SóProvas


ID
1122667
Banca
FUMARC
Órgão
PC-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Na revisão de um expediente, deve-se avaliar, ainda, se ele será de fácil compreensão por seu destinatário. O que nos parece óbvio pode ser desconhecido por terceiros. O domínio que adquirimos sobre certos assuntos em decorrência de nossa experiência profissional muitas vezes faz com que os tomemos como de conhecimento geral, o que nem sempre é verdade. Explicite, desenvolva, esclareça, precise os termos técnicos, o significado das siglas e abreviações e os conceitos específicos que não possam ser dispensados.” (Manual de Redação Oficial da Presidência da República. p. 14).

Analise o emprego das vírgulas no trecho: “Explicite, desenvolva, esclareça, precise os termos técnicos, o signifi- cado das siglas e abreviações e os conceitos específicos que não possam ser dispensados.”.

É CORRETO afirmar que :

Alternativas
Comentários
  • São orações porque são verbos, são coordenadas porque estão ao lado de outra e correspondem a uma enumeração.

  • Na última vírgula a função é diferente, acredito eu que é para separar termo deslocado. 

  • As primeiras vírgulas são para separar orações coordenadas assindéticas, a última vírgula é para separar dois termos de mesma função sintática, no caso dois ODs, "termos técnicos" e "significado". (Precise o quê? Os termos técnicos, o significado e os conceitos).

  • As três primeiras vírgulas se justificam por se tratarem de orações coordenadas; a última vírgula marca um zeugma.

  • A questão requer conhecimento acerca do emprego da vírgula.


    ALTERNATIVA (A) INCORRETA – Nesse trecho, não há termos deslocados; até há elipse de palavras (elipse do pronome pessoal de tratamento “você" após os verbos imperativos), entretanto as vírgulas não foram usadas para indicá-las.


    ALTERNATIVA (B) INCORRETA – A única oração subordinada que há é “que não possam ser dispensados" – Oração Subordinada Adjetiva Restritiva, introduzida pelo pronome relativo “que" (= os quais). Nesse caso, não se usa vírgula, só se fosse explicativa – o que não é o caso. Não há expressões explicativas.


    ALTERNATIVA (C) CORRETA – Nesse trecho, as vírgulas foram usadas para separar as orações coordenadas assindéticas, ou seja, sem conjunção e para separar dois itens enumerativos: “os termos técnicos, o significado das siglas".


    As orações coordenadas assindéticas são: “Explicite, desenvolva, esclareça, precise..."


    ALTERNATIVA (D) INCORRETA – Nesse trecho, apenas nas três primeiras ocorrências que as vírgulas foram usadas com a mesma função: separar orações coordenadas assindéticas; a quarta vírgula foi usada para separar dois itens enumerativos (os termos técnicos, o significado das siglas), palavras da mesma função sintática/mesma classe gramatical.


    GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (C).