- ID
- 1166083
- Banca
- FCC
- Órgão
- TRT - 16ª REGIÃO (MA)
- Ano
- 2014
- Provas
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- FCC - 2014 - TRT - 16ª REGIÃO (MA) - Analista Judiciário - Biblioteconomia
- FCC - 2014 - TRT - 16ª REGIÃO (MA) - Analista Judiciário - Contabilidade
- FCC - 2014 - TRT - 16ª REGIÃO (MA) - Analista Judiciário - Engenharia
- FCC - 2014 - TRT - 16ª REGIÃO (MA) - Analista Judiciário - Estatística
- FCC - 2014 - TRT - 16ª REGIÃO (MA) - Analista Judiciário - Medicina
- FCC - 2014 - TRT - 16ª REGIÃO (MA) - Analista Judiciário - Odontologia
- FCC - 2014 - TRT - 16ª REGIÃO (MA) - Analista Judiciário - Tecnologia da Informação
- Disciplina
- Português
- Assuntos
[Do espírito das leis]
Falta muito para que o mundo inteligente seja tão bem governado quanto o mundo físico, pois ainda que o mundo inteligente possua também leis que por sua natureza são invariáveis, não as segue constantemente como o mundo físico segue as suas. A razão disso reside no fato de estarem os seres particulares inteligentes limitados por sua natureza e, consequentemente, sujeitos a erro; e, por outro lado, é próprio de sua natureza agirem por si mesmos. (...)
O homem, como ser físico, tal como os outros corpos da natureza, é governado por leis invariáveis. Como ser inteligente, viola incessantemente as leis que Deus estabeleceu e modifica as que ele próprio estabeleceu. Tal ser poderia, a todo instante, esquecer seu criador - Deus, pelas leis da religião, chamou-o a si; um tal ser poderia, a todo instante, esquecer-se de si mesmo - os filósofos advertiram-no pelas leis da moral.
(Montesquieu - Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1973, p. 33 e 34)
Considere as seguintes afirmações:
I. No primeiro parágrafo, afirma-se que é da natureza humana buscar agir em estrita conformidade com as leis divinas, materializadas no mundo físico.
II. No primeiro parágrafo, depreende-se que Montesquieu considera que as leis que governam o mundo físico são exemplos de uma eficiência que os homens deveriam perseguir no governo do mundo inteligente.
III. No segundo parágrafo, a religião e a filosofia surgem, cada uma em sua esfera, como possíveis corretivos para as negligências e os desvios da conduta humana.
Em relação ao texto, está correto o que se afirma em