-
Gab A
A adm burocratica é voltada para o racionalismo, considere isso apenas uma de suas características...
-
Gabarito A
O modelo Burocrático possui o foco na eficiência e é orientada para o processo.
-
Guardem bem esse Detalhe.
Formas de Adm Pública:
* Patrimonialismo: - Corrupção;
- Nepotismo.
* Burocrática: - Imperialismo;
- Formalismo;
-Profissionalismo.
* Gerencial: - Eficiência;
-Eficacia;
-Flexibilidade.
Espero ter ajudado! Bons estudos!
-
a)Administração Pública burocrática acredita em uma racionalidade absoluta, pregando o formalismo, rigidez e o rigor técnico. (correto) b)a Administração Pública burocrática pensa na sociedade como um campo de confito, cooperação e incerteza, na qual os cidadãos defendem seus interesses e afrmam suas posições ideológicas.( conceito de adm. gerencial) c)a Administração Pública burocrática prega a descentralização, com delegação de poderes, atribuições e responsabilidades para os escalões inferiores. ( conceito de administração gerencialista) d)a Administração Pública Gerencial é autorreferente(voltada para si mesma) e se concentra no processo, em suas próprias necessidades e perspectivas, sem considerar a alta inefciência envolvida. ( conceito de adm.burocrática) e)a Administração Pública Gerencial assume que o modo mais seguro de evitar o nepotismo e a corrupção é pelo controle rígido dos processos com o controle de procedimentos. (conceito de adm. burocrática)
-
A rigidez e o rigor técnico não é uma disfunção do modelo burocrático?
-
Administração Burocrática tem como princípios básicos: Formalismo / Impessoalidade / Hierarquização / Rígido Controle dos Meios
Gab: A
-
Tanto a rigidez quanto o rigor técnico, dependendo de seu grau, podem sim se tornar disfunção, mas não se pode generalizar e dizer que sempre e em qualquer grau serão disfunções.
-
(B) O modo mais seguro de evitar o nepotismo e a corrupção é pelo controle rígido dos processos, com o controle dos procedimentos.
Foi por isso que surgiu a burocracia, como forma de evitar o nepotismo, utilizando rigorosos controles de procedimentos.
(G) Pensa na sociedade como campo de conflito, cooperação e incerteza no qual os cidadãos defendem seus interesses e afirmam suas posições ideológicas.
Segundo Bresser-Pereira:
"Enquanto a administração pública burocrática acredita em uma racionalidade absoluta, que a burocracia está encarregada de garantir, a administração pública gerencial pensa na sociedade como um campo de conflito, cooperação e incerteza, na qual cidadãos defendem seus interesses e afirmam suas posições ideológicas, que afinal se expressam na administração pública. Nestes termos, o problema não é o de alcançar a racionalidade perfeita, mas de definir instituições e práticas administrativas suficientemente abertas e transparentes de forma a garantir que o interesse coletivo na produção de bens públicos ou “quasi-publicos” pelo Estado seja razoavelmente atendido." (grifos nossos)
(G) Preocupa-se em oferecer serviços e não em gerir programas, visa atender aos cidadãos.
O objetivo da administração gerencial é oferecer serviços aos cidadãos, não em gerir os programas ou processos, e sim nos resultados (efetividade).
(B) É autorreferente e se concentra no processo, em suas próprias necessidades e perspectivas.
A administração burocrático está foca nos processos, ou seja, é autoreferida - voltada para si mesma.
https://www.tecconcursos.com.br/dicas-dos-professores/-2013-03-26
-
A Administração Burocrática é baseada na dominação racional-legal e prega o formalismo e o rigor técnico. Assim, a letra a está certa e é
o gabarito. Já a letra B esta errada, pois é o modelo gerencial que pensa sociedade como um campo de conflito.
o mesmo erro ocorre na letra C, pois é o modelo gerencial que prega a descentralização, não o modelo burocrático. Na letra D, é o modelo
burocrático que é autorrederente, voltado para dentro.
Finalmente, a letra E está errada porque é o modelo burocrático que tem um foco nos procedimentos. Deste modo, o gabarito é mesmo a letra A.
Profs. Rodrigo Rennó e Sergio Mendes
-
Gabarito A
O modelo Burocrático possui o foco na eficiência e é orientada para o processo.
-
A - CORRETO: Para Max Weber, a burocrática está alicerçada em uma poder racional legal (racionalidade absoluta), pregando o formalismo, rigidez e o rigor técnico.
B - ERRADO: O gerencialismo pensa na sociedade como um campo de conflito, cooperação e incerteza, na qual os cidadãos defendem seus interesses e afirmam suas posições ideológicas.
C - ERRADO: O modelo gerencial prega a descentralização, com delegação de poderes, atribuições e responsabilidades para os escalões inferiores.
D - ERRADO: A burocracia é autorreferente e se concentra no processo.
E - ERRADO: O modelo burocrático de administração pública no Brasil propõe que o modo mais seguro de evitar o nepotismo e a corrupção é pelo controle rígido dos processos com o controle de procedimentos.
➥ Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC – Vol 01 (Adm. Pública)
-
-
Gabarito A
A) Certa.
B) Errada. Administração pública gerencial.
C) Errada. Administração pública gerencial.
D) Errada. A administração pública burocrática que é autorreferente.
E) Errada. Burocracia.
-
Alternativa correta:
A) Administração Pública burocrática acredita em uma racionalidade absoluta, pregando o formalismo, rigidez e o rigor técnico.
Administração pública patrimonialista=clientelismo, ou seja, troca de favores; Prevalecimento de interesses privados em detrimento do interesse público.
Administração pública burocrática= procedimental/ formal.
Administração pública gerencial= voltada para os resultados e satisfação do cidadão.