SóProvas


ID
1107097
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O Governador de determinado Estado, com base em permissivo da constituição estadual respectiva, edita medida provisória para regulamentar a exploração, pelo Estado, direta ou mediante concessão, de serviços locais de gás canalizado. Referida situação é incompatível com a Constituição da República porque

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D 

    Por força do dispositivo abaixo e a seguinte marcação:

    Art 25, § 2º Cabe aos Estados explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, vedada a edição de medida provisória para a sua regulamentação. 

  • A competência para exploração,direta ou mediante concessão, de serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, é de competência exclusiva dos Estados. Esta lei exigida é de competência estadual.O entendimento adotado pela maioria dos ministros do STF é de que esta vedação de edição de medida provisória, prevista neste dispositivo, dirige-se somente ao Estado e não à União (STF - ADI 2.391/SC).


  • Observar o art. 246 da CF - É vedada a adoção de MP na regulamentação de artigo da Constituição cuja a redação tenha sido alterada por meio de emenda promulgada entre 1ª de janeiro de 19995 até a promulgação desta emenda, inclusive.
    Seria aqui um limite temporal a edição de MP, que vai da EC Nº 5 até a EC Nº 32 em setembro de 2001.  

  • Art. 25: Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição.

    §3º Cabe aos Estados explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, vedada a edição de medida provisória para sua regulamentação.

  • Trata-se de vedação expressa do artigo 25, §2º da CF/88, que diz caber aos Estados a exploração de gás canalizado, seja diretamente ou mediante concessão, na forma da lei, mas sendo VEDADA a regulamentação por meio de medida provisória.


    Além disso, cabe esclarecer que o parágrafo antecedente deixa expressa a COMPETÊNCIA RESIDUAL DOS ESTADOS.



  • B) Presentes os requisitos autorizadores e havendo previsão na Constituição Estadual, Governador de estado pode editar MP (obviamente que não em relação a essa matéria).

    http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=59214

  • a despeito de = embora

  • qual o erro da A?

  • Erro da "A"

     

    compete privativamente à União legislar sobre licitação e contratação, em todas as modalidades, para as administrações públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, Estados, Distrito Federal e Municípios. ( artigo transcrito de forma incompleta)

     

    Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre:

    XXVII – normas gerais de licitação e contratação, em todas as modalidades, para as administrações públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, obedecido o disposto no art. 37, XXI, e para as empresas públicas e sociedades de economia mista, nos termos do art. 173, § 1°, III; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

  • Letra D

    É o que determina o art. 25, § 2º, segundo o qual:

    “Cabe aos Estados explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, vedada a edição de medida provisória para a sua regulamentação”.

  • Já vi uma pergunta muito parecida da mesma banca...aí a importância de fazer questões

  • Cabe aos estados explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, vedada a edição de medida provisória para a sua regulamentação.

    Gabarito D

  • GABARITO LETRA D

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

    ARTIGO 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição.

    § 2º Cabe aos Estados explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, vedada a edição de medida provisória para a sua regulamentação.   

  • A despeito de = EMBORA, APESAR DE, CONQUANTO,

  • O questionamento da C refere-se à competência municipal para legislar sobre gás natural canalizado.

    Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre:

     IV - águas, energia, informática, telecomunicações e radiodifusão;

  • Cabe aos estados explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, vedada a edição de medida provisória para a sua regulamentação.

  • Letra c. É o que determina o art. 25, § 2º, segundo o qual: “cabe aos Estados explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, vedada a edição de medida provisória para a sua regulamentação”.