-
a)O correio eletrônico tem estrutura flexível, por isso admite-se que seja redigido em linguagem coloquial. Errada. Um dos atrativos de comunicação por correio
eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir forma rígida para
sua estrutura. Entretanto, deve-se
evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial (v. 1.2 A Linguagem dos Atos e Comunicações
Oficiais).
b) O memorando é uma forma de comunicação interna e externa de determinado órgão, demandando procedimentos burocráticos complexos, como os despachos feitos em documentos apartados. Errada. O memorando
é a modalidade de comunicação entre unidades
administrativas de um mesmo órgão, que podem
estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se,
portanto, de uma forma de
comunicação eminentemente interna.
Sua característica principal é a agilidade. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade
de procedimentos burocráticos. Para evitar desnecessário aumento do número de
comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e,
no caso de falta de espaço, em folha de continuação.
c) O uso do telegrama nos órgãos da administração pública deve reservar-se a situações em que tenha sido decretado estado de emergência. Errada. Por tratar-se de forma de comunicação
dispendiosa aos cofres públicos e tecnologicamente superada, deve restringir-se o uso do
telegrama apenas àquelas situações que não seja possível o uso de correio eletrônico ou fax e que
a urgência justifique sua utilização e, também em razão de seu custo elevado, esta forma de
comunicação deve pautar-se pela concisão (v. 1.4. Concisão e Clareza).
-
GABARITO: D
a) O correio eletrônico ("e-mail"), por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos. Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir forma rígida para sua estrutura. Entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial
b) O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.
c) Com o fito de uniformizar a terminologia e simplificar os procedimentos burocráticos, passa a receber o título de telegrama toda comunicação oficial expedida por meio de telegrafia, telex, etc. Por tratar-se de forma de comunicação dispendiosa aos cofres públicos e tecnologicamente superada, deve restringir-se o uso do telegrama apenas àquelas situações que não seja possível o uso de correio eletrônico ou fax e que a urgência justifique sua utilização e, também em razão de seu custo elevado, esta forma de comunicação deve pautar-se pela concisão (v. 1.4. Concisão e Clareza).
d) As mensagens mais usuais do Poder Executivo ao Congresso Nacional têm as seguintes finalidades: 1) encaminhamento de projeto de lei ordinária, complementar ou financeira. 2) encaminhamento de medida provisória. 3) indicação de autoridades. 4) pedido de autorização para o Presidente ou o Vice-Presidente da República se ausentarem do País por mais de 15 dias. 5) encaminhamento de atos de concessão e renovação de concessão de emissoras de rádio e TV. 6) encaminhamento das contas referentes ao exercício anterior. 7) mensagem de abertura da sessão legislativa. 8) comunicação de sanção (com restituição de autógrafos). 9) comunicação de veto.
e) Formalmente, a exposição de motivos tem a apresentação do padrão ofício (v. 3.O Padrão Ofício). O anexo que acompanha a exposição de motivos que proponha alguma medida ou apresente projeto de ato normativo, segue o modelo descrito adiante.
-
"
Mensagem
É o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos, notadamente as mensagens enviadas pelo Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo..."
-
A questão apresenta alternativas sobre as comunicações oficiais, tendo apenas uma correta.
O correio eletrônico tem a estrutura flexível, porém respeita as características da redação oficial, entre elas, o uso do padrão culto da língua. O memorando, segundo a Redação Oficial, "é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna. Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes,etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público."
O telegrama é usado na "utilização e, também em razão de seu custo elevado, esta forma de comunicação deve pautar-se pela concisão". Sua finalidade é "de uniformizar a terminologia e simplificar os procedimentos burocráticos, passa a receber o títulode telegrama toda comunicação oficial expedida por meio de telegrafia, telex, etc." E a exposição de motivos obedece ao "padrão ofício". Desta forma, as alternativas A, B, C e E estão incorretas.
A alternativa correta é a letra D.
-
Na alternativa "A" não seria NESTE período? Alguém sabe informar?
