo. No entanto, a frase não está indicando futuro? Porque o autor estará disposto a trabalhar depois de aposentado. Para mim, e posso estar muito enganada e por isso preciso de ajuda, seria convier.
-Na letra "C": mantivesse novamente pretérito imperfeito do subjuntivo e a frase está no presente, ou seja se o autor mantiver com disciplina...do que lhe resta para aposentar-se. OU seja, ele tem de manter isso agora no presente.
-Na letra "D": Se nos _____ a trabalhar depois de aposentados, novamente pede o futuro do subjuntivo, por conta também do SE. Eu colocaria "propusermos".
Agradeço desde já!
-
a) É possível que ele requeira imediatamente sua aposentadoria; otimista, espera que o pedido não lhe seja denegado.
b) correta
c) Se o autor mantivesse com disciplina o cômputo diário do que resta para aposentar-se, faria contas pelos próximos seis meses e 28 dias.
d) Se nos propuséssemos a trabalhar depois de aposentados, evitaríamos os males que costumam acometer os ociosos.
e) Os que houverem de se aposentar proximamente serão submissos a uma averiguação, a fim de serem saldadas as dívidas pendentes.
-
Larissa, foi mto útil e agradeço mto!!!Bons estudos!
-
Dá pra matar rápido essa questão dando uma lida em correlação verbal. São na verdade simples formulas para relacionar verbos.
*Verbo no fut. do pret. indicativo --> verbo pret. imp. so subjuntivo = Entregaria o livre se ele estivesse aqui
*verbo no fut. do pres. indicativo --> fut. pres. sub. = Entregarei o livro quando ele estiver aqui
*usa-se o pretérito mais-que-perfeito do indicativo para fato concluído que aconteceu antes de outro fato = Quando você chegou, ele já partira
-
-
a) REQUEIRA
B) CORRETO
C) MANTIVER
D) PROPUSERMOS
E) HOUVEREM
-
a)
É possível que ele requera (requeira) imediatamente sua aposentadoria; otimista, espera que o pedido não lhe seja denegado.
b)
O autor estaria disposto a trabalhar no que lhe conviesse, depois de aposentado, para assim imunizar- se contra os males do ócio.
c) Se o autor manter (mantiver) com disciplina o cômputo diário do que resta para aposentar-se, fará contas pelos próximos seis meses e 28 dias.
d) Se nos propormos (propusermos) a trabalhar depois de aposentados, evitaremos os males que costumam acometer os ociosos.
e) Os que haverem (houverem) de se aposentar proximamente serão submissos a uma averiguação, a fim de serem saldadas as dívidas pendentes.