-
Letra: E
Depois de 15 anos de negociações, o governo brasileiro anunciou a compra de 36 caças supersônicos do modelo sueco Gripen, que farão parte da frota da Força Aérea Brasileira (FAB). De acordo com a Aeronáutica, o preço total da aquisição será de US$ 4,5 bilhões, a serem pagos até 2023.
Outras duas empresas – a norte-americana Boeing e a francesa Dassault – disputavam com a Saab, fabricante do Gripen, o fornecimento dos caças ao Brasil.
http://g1.globo.com/politica/noticia/2013/12/governo-anuncia-compra-de-36-cacas-suecos-do-modelo-gripen.html
-
O ministro da Defesa brasileiro, Celso Amorim, anunciou que o governo brasileiro optou pela compra dos caças suecos Saab Gripen NG. O Brasil irá pagar US$ 4,5 bilhões pelas aeronaves e um dos principais motivos é a tão almejada transferência de tecnologia. O Brasil possui muitas sucatas na FAB, das 624 aeronaves, 346 delas estavam paradas para manutenção. Só para se ter uma ideia, a força aerea dos EUA tem cerca de 6013 aviões tripulados em serviço, com tecnologia de ponta!
-
Gabarito: letra E
Estocolmo, 03/04/2014 – O Brasil deu hoje um importante passo para a concretização do processo de compra dos 36 caças Gripen NG para sua Força Aérea. O país assinou dois acordos considerados indispensáveis para o prosseguimento das negociações com a Suécia, nação que produz os aviões.
Fonte: http://www.aereo.jor.br/tag/gripen-ng/
-
LETRA E.
Esse é o tipo de questão que não mede conhecimento de ninguém.
-
Produzido pela empresa Sueca SAAB.
-
Analisando as alternativas, podemos concluir que:
A resposta correta é a letra (E),
uma vez que os caças comprados pelo Brasil são suecos. Durante o período de
negociação, cogitava-se entre caças suecos, norte americanos e franceses. Os
caças suecos custaram U$ 4,5 bilhões, devendo ser pagos até 2023. O contrato
prevê, ainda, transferência de tecnologia e cooperação industrial.
-
LETRA E.
O processo de compra foi pleiteado a algum tempo e finalmente consolidado no final de outubro de 2014 , onde no início do próximo ano (2015) dois pilotos da aeronáutica participarão de treinamento na Suécia desse novo modelo adiquirido pela FAB.
" A Força Aérea Brasileira assinou com a empresa sueca SAAB o contrato para aquisição de 36 aviões de caça Gripen NG. A primeira aeronave deverá ser entregue em 2019, e a última em 2024. A assinatura aconteceu nesta sexta-feira (24/10), nas instalações da COPAC (anexo ao prédio do Comando da Aeronáutica, em Brasília – DF).
O contrato envolve o treinamento de pilotos e mecânicos brasileiros na Suécia, apoio logístico e a transferência de tecnologia para indústrias brasileiras. O investimento total será de aproximadamente 13 bilhões de reais. "