-
GABARITO: D
a) O correio eletrônico ("e-mail"), por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de comunicação para transmissão de documentos. Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não interessa definir forma rígida para sua estrutura. Entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial b) O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.
c) Com o fito de uniformizar a terminologia e simplificar os procedimentos burocráticos, passa a receber o título de telegrama toda comunicação oficial expedida por meio de telegrafia, telex, etc. Por tratar-se de forma de comunicação dispendiosa aos cofres públicos e tecnologicamente superada, deve restringir-se o uso do telegrama apenas àquelas situações que não seja possível o uso de correio eletrônico ou fax e que a urgência justifique sua utilização e, também em razão de seu custo elevado, esta forma de comunicação deve pautar-se pela concisão (v. 1.4. Concisão e Clareza).
d) As mensagens mais usuais do Poder Executivo ao Congresso Nacional têm as seguintes finalidades: 1) encaminhamento de projeto de lei ordinária, complementar ou financeira. 2) encaminhamento de medida provisória. 3) indicação de autoridades. 4) pedido de autorização para o Presidente ou o Vice-Presidente da República se ausentarem do País por mais de 15 dias. 5) encaminhamento de atos de concessão e renovação de concessão de emissoras de rádio e TV. 6) encaminhamento das contas referentes ao exercício anterior. 7) mensagem de abertura da sessão legislativa. 8) comunicação de sanção (com restituição de autógrafos). 9) comunicação de veto.e) Formalmente, a exposição de motivos tem a apresentação do padrão ofício (v. 3.O Padrão Ofício). O anexo que acompanha a exposição de motivos que proponha alguma medida ou apresente projeto de ato normativo, segue o modelo descrito adiante.
-
Mensagem .:
entre os chefes dos poderes públicos com a finalidade de encaminhar lei ordinária e medida provisória
- indicar autoridade ( curriculo vitae)
ATENÇAO: NÃO TRAZ INDENTIFICAÇÃO DO SIGNATÁRIO
logo, resposta D
foco,forçae fé inss 2016
-
A Mensagem é o instrumento de comunicação entre os Chefes dos Poderes Públicos. Geralmente são usadas pelo Chefe do Poder Executivo para informar o Chefe do Poder Legislativo sobre:
- Um fato da Administração Pública;
- Expor o plano de governo;
- Submeter ao Congresso nacional matérias que dependem de liberação de suas Casas;
- Apresentar veto, dentre outros.
A Mensagem segue a seguinte estrutura:
- Tipo de expediente e seu número, no início da margem esquerda;
- Vocativo (pronome de tratamento);
- Texto (2 cm após o vocativo);
- Local e data, alinhado à margem direita e 2 cm após o término do texto.
A Mensagem não traz a identificação do signatário.
-
a) ERRADO - Apesar do correio eletrônico possuir uma estrutura flexível, devemos usar sempre o padrão culto em documentos ofíciais.
b) ERRADO - O Memorado possui procedimentos burocraticos simples e seus despachos devem ser feitos no próprio documento ou em folha de continuação.
c) ERRADO - Forma muito dispendiosa, usado apenas quando não é possível outra forma.
d) CERTO
e) ERRADO - A exposição de motivos tem a estrutura do padrão ofício
-
gabarito D
As mensagens mais usuais do Poder Executivo ao Congresso Nacional têm as seguintes finalidades:
a) encaminhamento de projeto de lei ordinária, lei complementar ou financeira.
b) encaminhamento de medida provisória.
c) indicação de autoridades.
d) pedido de autorização para o Presidente ou Vice da Republica se ausentarem do país por mais de 15 dias.
e) encaminhamento de atos de concessão e renovação de concessão de emissoras de rádio e TV.
f) encaminhamento das contas referentes ao exercício anterior.
g) mensagem de abertura da sessão legislativa.
h) comunicação de sanção (com restituição de autógrafos)
i) comunicação de veto.
j) outras mensagens ..
-
PARA RESPONDER A ''A':
Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: ANTAQ Prova: Conhecimentos Básicos - Todos os cargos
Acerca do formato das correspondências oficiais, de sua função e da linguagem empregada nessas comunicações, julgue o item a seguir, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República.
