SóProvas


ID
1150765
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Com relação à preservação e ao restauro do patrimônio arquitetônico e urbanístico, julgue os itens de 81 a 84.

As cartas patrimoniais representam as leis e as posturas que direcionaram o restauro a partir do século XX. Particularmente, a Carta de Atenas de 1931 procurou adequar tais leis e posturas às culturas latino-americanas, valorizando também o acervo sociológico e o folclore nacional dessas alturas.

Alternativas
Comentários
  •  

     O 4º CIAM em Atenas foi em 1933. Também errado: "adequar tais leis e posturas às culturas latino-americanas, valorizando também o acervo sociológico e o folclore nacional dessas alturas."



  • A principal diferença entre as duas Cartas de Atenas acredito ser os objetivos específicos que cada documento trás. A Carta de 1931 foi criada por profissionais da restauração com o intuito de estabelecer uma orientação. Já a Carta de 1933 trata-se das resoluções de um congresso reunido para debater e impulsionar os novos rumos para a cidade moderna.

  • As cartas patrimoniais são documentos frutos de encontros nacionais e internacionais para o desenvolvimento de princípios que direcionam o restauro a partir do século XX.

    Carta de Atenas: Produzida em 1930, reflete preocupação internacional com diretrizes comuns relativas à conservação patrimonial mundial.

    Carta de Veneza: Produzida em 1964, na situação do pós-guerra europeu, ratifica e desenvolve conceitos da carta anterior.

    Normas de Quito: Documento produzido na Conferência de Quito em 1967, procura adequar os princípios da Carta de Veneza às culturas latino-americanas, valorizando também o acervo sociológico e o folclore nacional.