- O Código de Ética de 86 apresentou muitas conquistas políticas.
*Deu nova direção política ao Serviço Social (NEGOU a base filosófica do Serviço Social tradicional que era conservadora).
*Acabou com a idéia de "ética da neutralidade".
*Trouxe a criticidade, a recusa ao conservadorismo
*Afirmou um novo perfil técnico: profissionais competentes teórico, técnica e politicamente.
*Afirmou o comprometimento com os interesses históricos da classe trabalhadora (obs: mas sabemos que estamos tbm à serviço da burguesia).
Logo, demonstrava-se que ocorria naquele momento a construção de um projeto profissional vinculado a um projeto social democrático!
- Já o Código de Ética de 90, conforme mostra seu texto introdutório, ele em nada nega o Código de 86, porém demonstra que este era insuficiente. Por isso, traz avanços:
* Criase novos valores éticos, numa definição mais abrangente, de compromisso com usuários, com base na liberdade, democracia, cidadania,justiça, igualdade social.
* Democracia é tomada como valor ético-políticocentral!
* Normatizaram com maior precisão o exercício profissional e como elas se configuram nas relações entre assistentes sociais, organizações/instituições e população.
* A ÉTICA é tida aqui como o suporte ontológico do ser social; como pressuposto teórico-político que remete para o enfrentamento das contradições.
* Visão crítica permanece (como foi dito: não se nega o Código de 86. apenas avançam nesses pontos demonstrados).
Tudo isso está descrito na introdução do nosso Código de Ética de 90.
No plano da reflexão e da normatização ética, o Código de Ética Profissional de 1986 foi uma expressão das conquistas e ganhos, através de dois procedimentos:
1 - negação da base filosófica tradicional, nitidamente conservadora, que norteava a “ética da neutralidade”;
2 - afirmação de um novo perfil do/a técnico/a, não mais um/a agente subalterno/a e apenas executivo/a, mas um/a profissional competente teórica, técnica e politicamente.
Código de Ética - Introdução - página 19 e 20
http://www.cfess.org.br/arquivos/CEP2011_CFESS.pdf