SóProvas


ID
1166089
Banca
FCC
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

[Do espírito das leis]         

  

             Falta muito para que o mundo inteligente seja tão bem governado quanto o mundo físico, pois ainda que o mundo inteligente possua também leis que por sua natureza são invariáveis, não as segue constantemente como o mundo físico segue as suas. A razão disso reside no fato de estarem os seres particulares inteligentes limitados por sua natureza e, consequentemente, sujeitos a erro; e, por outro lado, é próprio de sua natureza agirem por si mesmos. (...)
          O homem, como ser físico, tal como os outros corpos da natureza, é governado por leis invariáveis. Como ser inteligente, viola incessantemente as leis que Deus estabeleceu e modifica as que ele próprio estabeleceu. Tal ser poderia, a todo instante, esquecer seu criador - Deus, pelas leis da religião, chamou-o a si; um tal ser poderia, a todo instante, esquecer-se de si mesmo - os filósofos advertiram-no pelas leis da moral

(Montesquieu - Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1973, p. 33 e 34) 



O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se no plural para preencher corretamente a lacuna da seguinte frase:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E.

    O sujeito do verbo atuar é "os conceitos fundamentais de mundo físico e mundo inteligente". Por isso, o verbo flexiona na terceira pessoa do plural do Presente do Indicativo.

  • GABARITO: E


    A) Ganha proeminência, (...), a de que Deus....

    B) A legislação dos homens não se atém...

    C) Não compete aos homens governar....

    D) Deve caber aos filósofos alertar...

    E) Os conceitos atuam...(GABARITO)

  • a) Ganha proeminência, entre as convicções de Montesquieu, a (convicção) de que Deus nunca se afasta em definitivo de suas criaturas, ainda quando estas o esqueçam. (errada)

    Aqui, o pronome a (apresentado no singular) retoma a ideia de convicção antes apresentada no plural "convicções de Montesquieu", portanto o verbo ganhar deverá ficar no singular para concordar com o núcleo ("ocultado") do sujeito convicção. 

    b) Às leis imutáveis do mundo físico não se atém a legislação dos homens, caracterizada muitas vezes pela inconstância e pela dificuldade de cumprimento. (errada)

    Para ficar mais fácil de compreender essa frase, basta colocá-la na ordem sujeito - verbo - complemento. Observe:

    A legislação dos homens não se atém às leis imutáveis do mundo físico...

    Portanto, aqui o verbo ater deverá ficar no singular para concordar com o núcleo do sujeito legislação.

    c) Dado que não compete aos homens governar o mundo natural, deveriam eles buscar governar a si mesmos do modo mais justo e mais eficiente possível. (errada)

    d) Montesquieu lembra que deve caber aos filósofos alertar os homens para não se esquecerem das leis morais que devem ser cumpridas. (errada)

    e) Atuam claramente nesse texto, onde tão bem se representa o pensamento de Montesquieu, os conceitos fundamentais de mundo físico e mundo inteligente. (correta)

    Novamente, para ficar mais fácil de compreender essa frase, basta colocá-la na ordem sujeito - verbo - adjunto adverbial. Observe:

    Os conceitos fundamentais de mundo físico e mundo inteligente atuam claramente nesse texto...

    Portanto, o verbo atuar deverá ficar no plural para concordar com o núcleo do sujeito conceitos.

  • Somente acrescentando, na letra b, a expressão "Às leis imutáveis do mundo físico não se..." não poderia ser confundida com o sujeito, pois não há sujeito preposicionado. 

    b) Às leis imutáveis do mundo físico não se ...... (ater) a legislação dos homens, caracterizada muitas vezes pela inconstância e pela dificuldade de cumprimento.

  • Alguém tem alguma dica para resolver esse tipo de questão? Porque eu sempre tenho dificuldade na hora de resolvê-las. =(

  • c)Dado que não ...... (competir) aos homens governar o mundo natural, deveriam eles buscar governar a si mesmos do modo mais justo e mais eficiente possível. Aqui eu entendi que o sujeito é oracional. Façamos a pergunta ao verbo: o que não compete aos homens? Governar o mundo atual. Lembrando que "aos homens" não pode ser sujeito pois está preposicionado.
    d)Montesquieu lembra que ...... (dever) caber aos filósofos alertar os homens para não se esquecerem das leis morais que devem ser cumpridas. Novamente eu enxerguei aqui sujeito oracional, uma vez que "aos filósofos" não podem ser sujeitos pois possuem preposição, fiz a pergunta: ao deve caber e encontrei como sujeito "alertar os homens". Portanto, verbo no singular.

    PS: copiei este comentário de outra questão igual
  • Ariela Vale basta você procurar o verbo e fazer a pergunta " o que" antes ou depois do verbo  exemplo:  o que atua claramente ?  resposta: os conceitos (sujeito) Atuam (verbo pl) 

  • reescrevendo de outra forma fica assim: " Os conceitos fundamentais de mundo físico e mundo inteligente ATUAM claramente nesse texto, onde tão bem se representa o pensamento de Montesquieu. 

  • Obrigada pela ajuda Bruno oliver!! ;)

  • Uma forma simples de resolver essas questões da FCCé rescreve-las de forma correta/normal,assim fica mais fácil de perceber o núcleo do sujeito.Pele menos é assim que consigo responde-las com facilidade.

  • a) a expressão entre as semanticamente indica que apenas uma, ou seja, apenas uma das convicções ganha proeminência  
    b) ater concorda com a legislação - não concorda com quem tiver preposição à leis
    c) competir concorda com mundo natural - não concorda com quem tiver preposição aos homens
    d) a impessoalidade do verbo principal caber transfere-se para o auxiliar dever
    e) certa



  • CUIDADO NAS QUESTÕES DE CONCORDÂNCIA !!!

     

    ***A GRANDE MAIORIA DAS QUESTÕES ESTÁ NA ORDEM INVERSA , JUSTAMENTE PARA NOS CONFUNDIR !***

  • FCC não tem mais o que inventar...

    Verbo - termo intercalado por vírgulas (geralmente grande) - sujeito

    A estratégia de sempre é colocar o verbo no singular e sujeito plural.