SóProvas


ID
1138813
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

"O amor acaba", disse Paulo Mendes Campos, em sua crônica mais bonita; só não disse o que fica no lugar. É na esperança, talvez, de entender essa estranha melancolia, esse vazio preenchido por boas lembranças e algumas cicatrizes, que a encontro a cada ano ou dois. Marcamos um almoço num dia de semana.Falamos do passado, mas não muito. Falamos do presente, mas não muito. Há uma vontade genuína de se aproximar e o tácito reconhecimento dessa impossibilidade.

Dois velhos amigos, quando se reveem, voltam no ato para o território comum de sua amizade. Reconstroem o pátio da escola, o prédio em que moraram - e o adentram. Para antigos amantes, no entanto, é impossível restabelecer o elo, o elo morreu com o amor, era o amor. O que sobra é feito um cômodo dentro da gente, cheio de objetos valiosos, porém trancado. Sentimos saudades do que está ali dentro, mas não podemos nem queremos entrar. Como disse um grego que viveu e amou há 2.500 anos: não somos mais aquelas pessoas nem é mais o mesmo aquele rio.

Uma vez vi um filme em que alguém declarava: "Se duas pessoas que um dia se amaram não puderem ser amigas, então o mundo é um lugar muito triste". O mundo é um lugar triste, mas não porque antigos amantes não podem ser amigos: sim porque o passado não pode ser recuperado.

(Adaptado de: PRATA, Antonio. Folha de S.Paulo, 20/02/2013)

Reconstroem o pátio da escola - entender essa estranha melancolia - restabelecer o elo

Fazendo-se as alterações necessárias, os segmentos grifados acima foram corretamente substituídos por um pronome, na ordem dada, em:

Alternativas
Comentários
  • Reconstroem o pátio da escola: Reconstroem-no.
    Reconstroem o quê? - VTD.
    obs.: VTD terminado em M, ÃO e ÕE, o complemento será NO(S) ou NA(S), quando ênclise e O(S) ou A(S), quando próclise. 
    Como não se deve começar frase com pronome oblíquo, de imediato já retiramos as letras C e E. Em sequência, devido ao uso do pronome LHE, também poderemos retirar a letra B.

    entender essa estranha melancolia: entendê-la.
    entender o quê? - VTD.
    obs.: VTD terminado em R, S e Z, no caso de ênclise, retira-se a última letra e utiliza-se LA(S), LO(S). Em caso de próclise, utiliza-se A(S) ou O(S). 
    Aqui já dá para resolver a questão (mesmo que o candidato não saiba o lugar certo da colocação pronominal), pois sobraram apenas duas alternativas, A e D, sendo que na letra D encontramos o pronome LHE, inadequado de acordo com o contexto. Restando, portanto, somente a alternativa A (correta).


    Para finalizar:

    restabelecer o elo: restabelecê-lo.
    restabelecer o quê? - VTD.
    obs.: VTD terminado em R, S e Z, no caso de ênclise, retira-se a última letra e utiliza-se LA(S), LO(S). Em caso de próclise, utiliza-se A(S) ou O(S).
  • Se o pronome estiver após verbos terminados em R,S ou Z. Retira-se a consoante e acrescenta-se a eufônica L

    Se estiverem após verbo com terminação nasalada M, ÃO,ÕE. Acrescenta-se a eufônica N;portanto o correto é a letra A.

  • O grifo da expressão "essa estranha melancolia" deveria ser na expressão inteira essa estranha melancolia.

  • Objetos diretos... Logo, nunca LHE (S)

    GABARITO A.
  • gab. A

  • GABARITO: LETRA  A

    ACRESCENTANDO:

    QUANDO FOR OBJETO INDIRETO TROCA-SE POR "LHE OU LHES"

    QUANDO FOR OBJETO DIRETO TROCA-SE POR "O, A, OS, AS"

    QUANDO O VERBO TERMINAR EM "R, S, Z" SUBSTITUI-SE POR "LO, LA, LOS, LAS"

    QUANDO O VERBO TERMINA EM DITONGO NASAL, AM, EM, ÃO, ÕE, SUBSTITUI-SE POR "NO, NA, NOS, NAS"