SóProvas


ID
1131130
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MTE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere à gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens subsecutivos.

A quebra da relação de reciprocidade organizacional pode ser observada quando pessoas punem socialmente comportamentos de seus pares nas organizações em função de algum conflito interpessoal.

Alternativas
Comentários
  • Reciprocidade organizacional está ligado entre empresa e funcionário. O funcionário faz além das obrigações e espera retorno no mesmo nível da organização, quando isso não ocorre há quebra da reciprocidade organizacional. Usa-se o termo contrato psicológico nesse caso também.

    Gab: E

  • Também pensei como o colega. Essa quebra de reciprocidade é em relação ao contrato psicológico. Acho que a questão tem mais a ver com a interferência no clima organizacional, já que fala em punição social e conflito interpessoal. 

  • O item está ERRADO.

    A área de GP difere de organização para organização, sendo, portanto, contingencial e situacional. 

    O contexto da gestão de pessoas é formado por pes­soas e organizações. As pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando dentro de organizações. Na verda­de, cada uma das partes depende da outra. É uma re­lação de mútua dependência na qual há benefícios e esforços recíprocos, ou seja, direitos e obrigações das partes envolvidas.

    A reciprocidade, como visto, envolve não apenas benefícios, mas obrigações. Assim, o efeito negativo de comportamentos inadequados (como uma punição, por exemplo) está dentro do conceito de reciprocidade. Portanto, na medida que eu adquiro direito, também assumo responsabilidades. Assim: quebra da relação de reciprocidade organizacional pode ser observada (não é necessariamente quebrada) quando pessoas punem socialmente comportamentos de seus pares nas organizações em função de algum conflito interpessoal.

    https://www.facebook.com/professoradrielmonteiro


  • O processo de reciprocidade é aquele  no qual a Organização se esforça em atender os interesses dos empregados esperando uma resposta, na maioria dos casos um aumento da satisfação do trabalho; e os empregados se esforçam na Organização esperando uma resposta, na maioria dos casos são melhorias na condição de emprego como salários. Portanto, o processo de reciprocidade não tem ligação com o contexto descrito na questão pois, a quebra desse processo ocorreria quando por exemplo uma das partes não liga mais para o sucesso da outra

  • CESPE - 2012 - ANCINE - Técnico Administrativo

     

    A reciprocidade organizacional preconiza que a interação entre indivíduos e organizações baseia-se em uma relação de troca em que as pessoas entregam seus desempenhos e contribuições e as organizações oferecem condições adequadas de trabalho e de suporte organizacional.

     

    Gab. C

  • ERRADA!

     

    ACREDITO QUE A BANCA UTILIZOU O TERMO RECIPROCIDADE ORGANIZACIONAL COMO SINÔNIMO DE EQUILÍBRIO ORGANIZACIONAL

     

    DESSA FORMA, SEGUEM AS QUESTÕES SIMILARES:

     

    (CESPE - 2016 - FUNPRESPJUD)
    Um postulado básico da teoria do equilíbrio organizacional consiste em oferecer estímulos aos participantes da organização, como, por exemplo, recompensas, para incentivá-los a contribuir, de modo mais eficaz, com o desenvolvimento da instituição.
    GABARITO:CERTO


     
    (CESPE - 2016-TCE-SC )
    Em uma situação de equilíbrio organizacional, a organização caracteriza-se como um sistema ao qual seus participantes concedem contribuições enquanto recebem incentivos proporcionais aos seus esforços de contribuição.
    GABARITO:CERTO


     
    (CESPE - 2013 - MPOG)
    A inserção da gestão de pessoas no planejamento, na formulação e na execução da estratégia concorre para o alcance do equilíbrio organizacional, visto que o desenvolvimento das pessoas contribui para a mobilização eficiente e eficaz dos diferentes recursos das organizações.
    GABARITO:CERTO

  • A quebra da reciprocidade organizacional se dá quando as pessoas percebem que suas contribuições não estão proporcionais (ou melhores) aos seus incentivos. O mesmo acontece do ponto de vista da organização. 

  • Analisando a Q269434:
     
    A reciprocidade organizacional preconiza que a interação entre indivíduos e organizações baseia-se em uma relação de troca em que as pessoas entregam seus desempenhos e contribuições e as organizações oferecem condições adequadas de trabalho e de suporte organizacional. (Gabarito: certo)
     
    Chega-se na conclusão de que a quebra aconteceria quando (p. ex.) a organização não oferece retornos pelos investimentos (desempenhos) que o funcionário entregou. 

     

    Para ajudar a fixar: As pessoas como parceiros da organização: capazes de conduzir a organização à excelência e ao sucesso. Como parceiros, as pessoas fazem investimentos na organização - como esforço, dedicação, responsabilidade, comprometimento, riscos etc. - na expectativa de colherem retornos desses investimentos - por meio de salários, incentivos financeiros, crescimento profissional, satisfação, carreira etc. Todo investimento somente se justifica quando traz um retorno razoável. Na medida em que o retorno é bom e sustentável, a tendência certamente será a manutenção ou aumento do investimento. Daí o caráter de reciprocidade na interação entre pessoas e organizações.
     

    Fonte: Idalberto Chiavenato, Gestão de Pessoas, 2010.
     

  • A teoria do equilíbrio organizacional baseia-se na reciprocidade que deve existir na relação entre indivíduo e organização. Indivíduos contribuem com a organização, enquanto a organização recompensa e incentiva os indivíduos.

    A situação descrita pelo enunciado trata sobre uma relação entre indivíduo e indivíduo. Nesse caso, não há que se falar em quebra de relação de reciprocidade organizacional, por isso o enunciado está errado.

    A quebra de reciprocidade organizacional ocorreria, por exemplo, caso as contribuições do indivíduo fossem irrisórias para a organização ou caso as recompensas da organização não fossem suficientes para o indivíduo.

    Gabarito: Errado

  • Está mais para reciprocidade interpessoal.

    GAB E