SóProvas


ID
117208
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os fragmentos contidos nos itens seguintes, na ordem em que são apresentados, constituem reescrituras sucessivas de parágrafos de notícia assinada por Julita Lemgruber e publicada no Jornal do Brasil (Internet: <http://www.cesec.ucam.edu.br/artigos.asp>. Acesso em ago./2004). Julgue-os quanto ao emprego do sinal
indicativo de crase, à regência, à concordância e à grafia.

Este trabalho que obriga a reflexão, provoca questionamento: ajuda a alguns meninos e meninas a
concluírem que na vida do crime eles e elas mais perdem que ganham, acaba de ser suspenso. Foi determinado ao grupo de profissionais que vinha trabalhando com os jovens, que, em futuras encenações, estaria proibido o assunto de polícia, de tráfico de drogas, de violência, das lamentáveis condições que são submetidos os adolescentes-infratores privados da liberdade, enfim, de seu trágico cotidiano.

Alternativas
Comentários
  • O verbo ajudar é transitivo direto e hão exige preposição, logo a frase contém erro de regência verbal.
  • Resposta: ERRADO.O verbo ajudar nesse texto é VTDI. Entretanto, há emprego duplo da preposição "a", o que torna a questão errada.Ex: Eu ajudei você a pensar com mais critério.você -> Objeto diretoa pensar com mais critério -> objeto indireto.No período:"Ajuda(a)alguns meninos e meninas (a) concluírem que na vida do crime eles e elas mais perdem que ganham" a primeira preposição destacada deve ser retirada.
  • Regência do verbo AJUDAR-Verbo Transitivo Direto (objeto direto de pessoa):Ajudar alguém:Sempre ajuda os amigos. Gosta de ajudar quem está em dificuldades. -Verbo Transitivo Direto e Indireto: Ajudar alguém a ... :Ajudou-o a fazer o trabalho. Ajudaram a empresa a progredir. Ajudar alguém em ...:Ajudou o escritor nas pesquisas. -Verbo Pronominal:Ajudar-se:Ajudou-se dos colegas para conquistar cargos
  • Também errada a concordância verbal em: "estaria proibido o assunto de polícia, de tráfico de drogas..."Correto seria: "ESTARIAM PROIBIDOS..."
  • A CONCORDÂNCIA DO VERBO MENCIONADA PELO COLEGA ABAIXO ESTA CORRETA CONFORME O APRESENTADO NA ALTERNATIVA, POIS A REGRA GERAL, QUANDO O SUJEITO COMPOSTOS ESTA POSPOSTO, É O VERBO CONCORDAR COM O MAIS PRÓXIMO; PODENDO, ENTRETANTO, IR PARA O PLURAL EM CASOS DE NÚCLEOS SINÔNIMOS.Regra geral da concordância verbalO verbo concorda com o sujeito em número e pessoa.Exemplos:O técnico escalou o time.Os técnicos escalaram os times. Casos especiais da concordância verbalSujeito compostoa) anteposto: verbo no plural.b) posposto: verbo concorda com o mais próximo ou fica no plural.
  • Temos um erro logo no início do trecho, o q permite marcar como ERRADA e partir para a próxima questão.

    O erro é a falta do sinal de crase em "Este trabalho que obriga a reflexão,..."

    OBRIGA A (preposição) + A (artigo) REFLEXÃO = À

    Quem obriga, obriga a alguma coisa e a reflexão pede artigo feminino singular, portanto o encontro de A+A=À

     

  •  Sei que a questão não é diretamente sobre pontuação... Mas não está faltando ( ou sobrando ) uma vírgula?

     - " Este trabalhoque obriga a reflexão, provoca questionamento ..."

    Se alguém pensar diferente por favor me da uma luz!

     

    Abraços! 

  • LETÍCIA,

    concordo com você....quando vi a falta dessa crase nem perdi tem para o resto da questão....

    Sei que muitos colegas aqui são concurseiros de carteirinha, mas, se entre nós há aqueles que começaram agora essa "vida", aqui vai um conselho: Nao percam o precioso tempo analisando todo um texto como este; encontrando um erro "de cara" como neste caso, nem se preocupem em ler o resto da alternativa, marquem e já passem para a próxima....isso é ainda mais importante nos casos, que já é regra, ter ainda de se fazer uma prova dissertativa logo depois.

     

    Que o sucesso seja alcançado por todos aqueles que o procuram!!!

