SóProvas


ID
110821
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BANESE
Ano
2004
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os itens a seguir apresentam trechos adaptados da resposta de um
diplomata, em entrevista concedida à revista Istoé, à pergunta:
O Brasil ainda pode ser classificado como país periférico?
Julgue-os quanto aos processos coesivos, à pontuação e à
regência.

Problemas relacionados com os direitos humanos, como os massacres da Candelária, do Carandiru, de Vigário Geral, além de episódios recentes, como o que envolveu o empresário chinês Chan Kim Chang, cuja tortura e morte foram uma vergonha, abalam a imagem brasileira no exterior.

Alternativas
Comentários
  • Questão está com gabarito errado:

     

    ...cujas tortura e morte foram uma vergonha...

  • gostaria de uma explicação á mais nessa questão...o comentário da colega tem lógica....por favor aguardo resposta, achei vírgulas desnecessárias
  • Problemas relacionados com os direitos humanos, como os massacres da Candelária, do Carandiru, de Vigário Geral, além de episódios recentes, como o que envolveu o empresário chinês Chan Kim Chang, cuja tortura e morte foram uma vergonha, abalam a imagem brasileira no exterior.

    O pronome CUJO refere-se ao termo anterior, mas concorda com o termo posterior. Cuja tortura (singular). Está correta a questão.
  • Problemas relacionados com os direitos humanos, como os massacres da Candelária, do Carandiru, de Vigário Geral, além de episódios recentes, como o que envolveu o empresário chinês Chan Kim Chang, cuja tortura e morte foram uma vergonha, abalam a imagem brasileira no exterior
    .

    Frase esta perfeita. (as vírgulas são decorrentes de enumerações (, como, do carandiru, de vigario) são exemplos.

    A primeira vírgula poderia ser substituída por dois pontos, mas pode ser vírgula tb.

    Cuja concorda com tortura esta correta.

    As vírgulas no final se justificam para dar "ar" para o leitor.
    Frase está F .
  •  cuja tortura e morte foram uma vergonha

    é o mesmo de: o gato e o cachorro comeram a ração. nada de mais
  • Pode-se usar tanto a preposição "com" quanto a preposição "a".
  • "tortura e morte foram uma vergonha" está na ordem direta sendo que há apenas uma opção para a forma verbal (foram). 

    Também estaria correto: "...foi/foram uma vergonha a tortura e a morte..." caso de ordem indireta da frase;

  • Problemas relacionados com os direitos humanos, como os massacres da Candelária, do Carandiru, de Vigário Geral, além de episódios recentes, como o que envolveu o empresário chinês Chan Kim Chang, cuja tortura e morte foram uma vergonha, abalam a imagem brasileira no exterior. Correção gramatical OK.

  • Não haveria erro de paralelismo em "de Vigário Geral" por não estar especificado pelo artigo?

  • Problemas relacionados com os direitos humanos, como os massacres da Candelária, do Carandiru, de Vigário Geral, além de episódios recentes, como o que envolveu o empresário chinês Chan Kim Chang, cuja tortura e morte foram uma vergonha, abalam a imagem brasileira no exterior.

    Justificativa: Como pronome relativo, equivalente a "do que", "do qual", a forma "cujo" (bem como as suas flexões "cuja", "cujos", "cujas", equivalentes respectivamente a "da qual", "dos quais", "das quais") inicia orações de valor adjetivo. Por isso, visto que os adjetivos não devem ser separados por vírgulas dos substantivos que qualificam ou determinam, em princípio a forma "cujo" (bem como as respectivas flexões), pronome relativo, não deve ser precedida de vírgula, embora ela inicie orações. Não obstante isso, quando uma oração relativa de "cujo" constitui uma expressão intercalada, a forma "cujo" é precedida de vírgula.

    Ex.:

    "Vi o homem cujo filho é bom"; (forma direta)

    "o homem, cujo filho é bom, partiu ontem para o Porto' (forma intercalada)

    in Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-virgula-antes-de-cujo/23873 [consultado em 08-02-2022]