SóProvas


ID
1141138
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Controle finalístico : Administração direta --> indireta

    Desconcentração administrativa cabe o controle hierarquico.

  • a) Controle finalístico é o que incide sobre a Administração Indireta, também chamado de tutela. Esse controle não é hierárquico já que não age sobre os órgãos da própria administração, a chamada desconcentração.

    c)A invalidação do controle de legalidade pelo Poder Judiciário não é de mérito(Só cabe à própria Administração revogar seus atos) e só age se provocada.

    d) Na desconcentração, ocorre sim o controle hierárquico, chamado de autotutela.

    e) Tribunal de Contas da União é instituição brasileira prevista na Constituição Federal para exercer a fiscalização contábil, financeira,orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e administração indireta, quanto à legalidade, à legitimidade e à economicidade e a fiscalização da aplicação das subvenções e da renúncia de receitas


  • letra c) O Poder Judiciário não pode agir de ofício. ERRADA

  • GAB. "B".

    . Ação civil pública

    a) conceito e fundamento legal

    A ação civil pública é o meio de controle administrativo que visa à proteção dos interesses difusos e coletivos e, em alguns casos, de interesses individuais homogêneos, como, por exemplo, o direito do consumidor. E uma ação de rito especial.

    A ação civil pública é prevista no art. 129, III, da CF e disciplinada basicamente pela Lei na 7.347/85. Entretanto, com o passar do tempo, foram incluídas várias referências em outras leis, tais como o Código de Defesa do Consumidor - Lei nº 8.078/90; Lei n2 8.437/92; Lei n2 7.853; e o Estatuto da Cidade - Lei n2 10.257/01.

    b) legitimidade ativa e passiva 

    Possuem legitimidade ativa para o ajuizamento tanto da ação civil pública como das ações cautelares à ela conexas: o Ministério Público; a Defensoria Pública; a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios; a autarquia, a empresa pública, a fundação ou a sociedade cie economia mista e a associação que, concomitantemente:  a) esteja constituída há pelo menos 1 ano nos termos da lei civil e b) inclua, entre suas finalidades institucionais, a proteção ao meio ambiente, ao consumidor, à ordem econômica, à livre concorrência ou ao patrimônio artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico. 

    A legitimidade passiva se estende a todos os responsáveis pelos atos que originaram a ação, podendo ser pessoas físicas, jurídicas, de direito público ou privado. Enfim, todos aqueles que de algum modo concorreram para o ato que gerou a ação.

    c) responsabilidade do réu e sentença 

    A sentença pode ter natureza pecuniária, mandamental, constitutiva ou desconstitutiva. Assim, o art. 32 da Lei nª 7.347/85 estabelece que a ação civil pública poderá ter por objeto a condenação em dinheiro ou o cumprimento de obrigação de fazer ou não fazer, o que demonstra uma responsabilização pecuniária e, para as obrigações, uma sentença mandamental. No que tange à constituição ou desconstituição de direito, o fundamento está em leis específicas, como o Código do Consumidor (art. 51, § 4º) e a Lei Orgânica do Ministério Público (art. 25), que permitem, por-meio de ação civil pública, a anulação de ato, o que, consequentemente, pode criar ou extinguir direitos.

    No tocante à sentença, essa é, em regra, erga omnes, salvo quando o conjunto probatório for insuficiente para tanto.

    FONTE: Fernanda Marinela.

  • Controle finalístico OU tutela administrativa OU supervisão ministerial OU vinculação = exercido pela Administração Direta sobre a Administração Indireta. Não há hierarquia, eis que se tratam de PJs autônomas, mas apenas controle acerca do cumprimento da finalidade para a qual a entidade foi criada. Aplicável, portanto, no caso de descentralização.

     

    Controle hierárquico = exercido pelo ente federativo da Administração Direta sobre seus órgãos, dentro de uma mesma PJ, portanto. Há hierarquia interna e pode ou não haver subordinação. Cabível, portanto, no caso de desconcentração.