  • Discordo de alguns comentários afirmando que a falta do emprego do acento grave em a reflexão seja o suficiente para determinar o erro da questão. Nesse caso,  os dados apresentados no texto são insuficientes para determinar se a reflexão é específica ou genérica.

  • Realmente, eu pensei que não precisasse de acento. Mais após pesquisar confirmei que realmente precisa ser à reflexão.

  • Esta errado pela falta de crase em "obriga a reflexão"

    Em relação ao trecho "ajuda a alguns meninos e meninas" simplesmente não tem crase porque entra em um caso proibido: Não se usa crase antes de masculino no geral.
  • ETA QUESTÃO BOA, TEM COMENTARIOS PARA TODO MUNDO.
    VEJAM O MEU:
    O VERBO "VIR" ESTAR NO SINGULAR LOGO ESTÁ ERRADO.
    Foi determinado ao grupo de profissionais que vinha trabalhando com os jovens....

    Foi determinado ao grupo de profissionais que vinham trabalhando com os jovens..
  • “Obriga a reflexão – Obrigar a alguma coisa”. Como reflexão não tem artigo, o trecho está CORRETO.
    “Este trabalho que obriga a reflexão, provoca questionamento: ajuda a alguns meninos e meninas a concluírem que na vida do crime eles e elas mais perdem que ganham, acaba de ser suspenso”. ERRADO. O deslocamento para o final do período do trecho “acaba de ser suspenso” – que complementa trabalho – compromete o entendimento.
    “grupo de profissionais que vinha trabalhando” – CORRETO– vinha concorda com grupo. Poderia concordar com profissionais também.
    “das lamentáveis condições que são submetidos” – ERRADO – faltou a regência de submeter. Submeter “a” alguma coisa.
    abs
  • Alguém poderia ajudar esse pobre infeliz que nada sabe de português comentando todos os erros da questão.

    Eu acho que o verbo obrigar libera a prep. A , sendo assim obrigatório o uso de crase em a reflexao.
  • Mais um...
    Este trabalho que obriga a reflexão, provoca questionamento: (...)

    Erro de pontuação!

    1. Se o sujeito for "Este trabalho que obriga a reflexão", não deve haver a virgula, pois não separa o sujeito do verbo.

    2. Se o sujeito for "Este trabalho", terá que ser colocado uma virgula depois de trabalho, intercalando a oração adjetiva explicativa: "que obriga a reflexão".

    De qualquer forma está errado.

    Ps: Acredito que as concordância estão corretas em todo o texto.

  • FALA PESSOAL,

    Eu achei um erro, mas alguém confirma ai se ta certo,

    Na terceira linha está escrito : '' que são submetidos os adolescentes ''

    Ao meu ver, não seria submetidos aos   adolescentes ?

    valeu gente!
  • Complementando o comentário do Germano Pessoa, na minha opinião, o sujeito é o pronome relativo "que", retomando "Este trabalho"; a frase está, portanto, correta, pois separa elementos de mesma função sintática, os predicados "obriga à reflexão" e "provoca questionamento". Há também a elipse do sujeito, mais um motivo para o uso da vírgula.

    "Este trabalho que obriga a reflexão, provoca questionamento"

    "Este trabalho obriga a reflexão, (Este trabalho) provoca questionamento"

    Bons estudos!

  • Considero que o erro está na pontuação. Os : (dois pontos) empregados, na verdade deveria ser vírgula, pois da forma disposta retira totalmente a concordância da informação do trabalho e a informação final: "acaba de ser suspenso".

  • No trecho:


    "(...)ajuda a alguns meninos e meninas a concluírem que na vida(...)"


    O verbo ajudar está com dois complementos indiretos.


    O correto seria retirar a primeira preposição, tornando-o um verbo transitivo direto e indireto.



  • ERRADO

    "Este trabalho que obriga a reflexão, provoca questionamento:"...

    Parei de ler aqui.

    Há dois erros logo no início: um de crase (que obriga à reflexão) e outro de pontuação (não se separa sujeito do verbo). 

    Início correto: "Este trabalho que obriga à reflexão provoca questionamento:" (Este trabalho que obriga à reflexão é sujeito oracional)

    Outro erro: no trecho "das lamentáveis condições que são submetidos os adolescente... " faltou a preposição. O certo seria "das lamentáveis condições a que (às quais) são submetidos os  adolescentes..."

    Marquei ERRADO e parti pra próxima. Na prova, não temos tempo a perder.

    Vamukivamu!!!


