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ID
1112032
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O barulho é um som de valor negativo, uma agressão ao silêncio ou simplesmente à tranquilidade necessária à vida em comum. Causa um incômodo àquele que o percebe como um entrave a seu sentimento de liberdade e se sente agredido por manifestações que não controla e lhe são impostas, impedindo- o de repousar e desfrutar sossegadamente de seu espaço. Traduz uma interferência dolorosa entre o mundo e o eu, uma distorção da comunicação em razão da qual as significações se perdem e são substituídas por uma informação parasita que provoca desagrado ou aborrecimento.
O sentimento do barulho surge quando as sonoridades do ambiente perdem sua dimensão de sentido e se impõem como uma agressão irritante, da qual não há como se defender. Mas esse sentimento põe em relevo um contexto social e a interpretação que o indivíduo faz do ambiente sonoro em que se encontra. Às vezes o mesmo som é inversamente percebido por outra pessoa como um invólucro que lhe é indiferente. No limite, o barulho constante das ruas acaba sendo abafado, ao passo que os excessos sonoros dos vizinhos são percebidos como indesejáveis e como violações da intimidade pessoal. Os barulhos produzidos por nós mesmos não são percebidos como incômodo: eles têm um sentido. Quem faz barulho são sempre os outros.
O sentimento do barulho se difundiu, sobretudo, com o nascimento da sociedade industrial - e a modernidade o inten- sificou de maneira desmesurada. O desenvolvimento técnico caminhou de mãos dadas com a penetração ampliada do barulho na vida cotidiana e com uma crescente impotência para controlar os excessos. À profusão de barulhos produzidos pela cidade, à circulação incessante dos automóveis, nossas socie- dades acrescentam novas fontes sonoras com os televisores ligados e a música ambiente que toca no interior das lojas, dos cafés, dos restaurantes, dos aeroportos, como se fosse preciso afogar permanentemente o silêncio. Nesses lugares troca-se a palavra por um universo de sons que ninguém escuta, que enervam às vezes, mas que teriam o benefício de emitir uma mensagem tranquilizante. Antídoto ao medo difuso de não se ter o que dizer, infusão acústica de segurança cuja súbita ruptura provoca um desconforto redobrado, a música ambiente tornou-se uma arma eficaz contra certa fobia do silêncio. Esse persistente universo sonoro isola as conversas particulares ou encobre os devaneios, confinando cada um em seu espaço próprio, equivalente fônico dos biombos que encerram os encontros em si mesmos, criando uma intimidade pela interferência sonora assim forjada em torno da pessoa.
Nossas cidades são particularmente vulneráveis às agressões sonoras; o barulho se propaga e atravessa grandes distâncias. As operações de liquidação do silêncio existem em abundância e sitiam os lugares ainda preservados, incultos, abandonados à pura gratuidade da meditação e do silêncio. A modernidade assinala uma tentativa difusa de saturação do espaço e do tempo por uma emissão sonora sem fim. Pois, aos olhos de uma lógica produtiva e comercial, o silêncio não serve para nada, ocupa um tempo e um espaço que poderiam se beneficiar de um uso mais rentável.

(LE BRETON, David. O Estado de S. Paulo, Aliás, 2 de junho de 2013, com adaptações)


Traduz uma interferência dolorosa entre o mundo e o eu, uma distorção da comunicação em razão da qual as significações se perdem... (1º parágrafo)

A expressão que substitui corretamente o segmento grifado, sem alteração do sentido original, deverá ser:

Alternativas
Comentários
  • O pronome relativo CUJO e suas flexões equivalem a de que, do qual, de quem. Normalmente, estabelecem relação de posse entre o antecedente e o termo que especificam. 

    O Qual, os Quais, a Qual e as Quais são exclusivamente pronomes relativos. Por isso constituem recurso didático largamente empregado para verificar se palavras com que, quem e onde ( que podem pertencer a mais de uma classe de palavras) são pronomes relativos. São usados como referência a pessoa ou coisa por motivo de clareza ou depois de determinadas preposições.

  • "...as significações se perdem por MOTIVO (em razão) DA (posse=cujo) distorção..."

  • Gabarito. A.

    o Cujo é um pronome relativo e pose ser trocado sem perda no sentido por -> de que, do qual

  • A substituição deve ser feita de modo a manter o sentido original da frase, conforme o enunciado afirma. Analisamos a expressão “em razão da qual”. Vemos que “razão” pode ser substituído por “motivo”, e que as expressões “do qual, da qual” equivalem a “cujo, cuja”. A alternativa correta, então, é a letra A.


  • Simples e perfeito Renato. Parabéns!

  • RAZÃO = MOTIVO

    PREPOSIÇÃO ''DE'' INDICA POSSE = CUJO

    -  as significações se perdem pelo motivo dessa distorção da comunicação.


    GABARITO ''A''

  • por que da letra  D esta errada?

  • CUJO, CUJA, CUJOS, CUJAS

         São relativos utilizados para substituir termos que expressam noção de posse ou de pertinência. Equivalem a “do qual, da qual, dos quais, das quais, seu, sua, seus suas, dele, dela, deles, delas”. Eles retomam um termo antecedente, mas concordam em gênero e número com o substantivo consequente (ou posposto). Não admitem a posposição de artigo e sempre exercem a função sintática de adjunto adnominal. O relativo “cujo” e suas flexões trazem implícita a preposição “de”.

    Comprei um livro cujas páginas são verdes

     “Dê um destino qualquer a essa escrava, a cujos pés o senhor costuma vilmente prostrar-se: liberte-a, venda-a, faça o que quiser.” (Bernardo Guimarães)

     “O Freitas, em cuja casa Ana Rosa tivera o seu último histérico, também se achava presente, com a filha, a sua querida Lindoca.” (Aluísio Azevedo)

    Nova Gramática da Língua Portuguesa para Concursos Rodrigo Bezerra - Edição 6ª


  • Também não consegui entender o erro da letra D

  • a-

    em razão da qual - cujo motivo, em virtude de, devido a

  • Acho que essa D necessitaria de um ponto antes hem...

    Traduz uma interferência dolorosa entre o mundo e o eu, uma distorção da comunicação EM VISTA DISSO as significações se perdem... 

    Notem que, no enunciado, falou que não pode ter alterações...