SóProvas


ID
1111339
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As abordagens da psicopatologia e da psicodinâmica do trabalho, em relação à saúde mental do trabalhador encontram-se inseridas em uma organização do trabalho muitas vezes marcada pela relação dominação/resistência, resultante da lógica produtivista. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

Considerar a realidade de trabalho é essencial para delinear uma organização do trabalho que concilie racionalidade instrumental e racionalidade subjetiva e, assim, exerça influência direta na prevenção do adoecimento no trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Racionalidade Instrumental X Racionalidade Subjetiva.


    É uma das condições mais paradoxais com que a área de Recursos Humanos deve lidar em sua prática organizacional. Onde, o RH, aparentemente, busca conciliar em suas políticas, e em suas práticas, tais visões de mundo conflitantes, voltadas para contemplar os anseios organizacionais competitivos, e a expectativa de emancipação do trabalhador.

    Há duas perspectivas de racionalidade: instrumental e substantiva, onde a primeira orienta as ações de competitividade organizacional, e a segunda, orientaria a vertente emancipatória dos trabalhadores. 

    A racionalidade substantiva (Guerreiro Ramos, 1981), tem como características: o julgamento ético, a autorealização, a emancipação, e a autonomia. 

    Ainda que o RH tenha ampliado seu escopo e tenha ganhado importância estratégica no contexto organizacional, o que prevalece em suas práticas é o ponto de vista da racionalidade instrumental. O desafio da área é agir nesta condição paradoxal.


  • Justificativa do Cespe: 

    "O real é fundamental para um delineamento de organização do trabalho que articula o instrumental e o subjetivo."


    http://www.cespe.unb.br/CONcursos/DPF_13_ADMINISTRATIVO/arquivos/DPF14_008_17.pdf