SóProvas


ID
1126822
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Carlos trabalha em uma empresa que utiliza solventes líquidos para limpeza de equipamentos mecânicos. Certo dia, ao manusear um barril que estava destampado, uma faísca elétrica provocada por atrito promoveu o princípio de incêndio no líquido inflamável que estava no interior do recipiente de armazenamento. Visando combater o fogo, Carlos procurou um extintor de incêndio disponível no local. Na parede do depósito existiam três extintores: o primeiro estava identificado como ÁGUA PRESSURIZADA - INCÊNDIO CLASSE A; o segundo trazia a identificação CO2 - INCÊNDIO CLASSE B E C; e o terceiro, PÓ QUÍMICO SECO - INCÊNDIO CLASSE B. Assustado com a situação, ele pegou o extintor de incêndio mais próximo. Tratava-se do extintor de incêndio identificado como: ÁGUA PRESSURIZADA - INCÊNDIO CLASSE A. Acionando o extintor de incêndio, ele dirigiu o jato de água pressurizada para o interior do barril, diretamente no líquido. Esta sua ação causou transbordamento do líquido inflamável que, ao espalhar, proporcionou aumento considerável da condição de incêndio, ampliando os danos materiais e queimaduras nas pessoas que trabalhavam no local. Sobre este cenário é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O extintor tipo "Dióxido de Carbono" será usado, preferencialmente, nos fogos das Classes B e C, embora possa ser usado também nos fogos de Classe A em seu início.

    O extintor tipo "Químico Seco" usar-se-á nos fogos das Classes B e C. 

  • A afirmativa disposta como correta nesta questão, está na realidade incorreta. Ela afirma que o extintor de água pressurizada nunca poderá ser utilizado em incêndios classe B, mas na realidade a NBR determina que, pode ser utilizado desde que em forma de neblina tomando os devidos cuidados para que não haja transbordamento do produto químico em questão.

  • Caro heitor santos, a "água" poderá ser utilizada desde que pulverizada em forma de neblina como no caso de chuveiros automáticos ou esguicho regulável em mangueiras de hidrante. NUNCA usar um extintor em água pressurizada.

  • Está errado seu comentário Heitor, o Fernado explicou o motivo.

  • Ô Carlos, porque fez isso? provavelmente a empresa não capacitou ele conforme exige a NR-23.