  • COMENTÁRIO: O item está ERRADO. De um jeito ou de outro. Por mais que se reescreva e tente achar todos os erros.


    Proposta de correção:


    Este trabalhoque obriga à reflexão, provoca questionamento: ajuda alguns meninos e meninas a concluir quena vida do crimeeles e elas mais perdem do que ganham X (vírgula não pode separar sujeito do verbo)acaba de ser suspenso. Foi determinado ao grupo de profissionais que vinha trabalhando com os jovens, que, em futuras encenações, estaria proibido o assunto de polícia, de tráfico de drogas, de violência, das lamentáveis condições que são submetidos os adolescentes- infratores privados da liberdade, enfim, de seu trágico cotidiano.

  • "mais perdem (do) que ganham"  - facultativo.

    Faltou paralelismo sintático:

    " ...assunto de polícia, de tráfico de drogas, de violência, das lamentáveis condições..."
  • TEXTO TOTALMENTE CONFUSO

  • obriga à reflexão

  • Este trabalho que obriga a reflexão, provoca questionamento: ajuda a alguns meninos e meninas a concluírem que na vida do crime eles e elas mais perdem que ganham, acaba de ser suspenso. Foi determinado ao grupo de profissionais que vinha[m] trabalhando com os jovens, que, em futuras encenações, estaria proibido o assunto de polícia, de tráfico de drogas, de violência, das lamentáveis condições que são submetidos os adolescentes-infratores privados da liberdade, enfim, de seu trágico cotidiano.

  • Rafael S.

    Acredito que a palavra "vinha" está no singular por estar relacionado "ao grupo"

    Ao grupo de profissionais que vinha.
    Ao grupo que vinha .

    Portanto, nesse caso, por no plural ou não, pode ser facultativo. Já que pode concordar tanto com a palavra "grupo" como a palara "profissionais".

  • Pessoal, se alguém discordar me manda msg inbox por favor, mas:

    1) acredito que o erro esteja na vírgula entre sujeito e predicado.

    2) não acredito que vai crase após o obriga.

    ex: Fulano obrigou Ciclano a confessar. Trata-se de VTDI. 

     

  • Este trabalho, que obriga a reflexão, provoca questionamento: ajuda a alguns meninos e meninas a concluírem que na vida do crime, eles e elas mais perdem que ganham, acaba de ser suspenso. Foi determinado ao grupo de profissionais que vinha trabalhando com os jovens, que, em futuras encenações, estaria proibido o assunto de polícia, de tráfico de drogas, de violência, das lamentáveis condições que são submetidos os adolescentes-infratores privados da liberdade, enfim, de seu trágico cotidiano.

  • Esse a é simples artigo ( obriga o quê?).  O erro é adolescente-infrator com hífen. Nem sempre o que parece ser é.

    Por gentileza se errei, me corrijam. Grata.

    Gostaria de deixar também um lembrete: Não marquem no calor de achar que viu o erro de primeira.  Leia o comando da questão com calma.

     

  • Houve uma redução na expressão : "mais perdem que ganham" que deveria ser : "mais perdem do que ganham"

  • Acredito que o erro está no pronome relativo "Que" no começo da oração: (este trabalho o qual obriga reflexão,provoca questionamento) o que provoca questionamento? O trabalho o qual obriga reflexão.

  • ERRO: Ausência da preposição do 'SUBMETER'.

    ... de tráfico de drogas, de violência, das lamentáveis condições A que são submetidos os adolescentes-infratores ..

    GAB E

  •  meninos e meninas a concluírem que na vida do crime eles e elas mais perdem que ganham...

    GABARITO: ERRADO

    Bastava colocar ELES .

  • Trabalhos que obrigam a reflexão. Não haveria crase?

  • Tantos erros e eu marquei como E so por que achei o "das lamentáveis..." quebra de paralelismo.

  • Além de faltar coerência e coesão, no início do período já está estampado um erro crasso: separação de sujeito e verbo. Errada.

  • Tinha tanto erro nessa parada que quem marcou certo precisa rever algumas aulas. Risus

  • Qual o comando da questão mesmo ?

  • adolescentes infratores separado com hífen?

  • O texto é cheio de erros. Além dos já citados, há também uma preposição indevida em "ajuda a alguns meninos e meninas..."

    Quem ajuda, ajuda alguém, ou seja, é VTD.

  • Acertei na pura cagada , entendi nem o texto -.-

  • Vamos entrar com recursos contra essa questão.

  • Tá, mas é pra fazer oq msm? kkkkkkkk