O correio eletrônico é uma forma de comunicação caracterizada pela flexibilidade, ou seja, é um texto ao qual não está associada uma estrutura formal rígida. Essa flexibilidade, no entanto, não se estende à linguagem, que deve ser compatível com a comunicação oficial. CERTO !
'PARA RESPONDER A ''B': memorando é interno.
-
Sobre a C;
O uso do telegrama nos órgãos da administração pública deve reservar-se a situações em que tenha sido decretado estado de emergência.
Seundo o MROPR o FAX é usado para casos de emergência, não o telegrama
-
UMA DICA:
MENSAGEM: instrumento entre os chefes dos poderes
EXPOSIÇÃO DE MOTIVO: informa, propoe, submete projeto ao presidente da republica ou vice.
GABARITO ''D''
-
Em 13/04/2017, às 11:49:04, você respondeu a opção D.Certa!
Em 27/03/2017, às 19:00:36, você respondeu a opção E.Errada!
Em 28/04/2016, às 17:37:13, você respondeu a opção C.Errada!
Alaaa o mundo dando voltas de novo. kkk
-
Por eliminação chegamos à alternativa "D". Lembra do MNEMÔNICO A.M.O a Exposição? Então, é isso aí.
-
MRPR - Mensagem: É o instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos, notadamente as mensagens enviadas pelo Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo para informar sobre fato da Administração Pública; expor o plano de governo por ocasião da abertura de sessão legislativa; submeter ao Congresso Nacional matérias que dependem de deliberação de suas Casas; apresentar veto; enfim, fazer e agradecer comunicações de tudo quanto seja de interesse dos poderes públicos e da Nação.
...
As mensagens mais usuais do Poder Executivo ao Congresso Nacional têm as seguintes finalidades:
...
a) encaminhamento de projeto de lei ordinária, complementar ou financeira.
b) encaminhamento de MEDIDA PROVISÓRIA.
c) indicação de autoridades.
d) pedido de autorização para o Presidente ou o Vice-Presidente da República se ausentarem do País por mais de 15 dias.
e) encaminhamento de atos de concessão e renovação de concessão de emissoras de rádio e TV.
f) encaminhamento das contas referentes ao exercício anterior.
g) mensagem de abertura da sessão legislativa.
h) comunicação de sanção (com restituição de autógrafos).
i) comunicação de veto.
j) outras mensagens.
-
Questão mal formulada!!!!
-
Letra D.
a) Errado. Possui estrutura flexível, mas não linguagem.
Questão comentada pelo Profª. Tereza Cavalcanti.
d) Certo. Para a indicação de autoridades ou o encaminhamento de medida provisória, o expediente utilizado deve ser a mensagem.
Questão comentada pelo Prof. Wagner Sousa
-
A questão apresenta alternativas sobre as comunicações oficiais, tendo apenas uma correta.
O correio eletrônico tem a estrutura flexível, porém respeita as características da redação oficial, entre elas, o uso do padrão culto da língua. O memorando, segundo a Redação Oficial, "é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna. Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes,etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público."
O telegrama é usado na "utilização e, também em razão de seu custo elevado, esta forma de comunicação deve pautar-se pela concisão". Sua finalidade é "de uniformizar a terminologia e simplificar os procedimentos burocráticos, passa a receber o títulode telegrama toda comunicação oficial expedida por meio de telegrafia, telex, etc." E a exposição de motivos obedece ao "padrão ofício". Desta forma, as alternativas A, B, C e E estão incorretas.
-
a) Um dos atrativos de comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Entretanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.
b) Memorando: forma de comunicação eminentemente interna.
c) Por tratar-se de forma de comunicação cara e ultrapassada, deve restringir-se o uso do telegrama apenas àquelas situações que não seja possível o uso de correio eletrônico ou fax e que a urgência justifique sua utilização e, também em razão de seu custo elevado, esta forma de comunicação deve pautar-se pela concisão.
e) A exposição de motivos tem a apresentação do padrão ofício.