SóProvas


ID
1175818
Banca
FDC
Órgão
IF-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO - Mentira e verdade

Alguns estudiosos afirmam que a mercadoria mais importante do mundo moderno é a informação. Pensando bem, foi sempre mais ou menos assim. Quem detinha a informação era poderoso - daí que a mídia foi elevada a quarto poder, tese contra a qual sempre me manifestei, achando que a mídia é uma força, mas não o poder.

Com a chegada da internet, suas imensas e inesperadas oportunidades, o monopólio da informação pulverizou-se. Os jornais, creio eu, foram os primeiros a sentir o golpe, os livros logo em seguida, havendo até a previsão de que ele acabará na medida em que se limitar ao seu atual desenho gráfico, que vem de Gutenberg.

Acontece que, mais cedo ou mais tarde, a mídia impressa ficará dependente não dos seus quadros profissionais, de sua estrutura de captação das informações. Qualquer pessoa, a qualquer hora do dia ou da noite, acessando blogs e sites individualizados, ficará por dentro do que acontece ou acontecerá.

Na atual crise que o país atravessa, a imprensa em muitas ocasiões foi caudatária do que os blogs informavam duas, três vezes ao dia. Em termos de amplidão, eles sempre ganharão de goleada da imprensa escrita e falada.
O gigantismo da internet tem, porém, pés de barro. Se ganha no alcance, perde no poder de concentração e análise. Qualquer pessoa, medianamente informada ou sem informação alguma, pode manter uma fonte de notícias ou comentários com responsabilidade zero, credibilidade zero, coerência zero.
O mercado da informação, que formaria o poder no mundo moderno, em breve estará tão poluído, que dificilmente saberemos o que ainda não sabemos: o que é mentira e o que é verdade.

Em várias passagens do texto, o cronista emprega a conjunção OU; a alternativa em que os termos ligados por essa conjunção não mostram oposição entre si é:

Alternativas
Comentários
  • a, c, e = há alternância de ideias

    Já na letra B, há a ideia de soma... fica por dentro do que acontece e acontecerá


  • Ficará por dentro do que aconteceu e do que acontecerá. Ideia de adição e não oposição.

  • entendi da mesma forma a letra E... qqr hora do dia E da noite ... ideia de soma.. nao de oposição

  • pessoal, segui a ideia de antônimo de cada uma delas e deu certo, sem pensar em conjunção de oposição. Vejam:

    mais/ menos

    cedo/ tarde

    dia/ noite

     

  • “Pensando bem, foi sempre mais ou menos assim”. (mais ou menos)

    “...ficará por dentro do que acontece ou acontecerá”. (acontece ou acontecerá) - NÃO É OPOSIÇÃO

    “Acontece que, mais cedo ou mais tarde, a mídia impressa ficará dependente...”. (cedo ou tarde)

    “Qualquer pessoa, a qualquer hora do dia ou da noite, acessando blogs e sites individualizados...” (dia ou noite)

  • QUESTÃO SEM GABARITO

    A banca errou. A B também tem oposição e isso pode ser provado. Eis a leitura correta do trecho completo, presando-se pelo conceito de oração elíptica:

    Qualquer pessoa, a qualquer hora do dia ou da noite, acessando blogs e sites individualizados, ficará por dentro do que acontece ou [ficará por dentro do que] acontecerá.

    Além disso, se o autor quisesse mesmo um valor de adição, como alguns dizem aqui, ele teria usado uma conjunção aditiva. O que ele escreveu implica uma oposição sim.