SóProvas


ID
1111756
Banca
IBFC
Órgão
MPE-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia abaixo o excerto de um conto do famoso escritor argentino Julio Cortázar.

Continuidade dos parques


Primeiro entrava a mulher, receosa; agora chegava o amante, a cara ferida pela chicotada de um galho. Admiravelmente ela estancava o sangue com seus beijos, mas ele recusava as carícias, não havia vindo para repetir as cerimônias de uma paixão secreta, protegida por um mundo de folhas secas e caminhos furtivos. O punhal ficava momo contra seu peito, e debaixo pulsava a liberdade escondida. Um diálogo ardente corria pelas páginas como um riacho de serpentes, e sentia-se que tudo estava decidido desde sempre. Até essas carícias que envolviam o corpo do amante, como querendo retê-lo e dissuadi-lo, desenhavam abominavelmente a figura de outro corpo que era necessário destruir. Nada havia sido esquecido: desculpas, azares, possíveis erros. A partir dessa hora cada instante tinha seu emprego minuciosamente atribuído. O impiedoso duplo reexame se interrompia apenas para que uma mão acariciasse uma face. Começava a anoitecer.

Considere o período e as afirmações abaixo.

Os jovens, que são contestadores, não acham válido, muitas vezes, a opinião dos mais velhos.

I. Se as vírgulas que intercalam a oração adjetiva (“que são contestadores”) fossem retiradas, não haveria qualquer alteração de sentido.

II. Há um problema de concordância nominal.

III. A pontuação não está correta.

Está correto o que se afirma somente em:

Alternativas
Comentários
  • Os jovens, que são contestadores, não acham válidA, muitas vezes, a opinião dos mais velhos. ("válida" deve concordar com "opinião")


    II. Há um problema de concordância nominal (correta)


    ______________________________________________________________________________________________________________


    I. Se as vírgulas que intercalam a oração adjetiva (“que são contestadores”) fossem retiradas, não haveria qualquer alteração de sentido. (errada) 


    Os jovens, que são contestadores, não acham válida, muitas vezes, a opinião dos mais velhos. = com o uso das vírgulas entende-se que os jovens de maneira geral são contestadores e que estes não acham válida, muitas vezes, a opinião dos mais velhos.


    Os jovens que são contestadores não acham válida, muitas vezes, a opinião dos mais velhos. = sem o uso das vírgulas entende-se que somente os jovens que são contestadores não acham válida, muitas vezes, a opinião dos mais velhos.


    III. A pontuação não está correta. (errada)

  • a questão I está errada, porque altera o sentido retirando ás vírgulas, dando um caráter restritivo, veja;

    A oração subordinada adjetiva pode caracterizar o ser da oração principal de

    duas maneiras diferentes: explicando ou restringindo o seu sentido

    A oração subordinada adjetiva é iniciada por um pronome relativo.

    O homem que

  • I. Se as vírgulas que intercalam a oração adjetiva (“que são contestadores”) fossem retiradas, não haveria qualquer alteração de sentido. E

    II. Há um problema de concordância nominal. C

    III. A pontuação não está correta. E

  •  

    I. Se as vírgulas que intercalam a oração adjetiva (“que são contestadores”) fossem retiradas, não haveria qualquer alteração de sentido. ( errada) 
    OBS:

    o "que " com vírgula explicativa -- Fica mais facíl pensar assim--- = com vírgula, posso falar com várias pessoas 

    o "que " sem vígula restritiva ---     '      '               '         --- = sem vírgula, posso falar com uma pessoa só (ou grupo específico)

    gab: B

     

  • Os jovens, que são contestadores, não acham válidA, muitas vezes, a opinião dos mais velhos. 

    I. Se as vírgulas que intercalam a oração adjetiva (“que são contestadores”) fossem retiradas, não haveria qualquer alteração de sentido. F

    II. Há um problema de concordância nominal. VERDADEIRA

    III. A pontuação não está correta. F

  • Com vírgulas - explicativa; sem vírgulas, restritiva. 

  • I: E, A oração adjetiva é introduzia pelo "QUE" (Pronome relativo); Caso Seja colocada entre vírgulas, será adjetiva explicativo, do contrário, será adjetiva Restritiva, Portanto, Há sim alteração de sentido

    II: C, Os jovens, que são contestadores, não acham válido(a), muitas vezes, a opinião dos mais velhos; Há Realmente um erro de concordância nominal

    III: E, a pontuação foi em pregada corretamente, Observe que o primeiro par de Vírgulas isola uma Oração adjetiva, o segundo, isola um adjunto adverbial


    GAB: B

  • I) Se as vírgulas que intercalam a oração adjetiva fossem retiradas, a oração adjetiva, que é explicativa, viraria restritiva, alteração essa que traria mudanças tanto sintáticas quanto semânticas; (F)



    II) Há um problema de concordância nominal, pois o adjetivo "válido" deveria concordar com o substantivo opinião, o que não acontece. O correto seria: " ... não acham válida, muitas vezes, a opinião dos mais velhos." (V)



    III) A pontuação está correta, pois as vírgulas estão separando uma oração explicativa e um adjunto adverbial deslocado; (F)

     

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    ------------------- 

    Gabarito: B

  • Não sei vocês, mas eu passei um tempão pra char o erro.

    kkk

    Vou ali pegar mais café,depois dessa.

  • Os jovens, que são contestadores, não acham válido, muitas vezes, a opinião dos mais velhos.

    I. Se as vírgulas que intercalam a oração adjetiva (“que são contestadores”) fossem retiradas, não haveria qualquer alteração de sentido. -> Incorreto. As vírgulas fazem com que a oração seja Subordinada Adjetiva Explicativa. Se forem retiradas, a oração passará a ser Subordinada Adjetiva Restritiva.

    II. Há um problema de concordância nominal. -> Correto. A opinião é VÁLIDA.

    III. A pontuação não está correta. -> Incorreto. A pontuação está completamente correta.

  • II ) A opinião válida.

    PMBA 2020