-
Disjunção
1.Ação ou resultado de disjungir, separar, desunir.
Veja mais em: http://aulete.uol.com.br/disjun%C3%A7%C3%A3o
-
O tronco, o tronco, o tronco, o tronco... Não seria "retomada dos termos integrantes da oração"? A disjunção entre o todo e a parte, no meu entendimento, existe, mas o que faz a coesão é a retomada.
-
vixe, a primeira questão já tem erro aí eu desanimo
-
O jeito é solicitar uma explicação "plausivelmente técnica" de um professor. Não concordo com o gabarito.
-
-
qts de não tão fácil entendimento
-
Como disse o colega:
Disjunção
1.Ação ou resultado de disjungir, separar, desunir.
- O cara para em frente a tal da amoreira gigante, e começa a viajar. Olhando a amoreira, o próprio autor emite sua opinião, comparando as partes da árvore com o homem. E a viagem continua quando o cara vê uma mancha verde em um pedaço do tronco, e quando a luz bate na mancha, o clímax, o autor compara aquilo com a vida. O cara tava muito fumado, mas a ideia é esta: o autor foi olhando para a árvore e dividindo, separando suas partes, e fazendo a comparação com o mundo ao seu redor.
OBS: fui pesquisar o que é Mayombe - "Tal é o Mayombe: os gigantes só o são em parte, ao nível do tronco, o resto confunde-se na massa"
Mayombe é uma região geográfica da África ocidental ocupada por montanhas que se estendem desde o Rio Congo ao sul até o rio Kouilou-Niari pelo norte.
O cara tava na África, viajando e viu uma amoreira no meia da savana.
-
Questões de interpretação são assim mesmo. Fiquei muito em dúvida entre "a" e "b". Ao meu humilde ver, a letra b se justifica porque você tem esse paralelismo de parte e todo frequentemente. Perceba: L1. "...tronco (parte)... sincretismo da mata (todo)"; L1 e 2. " a folhagem da árvore (parte) ...profusão de tons verdes(...) na mata (todo); L 2 e 3 "...gigantes (parte) ...massa (todo)" e por aí vai.
-
disjunção entre o todo e suas partes.???????????? nammm... vou pra casa tchau.
-
Coesão Seqüencial
É estabelecida por elementos que fazem o texto progredir, a partir da conexão por eles operacionalizada. Esses elementos são os conectivos, termos que estabelecem uma relação semântica a partir do sentido que expressam. Esse tipo de mecanismo de coesão se refere ao desenvolvimento textual propriamente dito, ora por procedimentos de manutenção temática, com o emprego no mesmo campo semântico, ora por meio de processos de progressão temática.
A progressão temática pode realizar-se por meio da satisfação de compromissos textuais anteriores ou por meio de novos acréscimos ao texto.
Sequenciação por conexão
Está interdependência semântica ou programática é expressa por operadores do tipo lógico,operadores discursivos e pausas.
Os operadores do tipo lógico podem estabelecer relações de :
Disjunção,Condicionalidade,Causalidade,Mediação,complementação,e restrição ou delimitação.
Já os operadores do discurso,podem ser por exemplo de : Conjunção,Disjunção,contra junção,conclusão,explicação e comparação.
-
O texto apresenta uma organização lógica.. imagine se nao tivesse!
-
Errei por não saber o significado de disjunção!