SóProvas


ID
1166080
Banca
FCC
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

[Do espírito das leis]         

  

             Falta muito para que o mundo inteligente seja tão bem governado quanto o mundo físico, pois ainda que o mundo inteligente possua também leis que por sua natureza são invariáveis, não as segue constantemente como o mundo físico segue as suas. A razão disso reside no fato de estarem os seres particulares inteligentes limitados por sua natureza e, consequentemente, sujeitos a erro; e, por outro lado, é próprio de sua natureza agirem por si mesmos. (...)
          O homem, como ser físico, tal como os outros corpos da natureza, é governado por leis invariáveis. Como ser inteligente, viola incessantemente as leis que Deus estabeleceu e modifica as que ele próprio estabeleceu. Tal ser poderia, a todo instante, esquecer seu criador - Deus, pelas leis da religião, chamou-o a si; um tal ser poderia, a todo instante, esquecer-se de si mesmo - os filósofos advertiram-no pelas leis da moral

(Montesquieu - Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1973, p. 33 e 34) 



A razão invocada por Montesquieu para afirmar que Falta muito para que o mundo inteligente seja tão bem governado quanto o mundo físico deve-se ao fato de que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B


    Encontramos a resposta desta questão neste trecho:


    O homem, como ser físico, tal como os outros corpos da natureza, é governado por leis invariáveis. Como ser inteligente, viola incessantemente as leis que Deus estabeleceu e modifica as que ele próprio estabeleceu.

  • "ainda que o mundo inteligente possua também leis que por sua natureza são invariáveis, não as segue constantemente como o mundo físico segue as suas. A razão disso reside no fato de estarem os seres particulares inteligentes limitados por sua natureza"

  • Falta muito para que o mundo inteligente seja tão bem governado quanto o mundo físico, por quê?

    .

    .
    Obs: mundo inteligente (do homem) - mundo físico (de Deus).
    .
    .

    .
    .

    A razão disso reside no fato de estarem os seres particulares inteligentes limitados por sua natureza (o homem sofre limitação e influência de sua própria natureza humana) e, consequentemente, sujeitos a erro; e, por outro lado, é próprio de sua natureza agirem por si mesmos. (...)          O homem, como ser físico, tal como os outros corpos da natureza, é governado por leis invariáveis. Como ser inteligente, viola incessantemente as leis que Deus estabeleceu e modifica as que ele próprio estabeleceu.
    .
    .

    Ou seja, o homem sofre limitação da sua própria natureza humana. Com isso está sujeito a erros. Além disso, ele próprio modifica suas próprias leis (pré-estabelecidas)

  • a) o texto não fala sobre "previsibilidade" das leis -errada

    b) Acredito que a resposta está no segundo parágrafo, nas linhas 04 e 05 ("Como ser inteligente, viola incessantemente as leis que Deus estabeleceu e modifica as que ele próprio estabeleceu")

    c) o texto não fala sobre isso -errada

    e) o texto não diz que o mundo inteligente tem leis mais flexíveis e justas que as da natureza, o autor enfatiza, durante o texto, que o mundo físico segue as leis e o mundo inteligente não segue as leis. - errada