SóProvas


ID
117199
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os fragmentos contidos nos itens seguintes, na ordem em que são apresentados, constituem reescrituras sucessivas de parágrafos de notícia assinada por Julita Lemgruber e publicada no Jornal do Brasil (Internet: <http://www.cesec.ucam.edu.br/artigos.asp>. Acesso em ago./2004). Julgue-os quanto ao emprego do sinal
indicativo de crase, à regência, à concordância e à grafia.

Na tarde do dia 29 de abril último, no teatro do SESC Tijuca, adolescentes infratores e sob a responsabilidade do Departamento Geral de Ações Socioeducativas, órgão subordinado à Secretaria da Infância e da Juventude do Estado do Rio de Janeiro, encenaram, orientados por um grupo de profissionais de uma organização não-governamental, passagens de suas vidas, a partir de situações e textos criados por eles mesmos.

Alternativas
Comentários
  • pessoal marquei errado p causa desse naogovernamental escrito junto...pensei q era separadoooo, afffff
  • O "nãogovernamental" foi erro de digitação do site.
    O certo é não-governamental.
  • CERTO!subordinado à(a+a) Secretaria = Verbo Transitivo Indireto, precisa-se de pronome.a partir = não se usa crase diante de verbos
  • Em nossa língua, podíamos usar o advérbio não com hífen para formar substantivos compostos, como não-agressão, não-governamental. Agora, com a Nova Ortografia, este hífen também caiu por terra. Vamos ver alguns exemplos:Não agressãoNão conformistaNão cumprimentoNão ficçãoNão fumanteNão governamental <<<<------------------------Não salariadoNão viciadoNão violência
  •  29/04 é meu aniversário! uhuuul.. kkkkkkk

    "à Secretaria da Infância..." há crase, está subordinada "a" o órgão.... mais a presença do artigo feminino... "a+a= à Secretaria..."

     

     

  • Olá, pessoal!

    Alguém poderia me explicar o porquê da vírgula antes de "a partir de situações(...)"? 

    Obrigada.

  • Questão certa

    Minha gente quem procura acha...

    Em nenhum momento esse trecho me incomodou "Na tarde do dia 29 de abril último", tá deslocado e pronto, cespe adora isso.

    outro ponto são essas virgulas "orientados por um grupo de profissionais de uma organização não-governamental, passagens de suas vidas, a partir de situações e textos criados por eles mesmos." esse trechinho que se retirado não agride o resto do texto mais que dentro do texto cria uma explicaçãozinha que nós faz entender melhor .

    E quem está subordinado, está subordinado a

  • COMENTÁRIO: O item está certo.


    Na tarde do dia 29 de abril último --- > Poderia ser assim ou “Na tarde do último dia 29 de abril”, no teatro do SESC Tijuca, adolescentes infratores e sob a responsabilidade do Departamento Geral de Ações Socioeducativas, órgão subordinado à Secretaria da Infância e da Juventude do Estado do Rio de Janeiro, --- > Estavam sob a responsabilidade e não “sobre”. Isso porque estão protegidos por, acolhidos por.encenaram, orientados por um grupo de profissionais de uma organização não- governamental, passagens de suas vidas, a partir de situações e textos criados por eles mesmos.


    Pontuação perfeita:

     

    Na tarde do dia 29 de abril último, no teatro do SESC Tijuca, adolescentes infratores e sob a responsabilidade do Departamento Geral de Ações Socioeducativas, órgão subordinado à Secretaria da Infância e da Juventude do Estado do Rio de Janeiro, encenaram, orientados por um grupo de profissionais de uma organização não- governamental, passagens de suas vidas, a partir de situações e textos criados por eles mesmos.


    Adolescentes infratores e sob a responsabilidade do Departamento Geral de Ações Socioeducativas encenaram passagens de suas vidas, a partir de  situações e textos criados por eles mesmos.


    Veja que os trechos que indicam meros esclarecimentos como datas, locais e explicações podem ser excluídos sem prejudicar a correção da frase. Por isso, se encontram isolados por vírgulas. São dispensáveis gramaticalmente.


  • NÃO ESTA FALTANDO UMA VÍRGULA NESSE TRECHO,  e também não tem um "E" a mais?

     

    " adolescentes infratores  ( , ) e sob a responsabilidade do Departamento Geral de Ações Socioeducativas,

  • Eu fiquei em dúvida no trecho "e sob...". achei estranho, porque o E não era necessário ou, caso fosse colocado, como foi, deveria (poderia, na verdade) ter sido colocado entre virgulas, para ficar mais claro e preciso.

  • Hoje, pelo novo acordo, "não-governamental" estaria grafado de maneira errada.

    Não e Quase são palavras que não são mais separadas por hífen 

  • CUIDADO 

    QUESTÃO DESATUALIZADA

    Pela nova regra ortografica, não se usa mais o hifen após "NÃO " e " QUASE.

    O correto seria " não governamental "

  • Sugeri a retirada da questão. Está desatualizada.

     

  • Ainda bem que vim nos comentários, valeu, Colegas!!